gestão em tempo real

O que é a gestão em tempo real?

Powered by Rock Convert

O mercado está cada vez mais acelerado com a convergência tecnológica. As decisões precisam ser rápidas e eficientes, minimizando os riscos de problemas para o seu negócio. Uma crise, por exemplo, pode gerar prejuízos inestimáveis, bem como problemas de imagem. Por isso, é importante que você encontre mecanismos para conseguir ter os dados essenciais em suas mãos e garantir ações mais bem embasadas.

A gestão em tempo real, assim, pode ser uma das aliadas mais importantes para superar os desafios destes novos tempos em seu negócio. Dominar esse conceito pode ser o diferencial entre ser mais um e superar os seus concorrentes no mercado.

Para isso, vamos mostrar o que é esse conceito, suas vantagens e a importância de soluções para esse fim. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que é a gestão em tempo real?

A gestão em tempo real diz respeito ao uso de soluções e sistemas de gestão empresarial que possibilitam observar a situação atual do negócio, por meio da coleta e análise de dados recém-extraídos. Essas informações são utilizadas para análises precisas e gerar vantagens competitivas para a sua empresa.

Quais são as principais vantagens de uma gestão em tempo real?

A gestão em tempo real é altamente vantajosa para as organizações, de forma que é fundamental que os gestores estejam atentos à sua importância. Vamos mostrar os principais pontos a seguir.

Otimização das atividades

A gestão em tempo real permite, também, uma série de automações de atividades técnicas em sua empresa. Se antes algumas tarefas eram realizadas de forma manual e, consequentemente, demoravam um tempo muito maior, agora é possível automatizar suas realizações e, assim, garantir que elas ocorram de forma mais ágil e com menor índice de erros.

Por exemplo, se antes era necessário que um analista observasse os dados de uma planilha e gerasse o relatório, passa a ser viável realizar esse processo de forma automatizada. O sistema já entrega os dados devidamente organizados e, em alguns casos, produz os gráficos com as informações e o relatório prontos. Tudo se torna muito mais prático.

Redução de erros

Muitas vezes, por um simples deslize ou um erro de mensuração, a empresa gera um prejuízo considerável. Por exemplo, uma crise de imagem em potencial pode surgir, e o responsável na área de marketing não identificar a tempo de solucionar a questão antes que alcance uma proporção indesejada.

A gestão em tempo real, assim, pode disparar alertas para situações atípicas, permitindo que se atue rapidamente para contorná-las. É o caso, por exemplo, da Internet das Coisas, a qual permite que sensores apontem quedas de produtividade em equipamentos. Assim, ao chegar a um determinado nível, o responsável deverá tomar as ações para realização das manutenções necessárias.

Agilidade de comunicação interna

Cada vez mais as empresas trabalham com integração de informações. Por isso, torna-se essencial a troca sinergética de informações entre os setores, bem como manter uma comunicação aberta e eficiente internamente. Por meio da gestão em tempo real, essa realidade se torna muito mais palpável. Isso porque, para a realização dessa gestão, é essencial utilizar sistemas de integração de dados, que tornem o fluxo facilitado, claro e eficiente.

Análise de dados eficazes

Outro ponto importante é que a gestão em tempo real possibilita uma análise de dados eficaz. Afinal, para isso, é necessário ter ferramentas que gerem essas verificações de forma segura. Por conta disso, as soluções aplicadas precisam coletar, armazenar, tratar e analisar as informações da organização.

Com isso, os gestores terão maior certeza de que terão dados atualizados em suas mãos e poderão atuar sempre com uma maior precisão sobre a realidade do momento no negócio. Isso porque, no modelo tradicional, eles estão sempre olhando para dados passados (do mês/semestre/ano). Na gestão em tempo real, foca-se na situação daquele momento, o que auxilia em uma maior eficácia.

Equipes mais capacitadas

Se há um maior número de dados atualizados, as equipes terão maiores subsídios para suas ações no dia a dia. Isso permite uma maior produtividade e segurança nas ações, bem como insights importantes que podem auxiliar, até mesmo, a trazer novos modos e inovações no ambiente organizacional.

Estratégias proativas em vez de reativas

Outra vantagem é poder agir de forma proativa, evitando que se gere danos consideráveis para o seu negócio. Por exemplo, é possível observar que há uma queda acentuada de contratações em seu negócio e traçar estratégias para resolução da questão.

Se você está avaliando os dados mensalmente, provavelmente só identificará quando a crise estiver instalada e, portanto, agirá de forma reativa, quando a sua empresa já tiver sofrido alguns prejuízos consideráveis.

Qual é a importância de contar com soluções para gestão em tempo real?

A tecnologia tem um papel fundamental para a adesão da gestão em tempo real. Afinal, ela só é plausível se você puder ter dados processados em tempo real para que possam ser analisados e utilizados pelos gestores em suas atividades.

Os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, conseguem cumprir esse papel com primazia, garantindo que as informações de todos os setores estejam facilmente acessíveis para os líderes da organização. Com isso, é viável ter dados precisos em tempo real.

Apesar de serem a principal solução utilizada, não são a única. Há soluções de gestão em tempo real, ciência de dados, machine learning, entre outras, que, quando atuam em conjunto com sistemas de ERP e de forma sinergética, geram uma maior eficiência nesse tipo de ação.

Para implementar a gestão em tempo real, além de sistemas ERP, você deve pensar em pontos como:

  • investir em um atendimento de qualidade;
  • treinar seus colaboradores;
  • escolher parceiros importantes para isso;
  • adotar uma lógica de ciência de dados em seu negócio;
  • implementar uma cultura de inovação;
  • aplicar também com foco em melhorar a experiência do consumidor;
  • ter profissionais especializados em monitoramento de dados;
  • aplicar princípios da gestão da informação.

A gestão em tempo real é relevante para que as empresas consigam lidar com oportunidades e imprevistos de forma eficiente, permitindo alavancar resultados e, consequentemente, destacar-se no mercado. Esperamos que este conteúdo auxilie você na implementação dessa estratégia.

Acompanhe outras dicas imperdíveis para o seu negócio em nosso Facebook, Instagram e Linkedin!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.