convergência tecnológica

Convergência tecnológica: o que é e como pode ajudar sua empresa?

A transformação digital já é uma realidade, e aquelas empresas que não buscarem se adaptar a esse novo contexto podem ser deixadas para trás, uma vez que outras organizações se tornam cada vez mais competitivas. Nesse sentido, adotar a TD exige um planejamento seguro, uma convergência tecnológica.

Esse termo, mesmo que muito utilizado no mercado, ainda é um incógnita para muitos gestores. Afinal, nos últimos tempos, a tecnologia tem avançado de modo tão rápido que se tornou muito difícil acompanhar todas as mudanças.

Neste post, vamos falar um pouco mais acerca da transformação digital e convergência tecnológica, o conceito por trás desses termos, benefícios e como aplicá-los. Acompanhe!

A transformação digital

Não há como negar, a tecnologia tomou um papel fundamental dentro das organizações hoje e é impossível imaginar a realização de determinadas tarefas sem a sua aplicação. A esse processo chamamos de transformação digital.

Podemos conceituar o termo da seguinte forma: o processo pelo qual as organizações substituem determinadas tarefas, antes realizadas de forma manual ou com total controle humano, por tecnologias que automatizam processos e melhoram o seu desempenho.

Mesmo que, à primeira vista, a TD possa parecer a solução para todos os seus problemas, a verdade é que a transformação digital é um imenso desafio, pois é preciso buscar tecnologias que não apenas agreguem valor à empresa, mas que também possam ser integradas para haver comunicação e troca de informações.

O erro mais comum dos gestores ao buscar a transformação digital dentro de suas organizações é acreditar que basta adquirir determinada tecnologia e tudo se resolverá de forma quase que mágica, o que não é verdade.

A falta de planejamento pode levar a um cenário ainda pior, pois não se alcançou um melhor desempenho e recursos foram alocados. A solução para evitar o desperdício de investimentos é a convergência tecnológica.

A convergência tecnológica

Esse termo está bem em alta nos últimos tempos, e isso se deve à necessidade de investir em TD com uma conscientização maior, evitando a perda de recursos. Esse termo é utilizado para definir o uso de uma estrutura de tecnologia única para os mais diferentes serviços.

Ou seja, uma solução unificada para lidar com diversas plataformas como dados, vídeos, voz e outros tipos de arquivos e informações que circulem no ambiente da empresa e na infraestrutura de tecnologia.

Mas, você deve estar se perguntando — se a convergência é tão importante, por que não se preocuparam com ela desde as primeiras implantações de tecnologia nas organizações?

Esse novo contexto só foi possível por conta do desenvolvimento de novas soluções, as chamadas tecnologias de base. Ou seja, plataformas que suportem a união de diferentes serviços e compartilhem a mesma infraestrutura.

Um dos exemplos mais claros de convergência tecnológica está ao alcance de todos nos dias de hoje, o smartphone. Ele apresenta, dentro de uma mesma infraestrutura, vários dispositivos diferentes como agenda eletrônica, câmera fotográfica, despertador, navegador de internet, GPS, televisor, filmadora entre outros.

Além disso, além de suas capacidades nativas, temos aplicativos que utilizam sua infraestrutura para criar possibilidades de utilização, sem a necessidade de adquirir outro hardware. Isso é convergência tecnológica.

Dentro do contexto da gestão e das grandes empresas, essa possibilidade se transforma em soluções que permitam às companhias a reunião, em uma plataforma única, de todos os seus serviços de comunicação, geração de dados e processamento, proporcionando informações fundamentais para as tomadas de decisão.

Os benefícios da convergência tecnológica

A reunião de todos os serviços em uma única ferramenta pode ser altamente benéfico para uma empresa. Reunimos algumas das principais vantagens da aplicação da convergência tecnológica.

Economia de tempo

A reunião de dados se dá de forma automática, uma vez que todos os serviços de comunicação estão ligadas a apenas uma plataforma, facilitando a coleta e interpretação das informações. Isso gera muito mais produtividade e facilita os processos do dia a dia.

Maior precisão

Um dos maiores problemas ao utilizar-se diversas ferramentas diferentes na comunicação sem nenhuma integração é ter uma visão macro acerca do que está acontecendo. Com a convergência, temos todos os dados integrados em uma ferramenta única, permitindo analisar resultados e ter muito mais precisão nas decisões.

Redução dos custos

Manter uma série de plataformas diferentes pode sair muito caro, uma vez que precisamos de vários profissionais para a manutenção de cada uma delas. A optar pela convergência tecnológica, existe apenas uma solução com infraestrutura única, muito mais simples em termo de implantação e manutenção, reduzindo custos.

Maior produtividade

A comunicação está no centro das atividades colaborativas de qualquer organização, e a falta dela pode prejudicar diretamente os negócios. Ao investir na convergência tecnológica de suas ferramentas, existe maior possibilidade de troca de informações, aumentando a produtividade geral da empresa.

As tecnologias no centro da convergência tecnológica

Por fim, separamos algumas das tecnologias que estão no centro da busca pela convergência tecnológica, sendo que elas já são uma realidade hoje, contudo, poucas organizações utilizam todo o seu potencial.

Smartphones

Já falamos acerca dos smartphones e de tudo o que eles são capazes. Um dispositivo como esse na mão de seus colaboradores é um centro multimídia, podendo ser utilizado para comunicação de diversas formas, por exemplo, mandar e-mails, fazer videochamadas, enviar mensagens e outras possibilidades.

IoT

A Internet das Coisas vem avançando a passos largos e já temos vários exemplos de dispositivos inteligentes capazes de realizar tarefas de forma autônoma e se comunicar com sistemas e outros aparelhos para a troca de informações e alimentação de Big Datas.

Serviços de voz

O último exemplo já está bem presente em países como os Estados Unidos. Os serviços por voz auxiliam nas tarefas diárias como assistentes virtuais e estão cada vez mais inteligentes. É possível, por exemplo, ditar um e-mail e pedir que o serviço envie sem a necessidade de fazer nada mais além disso, facilitando a comunicação e contribuindo para a produtividade.

Como você viu ao longo deste texto, a convergência tecnológica é uma necessidade para se alcançar a transformação digital de forma eficiente e já existem diversas soluções e tecnologias que podem auxiliar na integração das ferramentas de comunicação. A hora é agora!

O que você achou deste post? Gostou? Que tal nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube ou LinkedIn?

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.