Cabo de rede externo

Cabo de rede externo: veja 5 fatores que podem afetá-lo

Powered by Rock Convert

O cabo de rede externo é um item específico para aplicações externas. Geralmente feito com condutores de cobre maciço, reunidos dois a dois, o produto possui isolamento por revestimento e termoplástico de uma capa com proteção UV, para evitar danos oriundos de raios solares.

A maior parte das conexões de internet no Brasil acontece utilizando, ao menos em um momento, um cabo de rede externo. Porém, ainda que o equipamento seja bastante resistente, ele fica sujeito a intempéries como interferências e configurações de segurança defasadas, prejudicando a performance da rede.

Como contornar esses problemas? Confira os principais elementos capazes de afetar o seu cabo de rede externo e o que fazer para superá-los. Boa leitura!

Quais são os cinco fatores mais comuns?

Diante desse cenário, existem cinco aspectos que se destacam quando falamos de contratempos no cabo de rede externo. Veja a seguir.

1. Interferência de redes

Um dos problemas mais comuns que fazem com que redes cabeadas não se comportem como deveriam são as interferências. O fato de outras conexões próximas a sua utilizarem a mesma frequência — para emitir sinais WiFi, por exemplo — é o suficiente para que a performance delas seja prejudicada. Por isso, quanto menos equipamentos compartilhando a frequência em um mesmo espaço, melhor.

Se você têm vários dispositivos inteligentes, entre celulares, smart TVs, smartwatches e outros equipamentos da Internet das Coisas, verifique em que frequência eles operam. Confira também como outros aparelhos offline, mas que emitem sinais eletrônicos, como os microondas, foram programados pelos fabricantes.

Em geral, os canais 1, 6 e 11 são os menos utilizados e que menos causam interferência entre si. Tente ajustar os canais do seu WiFi para tornar os incômodos com a conexão doméstica coisa do passado.

2. Firmware ultrapassado

Talvez o cabo de rede não seja o principal responsável pelos problemas de conexão que você enfrenta. O uso de firmware antigo nos seus modens, roteadores e switches pode consistir no grande responsável por lentidão, queda de conexão ou instabilidade na rede.

Um firmware desatualizado não gera problemas apenas para a velocidade e estabilidade da sua conexão. Afinal, o firmware dá instruções de como o seu equipamento irá funcionar. Ao não atualizá-lo, você permite que as suas redes fiquem vulneráveis a ataques de hackers e conexões não autorizadas.

Portanto, promova o upgrade do firmware dos equipamentos periodicamente, seguindo as instruções do fabricante ou do seu provedor de internet. Essa solução tem capacidade de eliminar boa parte dos problemas de conexão sem exigir a visita de um técnico à sua residência.

3. Equipamentos ruins

Um cabo de rede externo de baixa qualidade, bem como um roteador, modem ou switch não aprovado pela Anatel, pode prejudicar a sua conexão de rede.

Por isso, certifique-se de que os equipamentos utilizados na sua instalação são aqueles recomendados pelo provedor responsável pela conexão.

4. Intempéries climáticas e roubo de cabos

Há ainda outro contratempo muito comum e que afeta a qualidade das redes: a ação da natureza. Chuvas, ventanias e demais tipos de calamidade pública podem reduzir a durabilidade do cabeamento das suas redes e, consequentemente, diminuir a vida útil do aparelho.

Nesse caso, a única alternativa é fazer a substituição do material e tentar protegê-lo das intempéries sempre que possível — com barreiras externas que minimizem o impacto climático.

No Brasil, há ainda um desafio adicional: às vezes os cabos são levados por ladrões, que fazem a revenda do cobre contido neles. A solução é a mesma que envolve cabos danificados: troca completa dos equipamentos prejudicados.

Caso constate roubo ou dano nos seus cabos de rede, entre em contato com o provedor quanto antes. Ele estará apto para disponibilizar uma saída para o problema e restabelecer a sua conexão com a internet o mais rápido possível.

5. Distância do fio

A distância entre o cabo de rede externo e os equipamentos de configuração do sistema WiFi também consiste em um potencial fator de risco ao desempenho da conexão doméstica.

Quanto mais fios de cabo são necessários para configurar um sistema, mais longe fica o sinal original da internet. Assim, o próprio cabo pode agir como uma barreira física — semelhante ao que ocorre quando há muitas paredes ou obstáculos de massa entre o sinal WiFi e o equipamento ao qual você está tentando conectar.

O seu provedor fará o possível para garantir que a instalação aconteça com a distância mais curta e menos prejudicial para o sinal de internet. Cabos de fibra óptica representam outra boa opção para quem encara incômodos com a conexão.

Eles podem ser uma alternativa mais eficiente e durável para que a sua conexão de rede não acabe prejudicada pelos problemas que mencionamos até aqui.

Cabo de rede externo ou fibra óptica?

O cabeamento estruturado, feito com cabos de rede externos, pode apresentar uma série de problemas. Por muitos anos, porém, essa foi a principal maneira de se conectar à internet.

Só com o advento da fibra óptica os cabos de rede externos começaram a ser substituídos por uma infraestrutura mais robusta. Cabos de fibra óptica dividem espaço com instalações tradicionais e entregam maior eficácia na transmissão de dados do que os cabos de rede externos.

Embora o custo de projetos desenvolvidos com fibra óptica seja maior, as melhorias em segurança, velocidade e estabilidade significam enorme valor agregado para a sua rede doméstica.

O investimento em fibra óptica pode ser o que está faltando para que a sua rede doméstica tenha a capacidade esperada. Converse com o seu provedor de internet e verifique se ele oferece este serviço, avaliando ainda quanto custa para fazer o upgrade. 

A Aloo Telecom é especialista no cabeamento com fibra óptica e atende a 14 estados no Brasil, fornecendo soluções de internet de alta qualidade aos clientes. A fibra óptica da Aloo Telecom, além de ter excelente custo-benefício, elimina todos os problemas com cabeamento de rede externo que discutimos no artigo de hoje. Bacana, não é mesmo?

Está enfrentando uma conexão instável por conta do cabo de rede externo? Aproveite a visita ao blog e confira nossas dicas para contornar o problema!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.