Conheça as causas da conexão instável e como solucioná-la
Em um período em que as empresas estão ainda mais dependentes de suas estratégias online e da disponibilidade dos seus recursos de TI, problemas com conexão instável passam a ser ainda mais danosos para os negócios.
Além de impactar negativamente as operações e a competitividade no mercado, instabilidades na conexão podem prejudicar a imagem da empresa perante o consumidor, ocasionando prejuízos de diferentes maneiras.
Nesse contexto, fica ainda mais evidente a necessidade de que gestores e líderes dediquem uma atenção ainda maior à qualidade da conexão, verificando a existência de eventuais falhas, gargalos e outras situações que podem afetar a disponibilidade dos serviços de rede e telecomunicações, sua performance e, também, a sua segurança.
Diante da importância desse tema no atual cenário, conversamos como o Sérgio Brito, Diretor de Tecnologia da Aloo Telecom, e ele nos esclareceu quais são as principais causas da conexão instável na empresa e como solucioná-la. Acompanhe!
Transtornos da conexão instável
A instabilidade na conexão de uma empresa é capaz de gerar uma série de transtornos, tanto interna quanto externamente. São situações que interferem na usabilidade de serviços pelo consumidor e, também, no aproveitamento da infraestrutura de tecnologia da informação, inviabilizando, por exemplo, o uso de sistemas de gestão na nuvem, armazenamento e acesso de dados online, entre outros recursos.
No atual cenário dos negócios em que há uma intensa demanda por serviços digitais, presença online e comodidades, uma conexão instável pode implicar grande perda de competitividade, abrindo espaço, por exemplo, para que o consumidor vá buscar soluções e serviços na concorrência por não ter tido uma experiência de uso satisfatória.
Dessa forma, percebe-se que a qualidade da conexão é um fator que interfere na relação do cliente com a empresa, pesando positiva ou negativamente na competitividade do negócio, a depender da experiência de uso que a conexão é capaz de oferecer.
Principais causas da conexão instável
Na realidade dos negócios, de acordo com Sérgio Brito, especialista no assunto, existem diferentes ocorrências que interferem na qualidade da conexão. Entretanto, a grande parte delas está associada a falhas internas na infraestrutura de TI da empresa. Aqui, por exemplo, cita-se falhas como:
- alocação errônea de equipamentos;
- não observação de parâmetros básicos de operações de determinados dispositivos, como temperatura e tensão;
- organização física dos equipamentos;
- gerenciamento do inventário de TI, entre outras.
Indo além, é preciso levar em consideração não apenas a infraestrutura física, ligada à qualidade e capacidade dos equipamentos utilizados, mas principalmente a parte estratégica, que se relaciona com a forma como o ambiente de rede e toda a infraestrutura são pensados para atender a empresa nas mais diversas circunstâncias.
A seguir, listamos alguns dos principais causadores de instabilidade na conexão. Vejamos!
Excesso de ativos de redes
Os roteadores Wi-Fi, switches e demais ativos de rede são equipamentos extremamente comuns quando se fala em conexão com a internet, tendo grande utilidade no ambiente doméstico, mas principalmente no ambiente empresarial, eliminando parte dos cabos e conexões físicas.
No entanto, estes apresentam certos parâmetros e exigem condições ideais de operação para que funcionem corretamente — o que nem sempre é observado nas empresas. Nesse sentido, um erro comum é o excesso de roteadores Wi-Fi em pequenas áreas, podendo ocasionar interferências e instabilidade na conexão fornecida por eles.
Equipamentos antigos
Outra causa recorrente de conexão instável é a presença de equipamentos antigos na infraestrutura de rede da empresa. Muitos dispositivos acabam não tendo suporte para as novas tecnologias de rede, não apresentam recursos adicionais e apresentam baixa compatibilidade com equipamentos mais modernos, podendo ocasionar falhas e instabilidade na conexão.
Nesse ponto, contar com um suporte especializado para orientar sobre a aquisição de novos equipamentos, levando em conta as exatas necessidades do negócio é um diferencial altamente valioso.
Cabos danificados
As conexões físicas, dependentes dos cabos, ainda são bastante utilizadas nas empresas. Apesar de apresentarem diferentes vantagens, elas também têm suas fragilidades. Uma delas é a maior possibilidade de ocorrência de danos, como rompimento, desligamentos acidentais, oxidação em conectores e outros.
Nesse sentido, a presença de falhas físicas no cabeamento da infraestrutura de rede da empresa também pode ser uma das causas de instabilidade na conexão e, em casos mais graves, até a total indisponibilidade dos serviços. Por isso, é muito importante que a empresa monitore suas redes cabeadas, seja visualmente ou a partir de softwares, garantindo que todos os pontos estão funcionando adequadamente.
Alto volume de dados
A sobrecarga no tráfego de dados na infraestrutura de Telecom de uma empresa, junto das demais situações citadas, também é capaz de causar instabilidade na conexão. Muitas das vezes, a infraestrutura de rede não está preparada para suportar o fluxo intenso de informações e nem tem a capacidade de se adaptar a aumentos de demanda, como tem ocorrido no período atual.
Nesse ponto, desde o uso de equipamentos mais simples e limitados até a ausência de um planejamento tecnológico para compor a infraestrutura da empresa (com foco em suprir demandas sazonais) pode aumentar a probabilidade de que o alto volume de dados cause problemas técnicos, como a instabilidade.
Soluções para a instabilidade da conexão
Hoje, em razão dos avanços das tecnologias de telecomunicação, empresas de todos os portes e com as mais diferentes demandas têm à disposição um acervo variado de equipamentos e soluções para estruturar suas operações.
Nesse contexto, quando bem empregadas, essas soluções são a chave para manter a disponibilidade de serviços, a boa experiência dos seus usuários e a segurança dos dados e informações que trafegam diariamente nos sistemas internos e externos das empresas.
A Aloo Telecom, empresa especializada em telecomunicações, nesse cenário, oferece aos seus clientes um suporte técnico e de infraestrutura completo para compor operações de forma personalizada, atendendo com precisão as demandas da empresa em suas particularidades.
A partir de um conjunto amplo de soluções, a Aloo Telecom é capaz de transformar a realidade dos negócios que dependem de conexões estáveis, robustas e confiáveis — o que tem se tornado a maioria deles. Exemplo disso é a solução SD-WAN da Aloo, que oferece ao cliente o serviço de fail-over e agregação de links de internet primário e secundário, o qual é acionado automaticamente todas as vezes que a sua conexão principal fica indisponível, mantendo assim o funcionamento dos seus serviços de forma imperceptível pelo cliente final.
Indo além, a expertise da empresa somada a um atendimento próximo e um estudo detalhado das demandas do cliente, garantem o desenvolvimento e entrega de projetos de ponta, aliando alta tecnologia e disponibilidade a custos acessíveis. A Aloo Telecom também oferece serviços de Outsourcing de TI, soluções de VPN, Co-location, entre outros, todos com um elevado padrão de qualidade para solucionar problemas de conexão instável na sua empresa.
Tem interesse em otimizar a infraestrutura de telecom da sua empresa, se preparando para o futuro? A Aloo Telecom tem as soluções que você necessita. Entre em contato conosco e saiba mais!