Wifi 6

O que é Wi-Fi 6: entenda como ele funciona e as principais diferenças dessa tecnologia

Powered by Rock Convert

Empresas que estão sempre buscando vantagem competitiva têm que ser mais ágeis e rápidas, bem como menos sobrecarregadas pela limitação da tecnologia. Assim, vão conseguir avançar e ter um excelente desempenho no ambiente corporativo. Por isso é tão importante contar com as inovações que o Wi-Fi 6 pode trazer para o empreendimento.

Hoje em dia, as características mais relevantes e indispensáveis para as empresas são a alta taxa de transferência, a alta velocidade e a grande disponibilidade final. E é isso que a tecnologia Wi-Fi 6 pode proporcionar.

Quer saber por que ela consegue entregar tudo isso e quais são as diferenças entre essa tecnologia e outras gerações de Wi-Fi? Continue a leitura para entender melhor! Vamos lá?

Qual é a proposta do Wi-Fi 6?

Bom, estamos falando sobre a 6ª geração de internet sem fio. Esse padrão inovador foi lançado pela Wi-Fi Alliance e traz grandes avanços quando comparado com o Wi-Fi anterior, o 5.

A função principal é preservada, ou seja, a de permitir a conexão de internet com vários dispositivos sem fio, mas o 6 oferece maior velocidade e mais eficácia. Com as alterações de nomenclatura nas gerações de Wi-Fi, o 802.11ax passou a ser o Wi-Fi 6. 

Esse novo padrão pode ser implantado com total facilidade pelas empresas e pelos consumidores. As principais características da tecnologia Wi-Fi 6 vêm com a proposta de entregar menor latência, maior taxa de transferência e maior capacidade do que as gerações anteriores, além, é claro, de confiabilidade, segurança e recursos aprimorados de gerenciamento de tráfego.

O que muda com o novo Wi-Fi?

A tecnologia Wi-Fi 6 promete ser bem mais ágil e eficiente do que o Wi-Fi 5, a rede atual. A diferença principal se encontra na taxa máxima de dados. No Wi-Fi 5 é de 3,5 Gbps. Agora, no Wi-Fi 6, pode chegar a quase 10 Gbps, portanto, é praticamente 40% mais rápida do que no Wi-Fi 5. Sem contar que a nova tecnologia funciona nas frequências de 2,4GHz e 5GHz.

Essa geração de Wi-Fi vai ter como base o sucesso que teve o 802.11ac. Dessa forma, possibilitará que os access points consigam suportar mais clientes em ambientes densos, garantindo, assim, uma experiência bem melhor nas redes LAN sem fio padrão.

O Wi-Fi 6 também vai garantir um desempenho bem mais previsível para as aplicações que são mais avançadas, como aplicativos de colaboração de alta definição e de alta densidade e vídeo 4K ou vídeo 8K, por exemplo. Essa geração vai modernizar o Wi-Fi ao passo que as conexões sem fio forem se expandindo. Em resumo, as principais características dessa nova tecnologia são:

  • mais velocidade;
  • melhor cobertura;
  • menos interferência;
  • maior eficácia;
  • melhor conexão;
  • maior segurança.

Com inúmeras inovações, o Wi-Fi 6 tem o objetivo de aumentar a eficiência e a confiabilidade geral das novas redes wireless, amenizando os efeitos colaterais que são vistos nas tecnologias anteriores.

Quais são os benefícios proporcionados pelo Wi-Fi 6?

Veja, abaixo, quais são os principais benefícios que o novo Wi-Fi pode proporcionar!

Rapidez

Uma das principais vantagens dessa tecnologia é a velocidade que ela é capaz de entregar. O esperado é que as velocidades da internet que tenham esse padrão aumentem em torno de 40% quando comparadas com a versão anterior.

Tal taxa de transmissão de dados é atingida a partir de um eficiente sistema de codificação de dados, no qual se compactam mais blocos de dados nas mesmas ondas de rádio.

Consumo de energia reduzido

O menor consumo de energia representa uma vida útil bem maior da bateria. Há um novo recurso que será utilizado nessa tecnologia, conhecido como Target Wake Time (TWT), pelo qual os aparelhos poderão agendar períodos de comunicação e permanecer em standby, tendo, assim, um consumo baixo nesse momento de espera.

Então, em resumo, funciona assim: enquanto o dispositivo está esperando sinais do ponto de acesso, ele vai ficar no modo de hibernação. A vida útil da bateria vai ser conservada ao máximo nos aparelhos.

Segurança

Um requisito que passou a ser obrigatório para certificar os rotadores com suporte Wi-Fi 6 é o protocolo WPA3. Além, é claro, do suporte para recursos específicos, como beamforming, OFDMA, Target Wake Time e 1024-QAM.

Lembrando que o WPA é um protocolo capaz de garantir a segurança de tudo o que é feito na internet. O WPA3 é uma evolução desse protocolo. Com a introdução dessa criptografia WPA3 de 192 bits para a troca de dados, vai ser bem difícil rastrear ou hackear esses roteadores.

Videoconferências sem travar

Mobilidade e globalização não são mais novidades no mercado, não é mesmo? No entanto, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, ficou ainda mais evidente que inúmeras videoconferências são recheadas de perguntas, como “Você está conseguindo me ver?” e “Sua internet está falhando?”. Falhas e atrasos são algumas das pautas de muitas reuniões hoje em dia.

A boa notícia é que, com o Wi-Fi 6, isso não vai acontecer, uma vez que essa nova geração fornecerá as velocidades de potência e de conectividade necessárias para permitir a realização de videoconferências contínuas e sem interrupções em resoluções 4K.

Possibilidade de suportar mais clientes

O Wi-Fi 6 vai aumentar a eficiência e possibilitar que os access points consigam suportar mais clientes em ambientes de densidade bem alta. Assim, vai proporcionar uma experiência bem melhor na rede wireless como um todo. Essa nova tecnologia fornece suporte para aplicações que demandam maior largura de banda, além de oferecer suporte à IoT (Internet das Coisas).

Melhor desempenho da conexão

Além de garantir maior velocidade, essa nova tecnologia acaba contribuindo para um desempenho bem melhor da conexão em ambientes com vários pontos de acesso. Dessa forma, o Wi-Fi 6 consegue solucionar o grande problema de interferência de rede.

Por fim, confira as principais iniciativas corporativas dessa tecnologia inovadora para gerar mudanças:

  • oferecer um atendimento de qualidade ao público;
  • possibilitar a modernização e a transformação digital da empresa;
  • promover o desenvolvimento de produtos e a inovação nos negócios;
  • disponibilizar uma força de trabalho totalmente remota;
  • estabelecer uma postura bastante sólida de governança.

A necessidade de expansão da rede nas empresas é um imperativo nos dias atuais. E a tecnologia do Wi-Fi 6 chega para atender a demanda cada vez mais crescente das corporações por uma rede wireless de qualidade incomparável, junto com as novas aplicações que precisam de mais velocidade, como aplicações hospedadas na nuvem, aplicativos de streaming de áudio e vídeo e videoconferências, por exemplo.

Dentro do setor corporativo, que exige redes robustas e alta disponibilidade em ambientes totalmente wireless, usar o Wi-Fi 6 é fundamental. Assim, será possível viabilizar redes com menor latência e alta densidade de usuários para usar nas aplicações modernas que demandam maior largura de banda. Ou seja, investir nessa tecnologia inovadora é preparar a infraestrutura de rede wireless do negócio para o futuro.

E aí, gostou de saber mais sobre o funcionamento do Wi-Fi 6? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? É só assinar a nossa newsletter para receber novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.