contratar link dedicado

O que considerar ao contratar um link dedicado?

Você sabia que contratar um link dedicado pode ser uma solução muito mais interessante para a sua empresa? Estamos em plena era da transformação digital e diversas organizações fazem uso de ferramentas online.

Soluções como cloud computing, SaaS, Internet das Coisas, IA e outras permitem que as companhias tenham vantagens competitivas no mercado e possam fazer frente as grandes corporações e multinacionais com muito mais capacidades de investimento. Porém, a falta de uma conexão adequada pode prejudicar todo esse processo.

Investir em um link dedicado pode fazer uma grande diferença para a sua empresa e ao longo deste post, vamos mostrar o porquê disso. Então continue conosco até o final e boa leitura!

As diferenças entre contratar um link dedicado e um compartilhado

Antes mesmo de falar sobre o link dedicado, precisamos entender quais as diferenças para o modelo compartilhado e quais as vantagens de cada um. Com tantas ofertas de serviços de internet banda larga no mercado, é fácil se confundir quando não temos um amplo know-how sobre o assunto.

Primeiramente, banda larga é a conexão que permite que os usuários naveguem em alta velocidade, porém, dentro desse contexto existe uma diferença básica entre a internet compartilhada e os links dedicados. Vamos ao conceito de cada um deles.

Link compartilhado

É comum de acontecer a seguinte situação ─ você contrata um plano com vários Mb de velocidade, mas durante todo o dia a conexão é lenta, prejudicando a navegação de seus colaboradores, que precisam acessar várias ferramentas online em horário comercial.

Isso é um típico problema de internet compartilhada, uma vez que todos aqueles Mbs contratados estão não apenas sendo compartilhados entre os seus colaboradores, mas o seu roteador está ligado ao provedor por meio de uma conexão “comunitária”, ou seja, utilizada por vários outros clientes desse mesmo fornecedor.

Utilizando as mesmas conexões e provedor, os links compartilhados tem dois tipos de usuários: os residenciais e as empresas. Nada diferencia a conexão que sua empresa usa daquela contratada por uma casa comum. Geralmente, a conexão melhora fora dos horários de pico mas isso não é nada interessante para uma empresa.

Link dedicado

Contratar um link dedicado é a solução final para o problema de inconstâncias na internet. Nesse modelo de conexão não há nenhum tipo de obstáculo entre o roteador da empresa e o provedor de internet.

Ou seja, ao invés de dividir as conexões e disputar o sinal com uma grande quantidade de pessoas, a depender do número de clientes do provedor, sua empresa pode ter um acesso direto aos serviços que utiliza na internet.

Esse modelo de conexão é ideal para empresas que atuam utilizando ferramentas cloud e necessitam estar constantemente logadas. Também é a solução perfeita para organizações que mantém servidores locais que demandam de acesso externo.

Além disso, é garantido que a velocidade contratada estará sempre disponível e estável para a utilização em qualquer hora do dia e não apenas fora dos horários de pico.

Os 5 pontos mais importantes na hora de contratar um link dedicado

Como já foi falado logo acima, quando se trata de conexão à internet, temos uma grande gama de players no mercado oferecendo seus serviços, o que pode dificultar a escolha do provedor ideal. Separamos alguns pontos importantes a serem observados.

Infraestrutura

A garantia da entrega de um serviço de qualidade passa por uma boa infraestrutura, afinal, caso o provedor não tenha uma boa capacidade operacional, provavelmente também não terá condições de entregar a velocidade acordada em contrato, prejudicando suas ações.

Alguns pontos essenciais que precisam ser observados antes de contratar os serviços são: os servidores utilizados, as torres de transmissão, a alimentação elétrica, o sistema de monitoramento de enlaces. Portanto, uma visita as instalações do provedor pode ser uma boa ideia.

Velocidade de banda

Esse é um dos principais diferenciais da internet compartilhada. Enquanto nela o provedor garante apenas 30% da velocidade contratada, em um link dedicado é preciso assegurar o fornecimento dos 100% o tempo todo, pois não há disputa pelo sinal.

Para entender qual a velocidade apropriada para a sua empresa é preciso considerar o número de conexões internas, não apenas computadores, mas também qualquer dispositivo que acesse a internet, como smartphones. Para tarefas simples, 5Mbps pode ser suficiente para até 20 colaboradores conectados.

Disponibilidade

Outro fator fundamental na hora da contratação de um link dedicado é verificar a disponibilidade da conexão. Ou seja, o tempo total no qual a provisão do serviço sem nenhum tipo de interrupção ou queda do sinal. Boa parte dos provedores garante cerca de 99% de disponibilidade.

Atendimento

Muitos gestores se esquecem de verificar esse quesito, mas ele é de extrema importância. Um bom suporte se faz necessário sempre. Passar por algum problema e ter um atendimento ruim pode prejudicar ainda mais os negócios, fazendo com que sua empresa perca dinheiro pela falta da solução eficiente e rápida.

Experiência

Por fim, um dos pontos de maior relevância é a experiência comprovada da empresa prestadora de serviços na elaboração de projetos que atendam empresas com o porte da sua. O setor de telecomunicações é altamente complexo e exige um know-how diferenciado.

Muitas vezes, a origem de seus problemas de conexão não estão na qualidade da internet, mas sim na montagem e manutenção de toda a infraestrutura, que pode não ter sido configurada corretamente. Por conta disso a importância de verificar a experiência do provedor.

A escolha da parceria especializada

Como você pode ter notado ao longo do texto, mais importante que a velocidade da conexão e o tipo de internet contratada é a escolha de uma parceria realmente especializada.

Nos últimos anos tivemos uma explosão de players no mercado oferecendo várias soluções em conexão com a internet, porém, nem todos podem estar adequados aos objetivos de sua empresa. Por conta disso, escolher com cuidado uma parceria especializada é fundamental.

A Aloo Telecom é uma empresa de telecomunicações especializada — uma referência em qualidade, que investe constantemente no desenvolvimento de seu capital intelectual com o objetivo de melhorar ainda mais a prestação de serviços aos seus clientes.

Quer saber mais sobre como contratar um link dedicado e implementar muitas melhorias em sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e nos deixe ajudar você!

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.