Inteligência competitiva

Como adquirir inteligência competitiva na empresa? Entenda aqui

Powered by Rock Convert

Inteligência competitiva é uma estratégia utilizada pelas empresas para estudar o mercado concorrente. O processo passa pela organização das principais informações disponíveis sobre ele, identificando o comportamento de clientes e da área de atuação como um todo.

Hoje, é essencial contar com um bom planejamento para entender a reação do mercado nos mais distintos contextos, além de avaliar os resultados gerados. Assim, surge a oportunidade de o seu negócio analisar as rotinas que condizem com a realidade da companhia e que podem ser adaptadas para o dia a dia da empresa.

Nesse sentido, elaboramos o material a seguir com a intenção de que você compreenda o papel da inteligência competitiva para o negócio: basta conferir as dicas listadas. Continue a leitura e aprenda!

Qual é a importância da inteligência competitiva para a empresa?

Na sequência, selecionamos alguns dos principais tópicos que comprovam as vantagens da inteligência competitiva para o setor corporativo. Leia!

Minimiza surpresas vindas de concorrentes

Em um mercado cada vez mais disputado, com marcas à procura das ações que melhor impactam seus clientes, existe a necessidade de estar preparado para muitas transformações.

Caso contrário, uma inovação vinda da principal empresa que compete com o seu negócio entre o mesmo público pode trazer os riscos de resultados abaixo do esperado, minando toda a estratégia preestabelecida no início do ciclo (seja anual, semestral ou trimestral).

Identifica oportunidades e ameaças

E isso acontece justamente porque a inteligência competitiva contribui para identificar oportunidades e ameaças no mercado.

Nesse sentido, as estratégias são pensadas para amenizar as fraquezas do time e potencializar as forças, de modo que todas as rotinas fiquem centradas nos fatores mais importantes que podem ou não afetar o negócio.

Gera conhecimento relevante para o planejamento

Falamos, ao longo do material, a respeito de planejamento. Porém, de nada adianta elaborá-lo sem uma pesquisa prévia e um amplo conhecimento de mercado.

A inteligência competitiva permite que a gestão conte com informações relevantes para essa formulação, contribuindo para as lideranças identificarem os próprios erros e acertos, além das principais apostas da concorrência.

Revisa e alinha a estratégia

Por fim, a prática do conceito contribui para que a organização faça uma revisão e um alinhamento da estratégia de forma contínua.

Consequentemente, as chances de alcançar os resultados buscados aumentam de modo considerável.

Como adquirir inteligência competitiva?

Agora que você já sabe a importância da inteligência competitiva para o negócio, chegou o momento de entender como é possível adquiri-la. Confira!

Identifique seus principais concorrentes

Como a inteligência competitiva visa aprender com os concorrentes, estudar as suas estratégias e formular ações que se adequem à realidade, o primeiro passo é identificar quais são as empresas que mais ameaçam a organização.

Além disso, é interessante definir também quem são seus concorrentes indiretos. Tratam-se daqueles que não vendem a mesma linha de produtos e/ou serviços, mas que de alguma forma atingem seu público-alvo por meio de uma estratégia de substituição daquilo que você comercializa.

Nesse cenário, surgem novas oportunidades de adquirir importantes insights para o seu planejamento.

Tome decisões baseadas em dados

Tomar decisões amparadas por dados deve ser uma das prioridades de qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação. Assim, há um ganho de produtividade por parte da equipe, além de uma análise rápida e produtiva de diferentes relatórios.

Há a possibilidade, ainda, de identificar os erros em seu negócio que impedem o crescimento mais efetivo, o que contribui para ajustar pontos fracos e potencializar pontos fortes — conforme vimos, essencial para a metodologia da marca.

Antes de analisar as informações, porém, é preciso organizar os dados. No caso da inteligência competitiva, eles têm relação principalmente com seus concorrentes. Especifique o conteúdo mais importante para a estratégia e categorize-o, buscando uma maior otimização do trabalho de todo o time.

A partir daí, basta analisar as informações e compará-las à realidade de seu negócio. Monitore de forma contínua, uma vez que o mercado está se movimentando o tempo todo — exigindo de sua empresa muito foco e estudo.

Utilize a automação de processos a seu favor

Seja qual for a estratégia adotada pela empresa, é importante investir na automação de processos. Afinal de contas, por meio dela, o trabalho de todo o time ganha qualidade, além de possibilitar a análise de relatórios em tempo real para obter valiosos insights para a organização.

Aqui, você tem a oportunidade de buscar ferramentas tanto para a coleta dos dados essenciais para a sua estratégia quanto para entender as atividades cotidianas de seu negócio. Entre elas, o gerenciamento de demandas e a produtividade de profissionais podem ser avaliados.

Aproveite todas as informações disponíveis

Um erro comum ao falar sobre inteligência competitiva está ligado ao fato de as pessoas desconsiderarem algumas das informações por não as considerarem importantes.

Lembre-se sempre: todos os dados coletados têm utilidade para o empreendimento. O diferencial consiste em saber como aproveitá-los para focar no que de fato é prioridade para a sua marca.

Comunique os resultados

A gestão transparente deve ser sempre priorizada. Ela contribui para criar um sentimento de pertencimento aos profissionais, de modo que eles se sintam mais motivados e engajados com os desafios propostos e as funções pré-definidas.

Por essa razão, selecione as principais informações que precisam ser repassadas e todos os tópicos relevantes ao time. Conforme vimos, as ações se baseiam em erros, acertos e na avaliação dos concorrentes. Ou seja, quando o time entende os pontos estudados, ganha a oportunidade de agir de forma proativa, criando um diferencial competitivo.

Ao longo do conteúdo, você entendeu o que é o conceito de inteligência competitiva e quais são as vantagens de investir nessa estratégia, além de conferir dicas de como aplicá-la em seu negócio.

Conforme abordamos, a automação de processos deve figurar na lista de prioridades da empresa em diferentes etapas do processo. Portanto, contar com a tecnologia como aliada possibilita ganhos de produtividade, além de maior efetividade para alcançar os resultados de maneira exitosa.

Gostou do material e quer conferir outros conteúdos repletos de novidades? Então aproveite a visita ao blog e curta nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.