ISP: confira como é possível ter sucesso sendo Internet Service Provider
Com a transformação digital em ritmo acelerado e a demanda por tecnologias de telecomunicações cada vez maior, atuar como ISP (Internet Service Provider) se tornou um negócio ainda mais interessante. O mercado brasileiro continua aquecido e as oportunidades são bem diversas. Entretanto, é natural que surjam algumas dúvidas quanto à melhor forma de ter sucesso nesse setor.
Pensando nisso, nos reunimos com quem é especialista no assunto para criar este conteúdo especial sobre o tema. Neste artigo, você verá o que o diretor de Tecnologia da Aloo Telecom, Sérgio Brito, sugere para as organizações que almejam ter um bom desempenho como ISP. Confira!
O conceito de ISP e como ele funciona
Internet Service Provider, ou Provedor de Serviço de Internet, é uma organização que fornece serviços de uso, participação ou conexão à web. Pode ser uma entidade com ou sem fins lucrativos.
Apesar de ISPs serem organizações que também proveem o acesso à internet, elas atuam de forma diferente das empresas de telefonia móvel. Como explica Sérgio Brito, “são empresas que têm outorga da Anatel para prestar serviço de acesso à internet de qualquer natureza no Brasil”. Consequentemente, elas “competem muito com as grandes empresas”.
Vale destacar que os ISPs se encontram conectados entre si por intermédio de pontos de acesso à rede e a recursos de rede pública no backbone (“espinha dorsal” ou esquema de ligações) da Internet. Além do acesso à web, esse tipo de organização pode agregar outras ofertas de serviços, como:
- correio eletrônico (contas de e-mail);
- Domain Name System (DNS);
- hospedagem de sites e, até mesmo, construção de sites;
- Voz sobre IP (VoIP) etc.
Descobrindo o ISP
É possível descobrir o ISP da sua conexão facilmente. Normalmente, trata-se da sua operadora de Internet. Na dúvida, você pode acessar um serviço que faz essa identificação, como o WhatIsMyISP e o Whoer.
Os dados do ISP no Brasil
Atualmente, conforme consta em um relatório da Anatel de 2018, existem mais de 9.000 organizações desse tipo no país. Nesse sentido, O diretor de Tecnologia da Aloo Telecom destaca que os ISPs têm como principal foco a oferta de acesso à internet no âmbito residencial.
Ainda segundo os dados da Anatel, essas empresas desempenham papel fundamental na difusão do serviço em território brasileiro. Graças à sua atuação, o próprio preço da banda larga caiu vertiginosamente nos últimos anos.
Isso está relacionado à adoção de uma infraestrutura tecnológica mais avançada, como os cabeamentos estruturados e, mais ainda, com o uso da fibra óptica como principal vetor de crescimento e prestação de serviços com qualidade.
Consequentemente, cada vez mais cidades demonstram interesse no serviço, o que gera uma série de novas oportunidades para os ISPs. O que fazer, então, para conquistar seu espaço nesse mercado?
Iniciando um ISP
Alguns provedores de Internet conhecidos como ISPs regionais ou locais podem ser encontrados em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Eles operam via sistema de satélite de curto alcance ou em uma rede sem fio fixa. Podem ser criados por comunidades, cidades pequenas, pequenos empreendedores etc.
Um exemplo é o provedor regional de serviços de internet sem fio, chamado de WISP (Wireless Internet Service Provider). Esse modelo de rede de internet tende a ser mais simples de estabelecer, pois emprega, principalmente, torres de rádio, bem como uma variedade de antenas de curto alcance.
Um WISP pode oferecer conexão à web e Wi-Fi com boa velocidade para comunidades rurais, possibilitando o acesso a serviços de streaming, games, home office etc. Nesse caso, existem alguns pontos ou passos que podem ser seguidos:
- antes de tudo, é preciso verificar a legislação local para conferir as regras de operação e gestão desse tipo de empreendimento, além de obter eventuais licenças;
- em relação aos equipamentos e instalações, alguns aspectos ambientais e geográficos precisam ser analisados. Por exemplo, para o wireless fixo, que usa ondas de rádio, é necessário um lugar com altitude elevada para que o serviço seja transmitido;
- nesse ponto, também deve ser possível se conectar a cabos de fibra óptica. Caso contrário, será necessário ter cabos de internet instalados;
- outras áreas elevadas serão necessárias para pôr as torres de antena que colaborarão na transmissão do sinal de internet pela região, isto é, na localidade em que será ofertado o serviço de conexão à web.
Além do investimento com a compra do hardware necessário para prover Internet, haverá os custos com divulgação e marketing para que as pessoas na região saibam que você está oferecendo serviço de conexão à web. Além disso, existem gastos indiretos, como as questões burocráticas.
Outra forma de operar nesse mercado é adquirir linhas de internet de ISPs pré-existentes. Dessa forma, dá para renomear os serviços e revendê-los ao público. No entanto, isso costuma demandar um bom investimento inicial. Quem geralmente atua assim são provedores de internet por atacado.
Vale destacar que, adiante, veremos mais sobre o que fazer para atuar de forma otimizada na área!
As melhores práticas para ter sucesso sendo ISP
Uma das habilidades que despontam como diferencial no setor, segundo Sérgio Brito, é a gestão empresarial. Por mais que a tecnologia desempenhe um papel fundamental nesse nicho, lidar com um mercado tão aberto exige uma atuação estratégica — algo que nem todo empreendedor do ramo tem em mente.
“Atualmente, eles não estão muito preocupados com os competidores”, explica Sérgio. “Por exemplo, uma empresa pequena deve atuar em uma região que tenha menor competição, evitando o domínio das grandes, para caminhar em uma área que chamamos de mar azul.” Somado a isso, é preciso estar atento à regulamentação da atividade.
