Como a rede MPLS funciona? Entenda agora mesmo!

Como a rede MPLS funciona? Entenda agora mesmo!

Powered by Rock Convert

O setor de telecomunicações atravessa um processo de evolução progressivo, e devido às funcionalidades proporcionadas, esses recursos estão cada vez mais presentes nos processos internos das organizações.

Na busca por tecnologias eficientes, uma aplicação em especial tem se mostrado excelente solução para atender demandas de múltiplos serviços baseados nas redes de computadores: a rede MPLS. Você sabe o que isso significa e como ela pode facilitar os processos da sua empresa?

Neste post, você vai descobrir como funciona uma rede MPLS e todos os benefícios que ela tem a oferecer para a conquista de melhores desempenhos no seu negócio. Confira mais detalhes na leitura completa do artigo!

O que é MPLS?

A sigla MPLS é uma abreviação do termo Multiprotocol Label Switching, que representa um protocolo de chaveamento de pacotes, que possibilita o encaminhamento de etiquetas para identificação do roteador mais próximo, e define o melhor fluxo de envio desses pacotes.

De uma maneira menos técnica, é possível conceituar o MPLS como um mecanismo de transporte de arquivos de multimídia — vídeos, áudios, dados. Sua criação teve como base tecnologias de engenharia de tráfego, e atualmente é utilizada para implantar novos serviços na rede de computadores.

Hoje, o principal objetivo da MPLS é interligar diferentes tipos de redes da maneira mais eficiente possível. Como o próprio nome sugere, multiprotocol, a tecnologia pode ser usada em qualquer rede. Porém, o seu estudo e aplicação estão voltados para a rede IP, devido a importância da internet e dos seus protocolos nas redes WAN (Wide Area Network).

Portanto, trata-se de um sistema flexível que viabiliza o seu mapeamento em tecnologias de redes distintas. Devido à sua característica de interligar roteadores IP, a MPLS se tornou uma referência na construção de redes de telecomunicações, especialmente nos serviços computacionais, de convergência telefônica e de vídeos.

Como funciona esse protocolo?

O Multiprotocol Label Switching funciona, basicamente, através da adição de um rótulo aos pacotes de tráfego na entrada do Backbone. Dessa forma, tudo que é enviado para lá passa a ser caracterizado com este rótulo. Se compararmos ao processo de encaminhamento IP, a MPLS é bem mais eficiente, tendo em vista que dispensa a consulta das tabelas de routing.

Isso significa que, nas redes MPLS, os roteadores são capacitados a decidir o encaminhamento mais adequado de acordo com o conteúdo dos rótulos, evitando-se assim os procedimentos de pesquisa do roteamento convencional.

Este protocolo ainda permite a criação de redes virtuais privadas, assegurando o isolamento completo do tráfego com a criação de tabelas de labels (usadas para roteamento) únicas para cada VPN.

Além do mais, a MPLS disponibiliza os serviços de QoS — uma ferramenta que possibilita a diferenciação dos tipos de tráfegos, gerenciando-os de inúmeras formas, além de priorizar o emprego dos pacotes de voz e multimídia — indispensável para aplicações que atuam em tempo real.

Outra funcionalidade do MPLS é a engenharia de tráfego e VPN para uma rede estruturada em IP.

Quais as vantagens que essa tecnologia tem a oferecer?

Encaminhar pacotes considerando o conteúdo dos seus rótulos, em vez de realizar o roteamento com base nos cabeçalhos, traz vantagens significativas para os usuários da tecnologia MPLS.

Com a diminuição dos processamentos nos equipamentos de rede, o número de pacotes também diminui, e a velocidade de encaminhamento de um rótulo torna-se muito maior do que a de roteamento de um cabeçalho de pacote.

A própria arquitetura da rede MPLS é um dos motivos para que o seu sistema tenha rapidez. Como a parte pesada do processamento dos pacotes é realizada nas bordas da rede, isso garante uma folga para seu núcleo operar com mais folga.

Então, considerando que a taxa de pacotes por segundo no núcleo da rede é superior à taxa das bordas, obtém-se uma grande agilidade no funcionamento da rede.

Outro fator que contribui para gerar maior eficiência na comunicação é a flexibilidade da MPLS para atribuir prioridade aos rótulos. Isso interfere diretamente na qualidade de serviço de Frame Relay e de ATM.

Nesse processo, ainda existe a vantagem do uso de redes de tecnologias distintas. Os pacotes conseguem percorrer a rede pública por meio de circuitos estáticos, que são o caminho para VPNs.

Por fim, vale ressaltar a segurança disponibilizada por esse sistema, que garante o fluxo de múltiplos protocolos com diferentes padrões de criptografia, porque a carga útil dos pacotes não é detectada pelos roteadores de encaminhamento.

Como a Aloo pode ajudar com essa questão?

A Aloo Telecom é uma empresa com alta tecnologia em redes de telecomunicações e se destaca por ofertar serviços diferenciados, atendimento personalizado e conexão ultra veloz, com garantia de estabilidade e redundância.

Com presença em grande parte do território nacional, possui infraestrutura em 14 estados brasileiros, além de 3 cidades localizadas nos EUA (New York, Miami e Chicago). São mais de 29.000 quilometros de backbone fornecendo serviço de internet e comunicação de dados com alto desempenho.

Para quem precisa de soluções corporativas de alta performance, basta entrar em contato com a Aloo, que os seus executivos de negócios vão até o gestor para apresentar todos os nossos serviços.

Ademais, é importante destacar todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa: IP dedicado, Cloud powered by oracle, BGP IP Transito, Lan to Lan, Anti DDoS e EILD.

A rede MPLS tem por finalidade ser um método de gerenciamento de estrutura de comutação que parte de qualquer rede de datagramas e utiliza, para tanto, os caminhos organizados pelos protocolos de roteamento.

Devido à sua flexibilidade em processar e dividir as informações em classes de serviço — os rótulos — e a facilidade de aplicação em redes como ATM, Ethernet e Frame Relay, o MPLS é vista como a principal tecnologia capaz de oferecer serviços diferenciados e atender demandas de redes, desde pequenas empresas até as que atuam em nível global.

Gostou do artigo? Agora que você entendeu como funciona uma rede MPLS e quais são os benefícios trazidos para empresas que adotam essa tecnologia, aproveite para entrar em contato com nosso time de especialistas, e conhecer as melhores soluções para o seu negócio.

Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.