conexão em nuvem

O que é a conexão em nuvem e qual a sua importância?

Powered by Rock Convert

Conexão em nuvem, cloud computing (computação em nuvem) e tantos outros termos parecidos têm sido cada vez mais constantes em artigos e materiais sobre tecnologia. Mas o que eles significam? Por que são tão importantes? Em que pontos convergem tecnologicamente? Basicamente, eles envolvem soluções essenciais para muitas empresas.

Para nos ajudar com essas ferramentas em nuvem, entrevistamos Sérgio Brito, Diretor de tecnologia da Aloo Telecom, que explicou melhor as principais características e as inovações do cloud computing. Para conferir essas informações, continue lendo!

O que é conexão em nuvem e qual sua relação com cloud computing?

Conexão em nuvem tem a ver com a conectividade entre uma rede e o ambiente da nuvem, para acessar as soluções oferecidas por meio de cloud computing. Essa tecnologia, por sua vez, consiste na disponibilidade de recursos de softwares e de hardwares por meio de uma rede (como a Internet) para pessoas e empresas.

Entre os principais serviços oferecidos pela nuvem, estão o armazenamento de dados, o uso de sistemas e a capacidade de computação. Por meio do cloud computing, é possível acessar ou salvar arquivos, executar processos virtuais, compartilhar conteúdos etc. em servidores online remotos, mantidos por grandes corporações de tecnologia.

Em outras palavras, podemos ter acesso a diferentes soluções sem que seja preciso instalar programas no computador, no smartphone ou em outro aparelho. Basta uma conexão à web e credenciais para acessar seus programas, arquivos e demais dados no sistema fornecido pela empresa que mantém os servidores online.

No entanto, para que esses recursos possam ser acessados, e aproveitados em sua plenitude, é importante contar com uma conectividade em nuvem estável, segura e com boa performance.

Quais os principais tipos de cloud computing?

Sérgio Brito explica que existem duas definições sobre os tipos de cloud computing. “Uma diz respeito basicamente a quem oferece o serviço”, comenta ele. “Nesse caso, podemos destacar as nuvens públicas, privadas e híbridas”.

“Nas nuvens públicas, organizações especializadas fornecem serviços de cloud compartilhados entre várias empresas”, prossegue ele. “Em geral, esse tipo tem tido grande crescimento, sendo que as nuvens híbridas estão se tornando uma tendência que precisaremos acompanhar melhor”.

Ele aponta que a outra definição está relacionada aos serviços ofertados. “Nesse caso, os mais conhecidos são: Plataforma como serviço (PaaS), Infraestrutura como serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS)”, explica o Diretor de Tecnologia. “Há uma percepção no mercado de que os fornecedores de nuvem pública que quiserem ter vida longa terão que ter em seu portfólio esses três tipos de serviços”.

Qual a importância da computação em nuvem e quais as suas inovações?

A computação em nuvem provocou mudanças na maneira como as empresas lidam com seus ativos de Tecnologia da Informação (TI) e com os processos suportados por eles. Sérgio Brito cita uma lista de inovações geradas por essa tecnologia, como a “implantação de Infraestrutura de TI em curto espaço de tempo”.

Pay As You Grow

Outro modelo impulsionado pela computação em nuvem é o Pay As You Grow, ou pagar quando houver crescimento. “A empresa pode se planejar para comprar pequenos espaços de infraestrutura de TI nas nuvens e se expandir paulatinamente na proporção em que há crescimento de suas demandas”, comenta o Diretor de Tecnologia.

“Hoje, isso não acontece quando se investe (CAPEx) em uma infraestrutura completa para suportar o que está planejado de infraestrutura de TI para alguns anos a frente”, prossegue ele. “Porque faz com que empresas desembolsem imediatamente um investimento muito alto a ser amortizado e depreciado dentro de alguns anos”.

