wi-fi lento

Wi-fi lento: o que pode ser e como resolver?

Na era da transformação digital, em que tantas empresas necessitam de um bom acesso à rede interna e à internet para produtividade eficiente, qualquer problema nessa estrutura pode significar perda de desempenho. E uma das questões mais comuns, nesse sentido, é o wi-fi lento.

Mesmo contratando velocidades maiores de banda larga, essa conexão não chega da maneira esperada até os terminais de trabalho. O que pode estar causando esse tipo de desajuste?

Para ajudar você a identificar e corrigir as causas da perda de performance da rede, listamos os suspeitos mais comuns e como você pode endereçá-los em cada caso. Mas, antes disso, vamos entender melhor sobre a rede wi-fi. Confira!

O que é e como funciona o wi-fi?

O wi-fi, também chamado de wireless, é uma rede sem fio que funciona por meio de ondas de rádio, assim como os celulares, televisores e aparelhos de rádio. Com a antena do roteador, são emitidos os sinais que são decodificados. Assim, quando a rede wi-fi está em funcionamento, o usuário pode ter acesso à internet, sem haver a necessidade de utilizar fios conectores.

Quais os principais motivos que deixam o wi-fi lento?

Agora que você já sabe como funciona a rede wi-fi, é hora de descobrir os principais motivos que o deixam lento. Leia os próximos tópicos!

Itens que atrapalham o funcionamento do wi-fi

Itens como espelho, aquário e telas LCD, podem deixar o wi-fi lento. Além disso, também deverá ficar atento aos demais equipamentos que emitem sinais de rádio, a paredes muito espessas e estruturas metálicas, que podem comprometer o bom funcionamento do seu roteador.

Solução

Antes de posicionar o seu equipamento wi-fi, não deixe de observar o local que ele será colocado no seu aparelho. O ideal é não deixá-lo muito próximo a esses itens que listamos anteriormente.

Frequência subutilizada

A frequência mais comum dos roteadores para transmitir dados é a 2,4 e 5GHz. Mas, há casos em que alguns itens trabalham só em uma frequência (2,4 GHz). Em modelos de dual band, o ideal é que os dispositivos conectados sejam distribuídos para que não haja sobrecarga em uma das faixas de transmissão.

Solução

A faixa 5GHz consegue ter um suporte melhor, que garante mais dispositivos conectados. Contudo, o problema é que muitos equipamentos ainda não são compatíveis com esse tipo de recurso. Mas, se isso for possível, a frequência dos aparelhos pode ser melhor distribuída, de forma que seja possível garantir uma otimização da qualidade da rede. Da mesma forma que consegue-se ter uma conexão mais rápida entre os dispositivos.

Utilização incorreta dos canais

Outro ponto que costuma deixar o wi-fi lento é a utilização incorreta dos canais. Por exemplo, quem mora em condomínio, onde a vizinhança também tem roteadores ligados, é notado que a sua rede de internet pode ficar comprometida. Isso acontece porque há um grande número de equipamentos utilizando o mesmo canal para transmissão.

Solução

Existem alguns dispositivos que são mais modernos e conseguem mudar os canais de maneira automática, conforme a demanda de cada um deles. Contudo, se não for o caso do seu dispositivo, o ideal é conferir o manual do roteador e verificar as configurações de gerenciamento de canais. Assim, será mais fácil descobrir em qual deles a sua rede está funcionando. Além disso, também existem alguns aplicativos para celular que também conseguem exibir esses dados de forma simples.

Infraestrutura de rede obsoleta

Assim como computadores, celulares e outros tipos de hardware, a infraestrutura da rede e seus dispositivos também se tornam obsoletos com o tempo — principalmente, com o avanço de novas tecnologias. Há quanto tempo a empresa não atualiza os roteadores, o cabeamento e outros itens relacionados com a distribuição de rede no escritório?

Por mais que, do lado externo, eles pareçam os mesmos, equipamentos que chegam perto da casa dos dez anos de idade, geralmente, não têm mais a capacidade de aproveitar ao máximo as velocidades e estabilidade da conexão necessárias para os dias de hoje. Tornam-se gargalos evidentes de produtividade.

Solução

Aqui, não tem muito segredo: é preciso investir, de tempos em tempos, em infraestrutura mais moderna para continuar evoluindo o uso prático da conexão dentro do negócio.

Se está difícil fazer uma reformulação completa, uma boa ideia é realizar um levantamento que aponte os investimentos prioritários — aqueles cabos ou hardwares que estão impactando mais negativamente a utilização plena da rede.

Disposição insuficiente de roteadores

Cada empresa tem uma disposição e uma necessidade diferentes dentro de um escritório. Dependendo de como for feita, até mesmo espaços pequenos podem ter dificuldade em ser cobertos pelo wi-fi quando não há um bom planejamento de rede.

Na maioria das vezes em que a conexão não está na velocidade que se espera, a culpa é do sinal que está chegando fraco ou instável até aquele terminal. As razões para isso podem ser muitas, principalmente, paredes e outros obstáculos no caminho e interferência de outros dispositivos sem fio.

