O que é VPN

O que é VPN? Saiba porque usá-la em sua empresa

Você se preocupa se há alguém monitorando o tráfego de dados da sua empresa? Pode parecer uma paranoia, mas é um fato que talvez esteja acontecendo neste exato momento, principalmente se você trabalha com redes Wi-Fi desprotegidas.

Uma das formas de proteger seu negócio é por meio de redes privadas, que minimizam as chances de observação do fluxo de informações circulantes entre dois pontos da rede. Para isso, você pode contar com a VPN.

Já ouviu falar neste termo? Sabe o que ele significa? Vamos mostrar para você o que é VPN, como essa estrutura funciona e porque sua empresa precisa trabalhar com ela.

Boa leitura e aproveite o conteúdo.

O que é VPN?

VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, em português) é uma rede privada estruturada sobre uma rede pública que permite uma conexão segura e criptografada.

Quando utilizamos a Internet (rede pública), é possível rastrear todos os nossos passos devido ao endereço IP. Por meio da VPN, porém, é possível estabelecer uma conexão confiável entre computadores distantes fisicamente sem ser identificado.

Algo cada vez mais importante para os negócios, independentemente de sua natureza, e muito utilizado pelas grandes empresas, especialmente nas que adotam o sistema home office.

Existem outras formas de criar esse tipo proteção por meio de links dedicados ou, até mesmo, por redes de pacotes. Mas por meio da VPN é possível mascarar o acesso as redes públicas, com a grande vantagem de ser bem mais barata do que os links dedicados, por exemplo, porque ela modifica o endereço IP.

Como funciona a rede privada gerada por VPN?

Para entender a VPN, efetivamente, vamos explicar como funciona a Internet. Ela é executada em servidores os quais sempre compartilham dados entre si. A questão é que os dados os quais você acessa são transmitidos para esses servidores.

Quando alguém intercepta esse servidor, consegue visualizar todo o rastro do seu IP, verificando todos os sites acessados, informações compartilhadas, dados informados, entre outros.

Então, para realizar a configuração da rede privada gerada por VPN é fundamental ter, pelo menos, dois computadores que tenham acesso à Internet, bem como um programa de gerenciamento de VPN devidamente instalado nesses dispositivos o qual auxiliará na criptografia das informações que circulam entre as duas redes.

Efetivamente, uma rede VPN pode ser configurada de duas formas distintas, como veremos a seguir.

  1. Por meio de um host em trânsito, realiza-se uma conexão em um provedor de Internet, estabelecendo uma espécie de túnel com a rede remota que possibilitará o fluxo seguro das informações através dessa estrutura de rede privada;
  2. As duas redes podem se comunicar por meio de hosts com link dedicado ou discado por meio da Internet. Assim também é possível formar um túnel de circulação de dados entre as duas redes.

Para isso faz-se necessária a aplicação de alguns protocolos fundamentais que permitirão a realização da conexão por meio de túneis virtuais. São eles:

  • IPSec;
  • L2TP;
  • L2F;
  • PPTP.

Concluindo, a VPN faz com que os dados circulem apenas por esse túnel, seguindo primeiramente para o servidor da rede privada, de forma a serem empacotados e criptografados, e só depois sendo encaminhados para o destinatário final.

Por que sua empresa deve utilizá-la?

Contar com uma rede privada é fundamental para qualquer empresa que trabalha com dados sigilosos porque ela permite total privacidade das informações que circulam entre todos os pares, evitando vazamentos e interceptações.

A VPN tem uma vantagem sobre os demais tipos de conexões (como links dedicados): um aumento considerável do custo-benefício, que se torna cada vez maior quando as distâncias entre as conexões aumentam.

Além disso, há a vantagem de que a conexão pode ser feita em qualquer lugar, já que a Internet está presente em praticamente todas as localidades, com pontos de acessos espalhados continuamente.

Conforme dito anteriormente, muitas empresas preferem a utilizá-la para realizar conexões remotas seguras com os seus servidores físicos, permitido que os colaboradores que trabalham home office, ou que estejam distantes fisicamente, tenham a privacidade garantida e possam, ocasionalmente, até mesmo realizar reuniões de negócios ou eventos à distância.

Por que contar com uma empresa especializada para o uso de VPN?

Quando falamos em proteção de dados, todo cuidado é pouco, não é mesmo? Por isso, é fundamental evitar erros que possam gerar problemas de conexão ou brechas de vulnerabilidade.

Para aumentar a segurança da sua conexão (já que a VPN se baseia em conexões públicas, o que pode representar um risco para a integridade dos dados que ali circulam), é preciso contar com o uso de criptografia em todas as informações e comunicações.

Assim garante-se que apenas o destinatário e o remetente da comunicação tenham acesso à integridade das informações que ali circulam, evitando a interceptação por cibercriminosos. Ainda que isso ocorra, ele não conseguirá realizar a descriptografia dos dados facilmente.

Além disso, é necessário utilizar a suíte de protocolos IPSec (IP Security Protocol), que gera conexões seguras, de forma que todos os dados que circulem naquele determinado gateway sejam cifrados previamente.

Para a implementação destas tecnologias, é fundamental contar com um especialista em segurança de dados que realizará a configuração dessas ferramentas.

Outro ponto pelo qual é fundamental contar com uma empresa séria diz respeito à escolha do tipo de VPN. Afinal, ela pode ser gratuita ou paga. Muitos gestores, quando realizam a configuração por conta própria, tendem a optar pela primeira opção, sem compreender os riscos aos quais estarão expostos, tais como:

  • uso de protocolos de segurança frágeis;
  • velocidade de conexão baixa;
  • índice de indisponibilidade elevado;
  • limitação da proteção oferecida, por não ter muitos servidores disponíveis em todo o mundo;
  • falta de suporte em caso de problemas.

Por isso é fundamental contar com o apoio de empresas sérias e especializadas, que farão o trabalho de aplicação das configurações para a criação de uma VPN bem mais segura, com a observância de todos os protocolos de segurança específicos, bem como realizarão todo o suporte em caso de eventuais problemas.

Desta forma, sua empresa não sofrerá com indisponibilidades, conseguindo manter suas operações seguras e com disponibilidade contínua de sua usabilidade.

Quer aplicar VPN em seu negócio? Então, entre em contato com a gente e converse com um de nossos atendentes sobre suas demandas!

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.