Equipamentos para provedor de internet

Equipamentos para provedor de internet: entenda quais são os principais

Powered by Rock Convert

O setor de provedor de internet está em um momento de crescimento exponencial. O aumento de demanda devido à transformação digital, à maior acessibilidade aos planos existentes e, principalmente, às mudanças trazidas com a pandemia do novo coronavírus fizeram com que esse se mostrasse um mercado com grande potencial para os próximos anos.

Por isso, diversos empreendedores estão começando a investir na área, aproveitando esse momento promissor. Para que o investimento não se torne um prejuízo, é fundamental identificar quais são os equipamentos para provedor de internet que são necessários para oferecer um bom serviço a seus clientes.

Neste artigo, abordaremos mais sobre esse tema e tiraremos suas dúvidas, preparando-o para ter um empreendimento de sucesso. Boa leitura.

Equipamentos para montar a rede wireless

A rede wireless é um dos carros-chefe dos provedores de internet atualmente. Isso porque ela permite a conexão de diversos dispositivos em uma mesma rede, sem a necessidade de utilizar cabos para esse fim.

Em residências com cada vez mais dispositivos, não raro há a necessidade de potencializar as chances de conexão de qualidade, sem perder a eficiência para todos eles. Por isso, é importante fornecer uma conexão que atenda às expectativas dos clientes.

Um primeiro ponto é identificar quais são os equipamentos que permitem fornecer uma rede wireless de qualidade. Veja os principais a seguir.

Access point

Também conhecido como “ponto de acesso”, é o aparelho que permite realizar a interligação entre duas redes sem fio. É utilizado para estender a cobertura de rede, alcançando uma maior área de abrangência.

Antenas setoriais

São aparelhos utilizados para conseguir aumentar a qualidade do sinal wireless, minimizando perdas de tráfego e melhorando a precisão em sua área de cobertura.

Ainda podemos acrescentar na lista de outros equipamentos essenciais:

  • painel de 120° com 14 DBI ou, então, antenas setoriais de 90° com 14 DBI;
  • cabo Pig Tail;
  • cabo RGC213 de 2 metros;
  • caixa hermética, contendo protetor, tomadas e ventilação.

Equipamentos para montar a rede de fibra ótica

A fibra ótica é uma das formas de conexão de rede mais eficientes. Isso porque ela permite alcançar velocidades altíssimas, com maior eficiência e menor perda de tráfego durante o seu uso.

Por isso, se você deseja tornar seu provedor bem-sucedido logo de imediato, é fundamental saber como montar uma rede de fibra ótica. Vamos mostrar os principais equipamentos utilizados para isso a seguir.

Mini OTDR

Esse equipamento fornece a luz que passará pelo cabo de fibra ótica, um Power Meter (medidor de sinal óptico, que permite mensurar a potência e a perda relativa da rede) e um pequeno OTDR.

Detector de fibra

Ele permite detectar a fibra ótica e, também, a frequência na qual está operando. Um ponto importante é utilizar um equipamento que não opere de forma invasiva, ou seja, que realize a detecção apenas encaixando o cabo de fibra.

Optical Line Termination

Equipamento responsável pelo gerenciamento do sistema de uma rede GPON ou EPON, permitindo a geração de interface para o restante da rede. É importante, também, ter uma ONU (Optical Network Unit, responsável por fazer a interface com o OLT) compatível.

Caixa de atendimento

É a caixa utilizada em postes nos casos em que o cabo óptico realiza o atendimento diretamente para o cliente final. Você pode utilizar um splitter de 1 para 8 (para redes menores), ou 1 para 16 (redes maiores).

Além disso, outros equipamentos importantes utilizados para prover uma boa conexão de rede são:

  • fonte retificadora -48V;
  • baterias 220A;
  • rack;
  • Distribuidor Geral Ótico (DGO);
  • cabos de fibra ótica;
  • caixas de distribuição;
  • splitter primário;
  • conectores APC;
  • extensão ótica, entre outros.

Importância de investir em equipamentos de qualidade

A reputação do seu provedor de internet será proporcional à qualidade do serviço oferecido para seus clientes. Um serviço ruim poderá gerar uma péssima impressão, causando falhas, indisponibilidades, lentidões, entre outros. Enquanto isso, caso utilize os aparelhos corretos, poderá garantir o máximo de eficiência no serviço.

Além disso, lembre-se de que a legislação vigente exige que você atenda a alguns requisitos básicos. Por exemplo, é obrigatório o fornecimento de, pelo menos, 80% da velocidade contratada. Caso contrário, é possível sofrer sanções da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), bem como perder clientes por isso.

Assim, é fundamental contar com fornecedores eficientes, capazes de oferecer a segurança necessária para que seja viável proporcionar um serviço de qualidade para o seu público e, assim, gerar um bom nome no mercado. Alguns pontos a serem considerados na hora de escolher um bom fornecedor:

  • durabilidade do equipamento;
  • necessidade de manutenção;
  • suporte nas manutenções preventivas;
  • custo-benefício dos equipamentos;
  • capacidade de reposição de peças rapidamente, em caso de manutenções corretivas;
  • pós-venda eficiente, focado em fidelização e suporte;
  • proximidade entre a sua empresa de provedor de internet e o fornecedor;
  • oferecimento de capacitação para utilizar os equipamentos comercializados;
  • transparência em suas ações;
  • possibilidade de visita nas fábricas dos equipamentos, para ver como os processos são realizados;
  • acompanhamento no processo de instalação dos equipamentos.

Como você pôde perceber, a questão de um bom fornecedor vai muito além de um produto de qualidade. Os serviços agregados são fundamentais para conseguir uma rápida resolução de problemas, caso ocorram, e permitem ter um bom suporte em momentos delicados, como a manutenção de aparelhos e a reposição de peças.

Além disso, é importante ter uma empresa de infraestrutura de dados parceira, capaz de fornecer um serviço de telecomunicações eficiente para que você possa disponibilizar um bom serviço de conexão de rede aos seus clientes.

Afinal, não adianta ter equipamentos de ponta e não ter um parceiro que entenda o mercado de provedores de internet, suas demandas, necessidades e anseios, buscando atendê-los com eficiência e qualidade. Por isso, fique atento a esse ponto também, para obter melhores resultados.

Saber escolher os equipamentos para provedor de internet é um primeiro passo importante para conseguir entrar nesse mercado e obter sucesso. Esperamos que este conteúdo tenha solucionado algumas das suas principais dúvidas sobre o tema!

Quer mais dicas importantes para o seu negócio? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.