produtividade em TI

Como aumentar a produtividade em TI? Veja 6 formas ideais!

Estabelecer ações para aumentar a produtividade em TI é um fator estratégico que deve ser considerado pelas empresas. Por meio delas, será possível oferecer um bom suporte ao usuário, otimizar a gestão do tempo de toda a equipe, além de destinar parte da rotina dos colaboradores para planos voltados ao crescimento do negócio. Em um cenário competitivo, esse é considerado um dos maiores desafios para o gestor, além de ser um dos pontos para o sucesso do negócio.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você confira quais são as formas ideais para garantir a produtividade em TI a serem implementadas pela sua equipe. Boa leitura!

1. Definição de metas

O primeiro passo é contar com metas bem definidas para sua equipe. É preciso que os colaboradores entendam quais são os objetivos da empresa, como cada um deve executar sua função para alcançá-los, além de terem a oportunidade de acompanhar continuamente esses indicadores de desempenho. Por meio das metas, cada um entenderá de forma precisa como anda sua performance desempenho, além de ter a possibilidade de executar planos de ação para melhorias a serem implementadas.

O gestor também terá dados para acompanhar o desempenho de seus principais setores, incentivando líderes a buscarem por melhores resultados — a partir das métricas, aumentam as probabilidades de rastrear pontos de gargalo.

Assim, toda a equipe poderá acompanhar seu próprio desempenho, bem como traçar, em conjunto, possibilidades para que resultados mais expressivos sejam alcançados com êxito.

2. Equipe multidisciplinar

Empresas que se destacam contam com equipes multidisciplinares. Trata-se de um time formado por colaboradores que tenham perfis comportamentais diferenciados, além de competências distintas e de experiências diversas em mais de uma área em TI.

A área de tecnologia deve se preocupar com essa questão porque exige conhecimentos variados, cujos desafios demandam muita responsabilidade de todos os colaboradores. Para manter a segurança das informações, bem como os equipamentos trabalhando em alta performance, cujas manutenções e suporte ao usuário sejam feitos de forma ágil, é preciso mais do que apenas processos bem definidos, como também profissionais proativos e com amplo conhecimento.

Para que exista em uma empresa a equipe com essas características, o processo de recrutamento deve ser repensado. Logo nas entrevistas, existe a possibilidade de avaliar se aquele candidato apresenta as exigências necessárias. Defina bem quais são os principais desafios de seus setores e busque talentos que possam suprir com essa demanda!

Com o objetivo de estabelecer estratégias para uma boa gestão desse time, existe a necessidade de:

  • definir bem os papéis de cada profissional;
  • entender as capacidades individuais;
  • investir em uma comunicação aberta;
  • estimular o aprendizado.

3. Fluxos mais ágeis

Aplicação de fluxos mais ágeis deve ser uma preocupação de qualquer gestor, independentemente da área. Em TI, ao estabelecer essas estratégias, você terá oportunidade de contar com um time que seja mais independente na execução das tarefas do dia a dia, com melhor comunicação do andamento dos projetos, bem como observará melhorias para o atendimento como um todo.

Powered by Rock Convert

Para a aplicação desses fluxos, o mapeamento dos processos atuais é fundamental, uma vez que ofercerá a possibilidade de identificar as principais etapas de trabalho, além de avaliar se existe gargalo em alguma dessas fases. Reúna toda a equipe para que os principais envolvidos na rotina de trabalho possam opinar e abordar sobre as dificuldades e desafios cotidianos, de modo que as mudanças sejam feitas por meio de informações de quem vai vivenciar a aplicação.

Assim, você vai permitir que haja uma comunicação mais próxima entre os setores, além de aperfeiçoar e envolver todos os profissionais para estabelecer fluxos que contribuirão para um trabalho de maior qualidade.

4. Treinamentos

Os ganhos de implementar treinamentos para a equipe são consequências de colaboradores proativos e engajados em suas funções. Por meio das capacitações, sua empresa terá uma redução da taxa de turnover, uma vez que eles entenderão a importância de suas funções para o crescimento do negócio, além de reter talentos importantes para o desenvolvimento da organização.

Além disso, na área da tecnologia, há mudanças constantes e de uma forma muito rápida. Sem implementar cursos, existe o risco de contar com um quadro desatualizado, o que contribui para a empresa ficar atrás de seus concorrentes.

Ao mencionarmos sobre capacitação, não pense apenas em cursos de grande porte ou profissionais externos ao seu negócio. Existe a possibilidade, por exemplo, de semanalmente um colaborador expôr suas experiências sobre determinado assunto. Eleja aquela pessoa que domina muito sobre determinada área e, por uma hora semanal, reúna o setor para que experiências sejam trocadas.

5. Feedbacks

O feedback traz inúmeras vantagens para o dia a dia de uma equipe de TI. A partir dessa prática, você vai contar com uma melhor gestão de pessoas e de equipes, garantir maior fluidez da comunicação, estabelecer planos estratégicos para o desenvolvimento dos profissionais, além de agregar valor ao desempenho individual.

No entanto, é preciso conhecer as melhores práticas para aplicá-lo. Seja claro e preciso, sem fazer prefácios. Além disso, sempre busque trazer soluções caso o feedback seja negativo, de modo que a pessoa se sinta motivada a mudar determinado comportamento. Descreva a situação, fale como ela afeta a empresa na totalidade e, com o colaborador, defina um plano a ser seguido.

6. Infraestrutura de TI

Por fim, existe a necessidade de otimizar a infraestrutura de TI. Para isso, o ideal é contar com empresas parceiras que sejam referência no mercado, em razão da qualidade e, também, pelo desenvolvimento de capital, buscando sempre por inovação e agilidade, de modo que atendam às suas expectativas e à realidade do seu negócio.

Dessa forma, certamente você vai usufruir de maior vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, além de contar com uma equipe que seja proativa e engajada com os resultados.

Neste conteúdo, você pôde conferir dicas de como aumentar a produtividade em TI. O ideal é investir em um bom planejamento para todas as etapas mencionadas, uma vez que profissionais com baixo rendimento afetam consideravelmente os resultados da organização. Consequentemente, você vai contar com uma maior satisfação de seus clientes, o que vai gerar benefícios para a empresa, de maneira geral.

Gostou do conteúdo e deseja conhecer soluções que contribuirão para suas estratégias? Acesse nosso site e conheça nossos serviços!

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.