Mudança em classificações contábeis

Sérgio também relata que houve a mudança de classificação contábil dos gastos com infraestrutura de TI. “Em vez de alocar em CAPEx, as despesas serão diluídas OPEx”, explica ele. “Ou seja, em vez de desembolsar um investimento alto em curto espaço de tempo (CAPEx), as empresas pagam periodicamente (OPEx) a valores justos apenas o que realmente precisam no momento pela infraestrutura de TI nas nuvens”.

“Para a maioria das empresas em que a área de TI não é o core (núcleo) da operação, mas é uma área de alavancagem de vendas e produtividade, esse é um recurso muito importante a se avaliar economicamente”, ressalta o Diretor de Tecnologia da Aloo Telecom.

Boa escalabilidade

“A infraestrutura de TI em nuvem contratada pelas empresas têm dimensão e custo sob medida, bem como escalabilidade em tempo real, ou seja, redimensionamento e crescimento desta infraestrutura no momento em que elas realmente necessitam”, explica Sérgio. “Não precisam aguardar tempo de espera de chegada dos equipamentos para depois implantar a infraestrutura de TI (ganham tempo e dinheiro com a rapidez de implementação)”.

Simplicidade e redução de custos com licenciamento de softwares

Outra inovação é a garantia de simplicidade no licenciamento de softwares, bem como uma maior economia nesse processo. “Os grandes players de sistemas operacionais, banco de dados, entre outras soluções cobram licenciamento muito mais barato se a contratação for por meio de nuvem”, informa Sérgio. “Isso em contraposição à contratação para infraestruturas onpremises (no ambiante próprio das empresas)”.

O Diretor de tecnologia também destacar que esse fator também facilita que as empresas estejam em compliance com licenciamentos de todas as fornecedoras das soluções tecnológicas que elas usam.

Alta disponibilidade

Sérgio comenta que “a computação em nuvem também oferece maior garantia de que os seus serviços terão alta disponibilidade”. Isso se deve ao fato de todos “os seus servidores estarem alocados em grandes Data Centers com infraestrutura de energia, climatização, segurança etc. adequados e em conformidade com normas técnicas internacionais”.

Qual a importância da conexão em nuvem nesse contexto?

Para conseguir aproveitar o potencial e as inovações do cloud computing é preciso contar com uma conectividade à nuvem de alto desempenho. Caso contrário, falhas no tráfego de dados, lentidão ou interrupções podem prejudicar as atividades de quem precisa estar conectado continuamente a uma solução remota online.

O que analisar ao adotar uma conexão em nuvem?

Para começar, é importante analisar a estabilidade da conexão. Também é fundamental buscar uma conectividade de alto desempenho e capacidade dinâmica. Algumas empresas, inclusive, empregam redes adaptativas, com segurança integrada e gerenciamento adaptável. Por falar em segurança, usar conexões de rede privadas diminui a exposição a ameaças externas.

É essencial verificar a agilidade da rede que proverá a conexão e a sua capacidade de controle. Também apurar se a fornecedora dessa solução oferece conectividade com seus Data Centers e sistemas em nuvens em tempo real.

Como a Aloo Telecom pode ajudar?

Ela oferece serviços de alto nível voltados à nuvem. Um exemplo é a solução Aloo Cloud Powered By Oracle, que une o portfólio de Oracle Cloud com link de dados dedicados à nuvem de grande capacidade da própria Aloo Telecom. Essa junção assegura uma melhor latência, bem como alta velocidade na transmissão de dados.

Devido a esse recurso, o usuário consegue acesso ao uso de serviços e links confiáveis, com velocidade de conexão, melhores preços e flexibilidade de armazenagem. O Aloo Cloud Powered By Oracle consegue unir a alta qualidade de conexão da Aloo Telecom com a expertise relacionada à nuvem da Oracle.

Outro ponto importante é a possibilidade de adquirir soluções de TI completas de um só fornecedor. Isso porque, além da conexão em nuvem, a Aloo Telecom também oferece outras soluções que podem ser usadas em conjunto ao cloud computing.

Quer conhecer mais sobre as soluções da Aloo Telecom relacionadas à nuvem? Entre em contato com nossa equipe de especialistas para que possamos ajudar você!

Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.