Solução

É fundamental executar uma reformulação completa da disposição de roteadores, computadores, servidores e outros equipamentos para garantir a melhor cobertura possível. Você pode fazer isso se debruçando sobre a planta do escritório e encontrando os pontos mais promissores para uma abrangência do sinal.

Por exemplo, os computadores que mais dependem da internet (com uso constante de cloud computing e processamento remoto) estarão mais bem servidos via cabeamento. Portanto, vale até reorganizar o escritório para que essas estações estejam mais próximas de modens/roteadores.

Espalhar repetidores pela empresa também é um bom investimento. Esses dispositivos fazem uma ponte para o sinal, captando-o no meio do caminho e repetindo com mais força para o resto do espaço. Use softwares que testam a força da conexão wi-fi para encontrar a melhor disposição espacial dessa estrutura.

Configuração inadequada do sistema

Muitas vezes, o sinal está chegando com força e estabilidade até computadores e celulares, mas eles mesmos não conseguem fazer bom uso da internet. Geralmente, é um problema de configuração e implementação de soluções de software, além de ajustes necessários no próprio sistema operacional.

Solução

Para essa situação, a melhor abordagem é sempre contar com ajuda especializada de TI. Profissionais de rede podem analisar alguns quesitos técnicos de conexão e portas em cada terminal para identificar gargalos lógicos na sua utilização.

Também pode ser o caso de encontrar soluções mais otimizadas de produtividade. Plataformas, sistemas e softwares que são mais adaptados a esse cenário de produção conectada.

Rede muito povoada

Quando mais pessoas acessam o wi-fi, é notado que a internet tende a ficar mais lenta, pois a conexão tende a ficar bem mais sobrecarregada. Isso também pode comprometer o download de vídeos e arquivos grandes, por exemplo.

Solução

Ao observar o número de dispositivos conectados no roteador, o recomendado é evitar o compartilhamento da rede com muitas pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, será possível que as pessoas tenham acesso a internet de forma mais satisfatória.

Brechas de segurança

Um dos maiores riscos para empresas conectadas é a ameaça de ataques virtuais e códigos maliciosos dentro de sua rede. Além de colocar em risco os dados do negócio e de seus clientes, malwares podem também comprometer a estabilidade da internet, utilizando de maneira silenciosa recursos de computação e conexão, deixando o wi-fi lento.

Solução

Investir em segurança da informação, atualmente, é uma necessidade de mercado. Quem não oferece confiabilidade no uso de dados não ganha a inteligência da transformação digital e está sempre a um passo de manchar sua imagem por invasões.

Esse processo passa por atualização constante de sistemas e softwares, utilização de ferramentas de proteção de dados, investimento em cloud computing e controle adequado de acesso — com monitoramento na utilização de informação para a produtividade.

Com esse cuidado, qualquer código que esteja contribuindo para a perda de velocidade do wi-fi pode ser facilmente identificado e eliminado.

Utilização inadequada por usuários

Ainda usando o gancho das brechas de segurança, é fato que muitas delas não têm origem no sistema, mas no usuário que o utiliza. Já parou para pensar no quanto as ações dos colaboradores podem afetar a conexão para quem está em volta?

A própria inclusão de malwares na rede, geralmente, se inicia com acesso inadequado de sites e softwares. Mas existem outras atitudes menos graves que também podem comprometer a velocidade da conexão.

Estamos falando, principalmente, do uso da internet do trabalho para atividades não relacionadas com a produção. Por exemplo, a visualização constante de multimídia. Vídeos, quando em alta qualidade, podem consumir boa parte da banda enquanto estão sendo carregados. O tempo livre de um pode se tornar difícil para todos os outros.

Solução

É preciso ter uma política bem definida de utilização da rede. Bloqueie sites potencialmente perigosos ou que gastam muita banda, e eduque os colaboradores a fazer um uso mais racional e colaborativo desses recursos. Quando todos trabalham pensando no coletivo, a empresa cresce junto.

Provedor de baixa qualidade

Não adianta reformular a organização espacial do escritório, investir em equipamentos modernos e softwares atualizados, se o problema do wi-fi lento está no link contratado pela empresa. Um sinal instável vindo da provedora vai ter suas piores características amplificadas na rotina de produção da empresa.

É um gargalo gigante, antes mesmo de a internet entrar pelos cabos nas paredes.

Solução

Toda internet eficiente começa com a contratação de uma grande provedora. O maior cuidado, nesse caso, deve ser a busca por serviços que sejam voltados especificamente para empresas. A internet residencial pode até funcionar, mas nunca com o desempenho e confiabilidade necessários para um negócio digitalizado.

O investimento em uma conexão de fibra ótica, por exemplo, é uma grande vantagem competitiva. Além de infraestrutura e velocidade, busque também as parcerias que entreguem mais do que isso, com serviços de segurança da informação, consultoria de rede, monitoramento e cloud computing.

Com a solução certa de internet e uma boa visão de rede dentro do escritório, sua empresa acaba com o wi-fi lento e tem mais recursos disponíveis, mais estabilidade para garantir sua produtividade constante. É um processo necessário e importante para o sucesso na era digital.

Gostou de se informar mais sobre internet corporativa? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.