sistema de cabeamento estruturado: homem mexendo em equipamentos tecnológicos

Entenda como funciona o sistema de cabeamento estruturado

Cabeamento estruturado é um sistema composto por cabos, conectores, condutas e dispositivos que permite a conectividade à rede de telecomunicações em um edifício. Essa estrutura é fundamental para que se possa estabelecer uma conexão facilitada para o uso de telefone e Internet em seu prédio.

Entretanto, entender como é seu funcionamento, bem como o que deve ser observado no momento da sua instalação, é essencial para seu bom desempenho.

Por isso, vamos mostrar qual sua importância, como funciona esse sistema de cabeamento estruturado, quais os cuidados necessários a sua implementação e como escolher a empresa ideal para sua instalação. Boa leitura!

Qual a importância de um método padronizado para cabeamento estruturado?

Antes de compreender sua importância, é interessante também saber como deve ser feita essa estruturação.

Composta por 6 subsistemas, ela deve sempre ser feita por debaixo de pisos, canaletas e dutos sendo que, cada um deles possui as suas próprias especificações de instalação, desempenho e tipo de teste.

Todo esse trabalho deve ser orientado pela norma nacional NBR 14565, que define os padrões de cabos, conectores e meios para a implementação dessa rede, de forma a minimizar interrupções e falhas no processo.

Essa padronização do cabeamento permite a normatização da disposição da rede, seus meios e formas de transmissão. Com isso, é possível integrar os serviços de dados e voz, permitindo o direcionamento de cada um deles por caminhos diferentes, sem maiores problemas.

Quando essa instalação é feita sem a padronização adequada — de forma improvisada, os resultados podem ser catastróficos, gerando diversos problemas, especialmente no que concerne à indisponibilidade de conexão.

O sistema de cabeamento estruturado é muito utilizado em empresas onde as diversas áreas dependem de conexões constantes para a realização das suas atividades, basicamente, pela flexibilidade e segurança que oferece as conexões estabelecidas.

Além disso, como a maioria dos negócios não pode perder tempo em suas atividades, um cabeamento bem-feito permite prevenir possíveis congestionamentos que podem diminuir drasticamente a eficiência e performance da rede.

O cabeamento, em si, é uma das partes da estruturação de uma rede que exige maior atenção e, quanto mais eficientes forem as suas conexões, mais avançadas serão as suas soluções em tecnologias da informação.

Powered by Rock Convert

Mas não adianta, por exemplo, ter soluções de ponta, mas ter uma estruturação deficiente. Ter um sistema ERP na nuvem pode ser uma ótima solução para conseguir melhores resultados mas não será possível acessar a solução caso a rede tenha indisponibilidade recorrente, certo?

A rede deve ser capaz de suportar todas as demandas internas, bem como ter uma previsibilidade de congestionamento. Por isso, implementar um método padronizado que seja capaz de oferecer todo o suporte com qualidade, é indispensável para o bom funcionamento da empresa.

Em casos de reestruturação, é imprescindível que possa também ser modificada com agilidade para evitar maiores problemas no trabalho cotidiano do seu negócio.

O que deve ser observado na implementação de um sistema de cabeamento estruturado?

Os principais pontos que devem ser observados ao começar a instalação de um sistema de cabeamento estruturado são os seguintes:

  • arquitetura aberta;
  • padronização da disposição física e dos meios de transmissão;
  • enquadramento em padrões internacionais;
  • projetos e instalações sistematizados;
  • facilidade no acesso ao controle do sistema de cabeamento.

Além disso, é importante observar se as características dos seis subsistemas estão sendo respeitadas. Conheça mais sobre cada um deles a seguir:

  • cabeamento horizontal: é o conjunto de cabos responsáveis por realizar as conexões entre a sala de telecomunicações e a área de trabalho, ou seja, passando o cabeamento pelos nichos de trabalho de todos os recintos dentro do mesmo pavimento;
  • cabeamento Backbone: é o grupo de cabos que promovem a integração entre a sala de telecomunicações, as salas de equipamentos e os pontos de entrada;
  • área de trabalho: também conhecida como estação de trabalho, é o local no qual o usuário opera seus equipamentos de comunicação (notebooks, desktops, telefones, entre outros);
  • sala de telecomunicações: é a área onde os equipamentos e cabeamentos estão locados, sendo o ponto de conexão entre o backbone e o cabeamento horizontal;
  • sala de equipamentos: é o espaço em que estão armazenados os principais equipamentos ativos da rede (PABX, servidores, roteadores, entre outros);
  • entrada do edifício: é o ponto de conexão entre o cabeamento externo e os servidores disponibilizados na entrada no edifício.

Quais as vantagens de optar pelo sistema de cabeamento estruturado?

A escolha pelo cabeamento estruturado pode trazer uma série de vantagens para seu negócio, tais como:

  • redução de custos em caso de precisar realizar novas instalações;
  • facilidade para efetuar mudanças de ramais;
  • manutenção feita de forma mais ágil e segura;
  • prevenção mais assertiva acerca de panes e indisponibilidades;
  • livre total de circulação de dados internos;
  • gerenciamento de sistema facilitado;
  • transferência de dados em diversos formatos, entre outros.

Como escolher a melhor empresa para a implementação do sistema de cabeamento estruturado?

Para a instalação de um sistema de cabeamento estruturado, é primordial contar com o suporte de uma empresa especializada. Afinal, ela será a responsável por realizar toda a padronização dentro do que é necessário para conseguir os melhores resultados para o seu negócio.

Mão de obra eficiente, materiais de primeira linha, atuação dentro de todas as regulamentações e normas necessárias para uma excelente conexão só poderá ser oferecido por uma especialista no assunto, certo?

Apenas desta forma será possível dispor de uma rede de qualidade, capaz de evitar problemas com congestionamentos e tráfegos. Portanto, na hora de escolher a empresa ideal para este fim observe alguns pontos fundamentais, tais como:

  • a experiência de mercado;
  • a expertise dos profissionais para operar esse tipo de instalação, de forma segura, presentes no ambiente da empresa;
  • o portfólio da empresa;
  • as opiniões positivas vindas de outros clientes da empresa;
  • as reclamações de outros clientes sobre a organização, entre outros.

Com uma empresa séria, de confiança e responsável é possível conseguir uma instalação segura de um sistema de cabeamento estruturado, que seja capaz de manter a estabilidade, a eficiência e produtividade da sua rede de telecomunicações (telefonia, Internet, VOIP, entre outros) continuamente.

Quer mais dicas interessantes para manter as comunicações da sua empresa funcionando adequadamente? Siga nosso perfil no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin e receba nossos conteúdos diretamente em seu feed de notícias.

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.