“Muitos cabos de fibras ópticas são passados nos postes de concessionárias de energia. Eles sabem que devem regularizar esse serviço, porém, muitos atuam na clandestinidade.” Apesar do custo, é um investimento necessário. “Ter um bom produto e bom atendimento todos sabem que é necessário, senão, estão fora da competição”, conclui Sérgio.
Esses desafios surgem devido à falta de conhecimento especializado — algo que pode ser solucionado.
Busque o suporte de uma consultoria
Um consultor especializado é o parceiro ideal para quem quer traçar uma estratégia de mercado bem definida. Ele oferece a expertise que sua empresa necessita para aliar tecnologia de qualidade a uma atuação inteligente no mercado, buscando as oportunidades mais rentáveis. Sérgio dá alguns detalhes sobre como isso pode acontecer.
“Os ISPs, que são as pequenas empresas de telecomunicações, têm vantagens competitivas sobre as grandes operadoras. Como eles são locais, contam com suporte e atendimento muito mais próximos do cliente.” São diferenciais que precisam ser explorados.
Planeje bem suas operações e oferta de serviços
Outros fatores essenciais, segundo Sérgio Brito, são “metas, controle da operação e gestão das equipes”. Do ponto de vista operacional, isso ajuda a promover um desempenho melhor, algo que impacta o próprio valor do serviço e, consequentemente, a competitividade da empresa. Do ponto de vista estratégico, esse planejamento também faz a diferença.
“Quando negociamos com eles, percebemos que a maioria não se planeja corretamente. São coisas simples que nós orientamos no ato da venda para que possamos não ter complicações no momento pós-venda.” A gestão de risco e o mapeamento estratégico, por exemplo, precisam ser eficazes.
Sérgio aponta que, no mercado atual, boa parte dos ISPs “não têm bem mapeados os pontos fracos e fortes e executam sem planejamento”. Segundo ele, é fundamental ter um bom plano comercial para ter sucesso no setor.
Os caminhos a serem seguidos
Conforme observamos, é preciso aliar a gestão empresarial e o conhecimento específico (gestão de telecom) para ter sucesso nessa esfera. Sendo assim, alguns caminhos mais amplos podem ajudar no direcionamento da estratégia. Veja!
Invista em infraestrutura
A qualidade do serviço passa diretamente pela infraestrutura. Com um projeto de rede bem elaborado, é possível alcançar regiões onde as grandes operadoras não atuam, e conquistar um consumidor muito fiel.
Ofereça atendimento omnichannel
A infraestrutura também deve ser de qualidade na sua operação. Um exemplo disso é o atendimento omnichannel — um sistema integrado de relacionamento com o consumidor, que vem se tornando tendência nos mais variados campos. Nesse modelo, o cliente pode interagir com a empresa por vários meios de comunicação.
Ele pode, por exemplo, assinar o serviço pelo site da empresa, mas alterar seu plano pelo chat online ou por telefone. Todos os canais estão integrados, lidando com os mesmos dados e realizando as mesmas operações.
Invista em marketing estratégico
Identificar o perfil do seu cliente e atuar de maneira personalizada aumenta as chances de melhorar as vendas. Com o uso de dados coletados nas redes sociais, por exemplo, sua empresa compreende melhor o comportamento do consumidor de cada região e desenvolve uma abordagem mais efetiva para atraí-los.
Escolha bons parceiros de negócios
Como apontado, uma consultoria pode ajudar o seu ISP a traçar boas estratégias de mercado. No entanto, você também precisa contar com bons fornecedores de software e hardware, ou seja, que atuam como parceiros de negócios. Nesse caso, lembre-se de procurar empresas que tenham credibilidade no mercado, anos de experiência e que costumam investir na melhoria contínua de suas operações.
Como a Aloo pode ajudar
A Aloo Telecom é referência no mercado devido à qualidade e alto desempenho das suas operações. Mais do que prover o acesso à internet para que o ISP atue, a Aloo disponibiliza o conhecimento estratégico necessário para que seu parceiro comercial desempenhe um serviço de excelência com seus clientes.
Um exemplo disso é o BGP IP On Demand. Nessa modalidade de serviço, a Aloo oferece uma conexão sob demanda, com uma margem de segurança para que sua operação seja mais estável. Em outras palavras, sua empresa contrata 2 GB por segundo, por exemplo, mas tem acesso a uma conexão de até 10 GB.
Nesse sentido, sua empresa pode consumir mais do que contratou, por até 36 horas, sem pagar a mais por isso. Trata-se de um mecanismo pensado para dar estabilidade e alta disponibilidade ao serviço oferecido em casos de emergência. Por exemplo, quando um fornecedor BGP IP secundário sofre com problemas técnicos e fica indisponível por algumas horas.
O resultado dessa estratégia da Aloo é o crescimento do mercado nesse setor. Com um serviço mais confiável e de qualidade, o ISP conquista a fidelidade do cliente e pode escalar suas operações. Conforme sua empresa cresce, a Aloo oferta a banda que ela precisa para atender à nova demanda.
A redundância do serviço, assim como o conforto para os gestores do ISP, são a base de um negócio que cresce com sucesso. É pensando nisso que a Aloo promove eventos de orientação (técnica, comercial e jurídica) para ajudar nossos parceiros comerciais a regularizarem seus negócios e atuarem de forma estratégica.
Como você pode ver, o nicho ocupado pelo ISP e por organizações ligadas a Internet Service Provider tem espaço para crescer no mercado brasileiro, tornando-se um dos grandes segmentos das telecomunicações. Então, coloque agora mesmo essas dicas em prática e conquiste resultados cada vez melhores!
Ficou com alguma dúvida sobre ISP ou como levar sua empresa a outro patamar de qualidade operacional? Deixe um comentário!