venda de provedor de internet

7 dicas para aumentar a venda de provedores de internet

Você já parou para pensar em como aumentar a venda de provedor de internet? Garantir o sucesso de um produto é uma das preocupações da maioria dos CEOs. No entanto, existem várias técnicas e conceitos que podem ser úteis nessa hora.

O mercado é bastante promissor. Existem muitas regiões no país que não contam com boa infraestrutura e conexões de alta velocidade. Isso é ainda mais gritante em locais de difícil acesso, por disporem de concorrência muito menor.

Não sabe por onde começar? Para ajudar, trazemos neste post alguns caminhos para aumentar as vendas, detalhando os principais focos de atenção para que conquiste os objetivos desejados. Boa leitura!

1. Tenha metas bem definidas de crescimento

A meta define o prazo, o caminho, a forma e os meios de resolver um problema. É por meio dela que sua equipe sabe onde deve chegar e qual seu desempenho aceitável. O que isso significa?

Pense da seguinte forma: existem inúmeras possibilidades de resolver um problema. Você está buscando melhorar a venda de um provedor de internet, certo? O marketing digital, a produção de conteúdos em redes sociais e a prospecção ativa são algumas ideias de como isso pode ser feito de maneira estratégica.

Ainda assim, você precisará avaliar e especificar em quais apostas investirá, quem será o responsável pelo trabalho e qual deve ser o tempo de sua execução. Os resultados serão alcançados com metas bem definidas. Além disso, é ideal que preste muita atenção aos KPIs que serão acompanhados e analise bem o potencial do seu time para elaborar a estratégia.

2. Invista no marketing digital

Se você usa smartphones ou computadores com certa frequência, certamente já pesquisou informações sobre algum produto na internet. Muitas vezes, a própria compra pode ser efetuada de forma virtual.

As coisas não são muito diferentes para o setor de provedores de internet. O marketing digital serve justamente para isso — divulgar a empresa, atrair novos clientes, desenvolver uma identidade e criar relacionamentos com o público.

Como isso é feito? Existem várias ações e estratégias interessantes que influenciam nas vendas, como produção de conteúdo em blogs, criação de páginas em redes sociais, disparo de e-mails e assim por diante.

3. Cuide dos indicadores

Se você ainda se pergunta como aumentar a venda de provedor de internet, o primeiro passo é descobrir como elas estão agora. Não só isso: promover seu monitoramento para observar altos e baixos também é muito importante e esclarecedor para as tomadas de decisão.

Todo esse cenário se torna possível com a análise das métricas. Ao documentar a estratégia, as chances de fazê-la dar certo aumentam consideravelmente. Os números ajudarão a revelar o que tem mais chances de dar certo — além de demonstrar alguns gargalos que precisem de planos de ação.

Quais são os indicadores de vendas? A resposta a esta pergunta depende das estratégias que sua empresa fará uso. Entre as primárias, é comum encontrar conversão de leads, SQLs, ticket médio, MRR (Monthly Recurring Revenue), base ativa de clientes (para poder metrificar a saúde desses) e, em alguns casos, churn em determinado período de tempo após a venda.

4. Invista na pós-venda

Após a fase da compra, existe uma etapa pouco explorada pela maioria das empresas: o pós-venda. Essa é a fase onde o cliente conta como foi sua experiência durante o processo de aquisição do seu produto.

Entre os motivos que fazem essa prática ser útil estão o feedback e a fidelização, que resultam em possibilidade de novas compras.

Você já se perguntou sobre onde estão as principais dificuldades dos seus clientes? E sobre quais são suas maiores dúvidas? Essas questões são importantes, pois dizem respeito à qualidade do serviço e do atendimento que sua empresa entrega.

O pós-venda começa quando o cliente entra em contato com o serviço de provedor de internet. Já nesse momento, acontece a fase de retenção, onde o objetivo da sua equipe é garantir que o consumidor seja bem atendido e se mantenha estimulado a manter o contrato com a empresa.

5. Tenha diferenciais competitivos

O diferencial é aquilo que torna sua empresa única. O que você é capaz de oferecer de melhor para seu público e que ele não encontrará em outro lugar? Esse detalhe ajuda a compor a identidade da sua marca e deve ser comunicado de forma objetiva e simples.

Existem vários diferenciais que podem ser explorados. A gestão de relacionamento, por exemplo, melhora o atendimento, a disponibilidade e a interação com o público, transformando-o também em um provável promotor.

Outro possível diferencial é parceria com empresas de ramo interdependente. Você já parou para pensar em como aumentar o tamanho da sua rede de cooperação? Se a resposta para essa pergunta for “sim”, você entende que a colaboração corporativa é sempre uma excelente alternativa para conquistar diferencias exclusivos.

6. Conheça o seu público-alvo

O público-alvo é um grupo de consumidores que contam com algumas características em comum. Qual é sua utilidade? Na prática, serve como uma orientação para a linguagem, as formas de abordagens e o processo de busca por clientes.

Esse perfil de cliente é determinado de várias maneiras. A mais comum é por meio de pesquisas para identificar fatores como faixa etária, profissão, problemas enfrentados e renda média.

Ainda assim, evite restringir muito o número de informações. Quanto mais dados você dispor, mais precisa será a definição do público que você realmente deseja atingir. Sem as especificidades do público-alvo, a proposta da empresa tende a se manter genérica o suficiente para atrair poucos interessados.

7. Motive seu time

A venda de provedor de interneté similar à de vários outros produtos e serviços e precisa contar com uma dose de motivação.

Provavelmente, boa parte dos problemas que seu time enfrenta não tem relação com a empresa. Ainda assim, é importantíssimo garantir um bom ambiente de trabalho e estabelecer maneiras de estimular seus colaboradores a superarem os obstáculos que enfrentam diariamente.

Uma das formas de promover isso é por meio de premiações. Digamos que sua equipe tenha uma meta específica para o mês. O funcionário que superar a meta deve obter reconhecimento e algum tipo de recompensa — estimulando os outros a fazerem o mesmo.

Ideias para tornar o ambiente mais leve e descontraído também servem. Aqui, entram as festas de final do ano, as celebrações de fechamento de ciclo e as comemorações de metas batidas e de bons resultados.

Como você viu, aumentar a venda do seu provedor de internet pode demandar um certo trabalho. Mas, se você seguir as dicas do texto, certamente conseguirá melhorar os números da sua empresa.

Não se esqueça de que um bom gestor precisa ficar atento às possíveis soluções para continuar crescendo e se mantendo no mercado. Isso engloba desde parcerias comerciais até a adoção de novas tecnologias.

Gostou de aprender sobre como vender provedores? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.