Qual é o papel da Aloo Telecom em tempos de Coronavírus?
O coronavírus trouxe uma série de mudanças consideráveis nas estruturas organizacionais. Cada vez mais é fundamental ter uma conexão de qualidade, tanto nas residências, devido ao home office, quanto nas empresas que passaram a trabalhar, atualmente, com delivery e vendas online atualmente para sobreviverem.
Diante do cenário atual, a Aloo Telecom está fazendo a sua parte para conseguir melhores resultados para o mercado e garantir que todos saiam mais fortes desta crise. Vamos falar sobre este tema a seguir. Boa leitura!
Qual o atual contexto do coronavírus no Brasil?
Para entender a importância do papel da Aloo Telecom neste período, é importante termos consciência sobre a atual conjuntura. Temos o seguinte panorama atualmente:
- até 17 de junho de 2020, temos mais de 45,5 mil casos registrados, além de 2,5 mil mortes;
- as medidas de isolamento propostas pelos governadores tendem a se estenderem. Em São Paulo, a quarentena se estenderá até 10 de maio. No Rio de Janeiro, até o momento, ela durará até 30 de abril;
- Alagoas hoje encontra-se em uma situação crítica: é o estado com a menor taxa de isolamento social da quarentena, com 49,3% da população contribuindo;
- a última diretriz do Ministério da Saúde permite a flexibilização da quarentena nas cidades as quais tenham mais de 50% dos leitos de UTI livres. Porém, a decisão final caberá aos governadores e prefeitos.
Qual o impacto da quarentena na demanda por internet?
Segundo Sérgio Brito, diretor de tecnologia da Aloo Telecom, a demanda por internet no início da quarentena foi considerável. Nossa empresa, por exemplo, teve um aumento de 30% na demanda de serviços de acesso internet. Os fluxos de tráfego praticamente dobraram para os grandes conteúdos (Google, Microsoft, Netflix, Facebook, Amazon, Apple, entre outros) na quinzena ocorrida após o dia 20 de março teve um aumento de demanda considerável de tráfego, principalmente para grandes conteúdos (Google, Microsoft, Facebook, Amazon, entre outros), os quais praticamente dobraram. Isso ocorre tanto pelo aumento do consumo de ferramentas de entretenimento (redes sociais) quanto pelo fato de boa parte das aplicações home office estarem hospedadas nesses datacenters onde estão alocados os grandes conteúdos.
Segundo o diretor de tecnologia, com a tendência de que essa situação ainda se estenda, ou seja, que o tempo de isolamento social seja expandido, é natural que ocorra um aumento de 30% no tráfego de dados a cada 3 meses. Muitas empresas, segundo Sérgio Brito, fizeram expansões e aumentaram as velocidades de acesso internet no período inicial da quarentena. Além disso, ele aponta que muitos usuários residenciais, que já têm conexão de rede em suas casas, têm requisitado aumento da velocidade de banda, já que permanecem mais tempo em casa e sentem a necessidade de terem um serviço de maior qualidade.
Esse aumento é explicável: mesmo que algumas empresas tenham optado pela suspensão dos contratos e férias coletivas, outras, que antes não tinham canais de vendas online, passaram a ter necessidade urgente para conseguir manter as suas atividades. É o caso de supermercados, lojas de varejo, restaurantes, entre outros, que passam a ter que realizar as vendas online para sobreviverem no mercado.
Diante do exposto, é muito provável que o tráfego aumente e, consequentemente, os gargalos na infraestrutura de telecomunicações passem a ocorrer. Algumas empresas, por exemplo, estão trabalhando com acomodação ou restrição de banda na sua base de usuários para universalizar o acesso internet em detrimento da qualidade. Esse não é o caso da Aloo Telecom. Isso porque, segundo Sérgio Brito, a empresa passou por um aumento da capacidade dos backbones recentemente para suportar tráfego adicional de até 1 Tbps. Por isso, aqueles clientes corporativos e grandes ISPs que tiverem anseio e necessidade de aumento na velocidade da sua conexão internet poderão solicitar incremento de banda com um de nossos atendentes que teremos a rotineira agilidade e qualidade na entrega, sem gargalos.
Qual é o papel da Aloo Telecom em tempos de Coronavírus?
A Aloo Telecom cumpre o seu papel, aderindo ao home office. No momento, segundo Sérgio Brito, 77% dos colaboradores da empresa encontram-se em trabalho remoto em suas casas, apesar de trabalharem na prestação de um serviço essencial. O plano de contingência executado teve como objetivos principais minimizar as chances de contágio dos nossos colaboradores como também garantir a continuidade das operações no período de quarentena.
Devido a esta nova realidade, nosso papel é conseguir manter todos conectados em plataforma multicanais (chat, telefone, videoconferência, etc), rompendo a barreira da distância, mudando a rotina e formas de trabalho, de forma transparente aos nossos clientes e sem perder a eficiência. Como mencionamos, a recente expansão de capacidade da “espinha dorsal” (backbones) da Aloo Telecom também nos proporcionou o conforto de superar esse momento de aumento de demanda sem gerar gargalos que prejudiquem a experiência dos nossos clientes.
Quais são as principais soluções da Aloo Telecom para este momento?
Diante do cenário, a Aloo Telecom pensou em soluções para conseguir auxiliar os clientes neste momento tão delicado. Em primeiro lugar, os clientes que precisarem de aumento da velocidade, fiquem tranquilos, pois nosso backbone tem capacidade suficiente para suportar o crescimento da demanda neste momento.
Diferentemente de muitos concorrentes, que precisarão realizar uma mudança de infraestrutura que poderá demorar entre 4 meses a 1 ano para ocorrer.
Além disso, segundo Sérgio Brito, a empresa está analisando caso a caso daqueles clientes que estejam solicitando suspensões de contrato, por terem suas atividades paralisadas. Nessas situações, segundo o diretor, a solução está sendo suspensão temporária mediante estabelecer uma prorrogação do tempo de duração do contrato, após análise financeira e comercial.
Vários clientes, segundo o diretor, estão demandando aumento de links urgentemente para suportar a demanda. É o caso das ISPs (Internet Service Provider), que realizam prestação do serviço de internet banda larga. Como o consumo residencial aumentou, os provedores de internet solicitaram upgrades e foram atendidos imediatamente.
Os que já tinham o serviço on demand contratado passaram por esse período crítico de forma transparente perante seus clientes, pois tinham banda adicional disponível, além da contratada, justamente para situações como esta de extrema necessidade. E melhor, a Aloo Telecom só cobrou por esta banda adicional pelo período de utilização. Não é cobrado mensalmente o serviço On-Demand. Aqueles que passaram por restrições de banda neste período de crise, aderiu ao serviço posteriormente para se se antecipar aos prováveis aumentos de demanda de tráfego no futuro.
Além disso, segundo Sérgio, a Aloo Telecom está trabalhando em um novo serviço: a possibilidade de gerar uma espécie de “conexão de contingência” para os negócios que dependem essencialmente de alta disponibilidade e estabilidade neste momento. Vamos a um exemplo.
Uma rede de restaurantes precisa estar online constantemente para receber os pedidos de aplicativos de delivery (iFood, Rappi, Uber Eats, entre outros). Teremos uma solução para balanceamento de carga e fail-over mantendo a estabilidade da conexão e continuidade das operações de vendas online através de tecnologias inovadoras.
A Aloo Telecom está buscando formas de conseguir auxiliar seus clientes neste processo e cumprir seu papel social em um momento tão delicado. Quer contar com um de nossos serviços durante o período de isolamento pelo coronavírus? Entre em contato e converse com um de nossos atendentes.