transformação digital no varejo

Transformação digital no varejo: descubra como tem sido aplicada

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Estreitamento da relação com o público, construção de uma imagem sólida no mercado, expansão das vendas online…. Como esses fatores evoluíram nos últimos anos? Por mais que muitos não saibam exatamente de que forma isso aconteceu, a transformação digital no varejo teve grande impacto em todos os quesitos.

O advento do digital mudou a maneira de consumir produtos e serviços. Hoje, o consumidor 5.0 já tem acesso às ferramentas necessárias para tomar decisões acertadas em relação às suas necessidades, tanto em termos de qualidade quanto de alinhamento moral. Portanto, estar atento a elas é o melhor modo de se manter ativo no negócio.

Se você deseja conferir alguns dos efeitos da modernização do setor, confira as informações ao longo do conteúdo e trabalhe sua competitividade no mercado!

O que é a transformação digital e como ela tem impactado o setor do varejo?

Até o ano de 2021, a expectativa de especialistas é que o comércio eletrônico global atinja US$ 5 trilhões em vendas. Trata-se apenas de um dos vários efeitos que estratégias inovadoras a favor das marcas trouxeram às mais diversas áreas.

Para garantir uma parte dessa fatia, é fundamental compreender consequências da integração da tecnologia nas organizações — definição de transformação digital.

Aprimoramento da experiência do cliente

Se no passado o único contato que um consumidor fazia antes de comprar um produto era com o atendente, hoje a jornada mudou bastante. É comum que os usuários de determinados produtos e serviços pesquisem o background, confiram os valores por trás de uma empresa e avaliem suas redes sociais.

Pensando nisso, é preciso otimizar todos os pontos envolvidos na experiência de compra de sua persona. Eles devem estar alinhados com suas necessidades, crenças e expectativas. Portanto, a primeira grande mudança causada pela transformação digital no varejo é a atenção às estratégias. Isso vale no caso do pré, da venda e do pós-venda, cenário em que o marketing digital cumpre papel vital.

Automatização de processos

Atividades que costumavam requerer horas ou dias para serem realizadas passaram a demandar poucos segundos. Afinal de contas, softwares de automação invadiram todos os setores do varejo. Atendimento, gestão de telecom, finanças, segurança da informação…. Praticamente qualquer área que vier à mente pode ser amparada por um programa.

Esse, na verdade, consiste em um grande benefício para as organizações. Ele resulta na otimização de recursos, aprimorando a produtividade, impulsionando o foco no core business e desafogando as equipes. Contudo, é preciso contar com os serviços certos e evitar surpresas negativas.

Otimização de resultados

Todo o processo tecnológico por trás das organizações passou a culminar em uma grande vantagem: a capacidade de formular estratégias verdadeiramente alinhadas às dores das personas.

Seja no ambiente online ou no físico, a transformação digital no varejo impulsionou a capacitação que as empresas precisavam ter a fim de aprimorar seus resultados. Mas como isso tem se aplicado na prática? Confira a seguir.

Qual tem sido a aplicação da transformação digital?

O varejo depende de múltiplos fatores para chegar até o público, encantá-lo e fidelizá-lo. Relacionamento próximo, eficiência no fornecimento de soluções e ampla divulgação são alguns exemplos. Veja os efeitos pontuais que a adoção de ferramentas tecnológicas promoveu.

Experiência omnichannel

Conversar por meio de múltiplos canais com o seu público é uma boa forma de estreitar laços.

A partir do advento do digital e da consequente adoção das redes sociais como marketplace, ficou mais simples acessar diferentes pontos de contato. Isso permitiu a chegada da experiência omnichannel na hora de atrair prospects e reter clientes.

Chatbots

Focados na otimização do atendimento, os robôs evoluíram muito ao longo dos anos, em função da transformação digital. Antes eles tendiam a se comunicar de maneira confusa, enquanto hoje apresentam clareza e fluidez ao conversar com os consumidores.

Essa metodologia pode eliminar algumas etapas do atendimento, coletar dados preliminares sobre aqueles que entram em contato e reduzir custos.

Tecnologia self-checkout

No caso dos supermercados, por exemplo, essa é uma inovação bastante proveitosa. Ela permite que o próprio usuário lide com suas aquisições.

O consumidor passa nas máquinas e ganha autonomia nas compras. Assim, a empresa economiza tempo e minimiza a necessidade de contratações — otimizando recursos.

Big Data

Grande parte da evolução percebida no universo digital é oriunda do enorme banco de dados disponível. Afinal, lá estão contidas informações preciosas, que o varejo tende a aproveitar.

A exploração do Big Data facilita o relacionamento entre marcas, como supermercados ou lojas de materiais de construção, e seus consumidores. Ao saber mais sobre eles sem precisar perguntar, o contato ganha uma maior pontualidade.

Atendimento personalizado

Os projetos customizados têm recebido espaço cada vez maior no mercado. Certamente, a transformação digital no varejo é responsável por isso. Afinal, ao aproximar as organizações de seus clientes, destacou-se a percepção, por ambas as partes, de que todo consumidor pensa em uma necessidade específica.

Quanto mais dedicada a sanar sua dor uma solução demonstra ser, maiores são as chances de que o usuário se fidelize ao serviço e sinta que ele é o ideal para as demandas. Tratar cada pessoa como única consiste em aspecto fundamental na estratégia de qualquer negócio.

Quais as consequências de não implementar as soluções de transformação digital no varejo?

Não é difícil perceber: companhias que não investem na maximização dos atributos acima tendem a ser superadas pela concorrência. Partindo do princípio de que a transformação digital virou realidade há muito tempo, organizações que desejam se manter como favoritas aos olhos dos consumidores já estão abraçando seus ideais.

Portanto, para assegurar competitividade e aproveitar o que as modernidades do setor têm a oferecer, esteja conectado e preparado para o que ainda virá. Inteligência artificial, cloud computing, Anti-DDOs e LAN to LAN Streaming são apenas alguns termos que tendem a fazer parte de seu cotidiano em um futuro bem próximo.

A transformação digital no varejo já causou diversas mudanças no setor, e implementá-las em seu negócio representa uma necessidade urgente. Evite prejuízos nos resultados e conte com as inovações do segmento na hora de delimitar as melhores estratégias para sua empresa!

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