infraestrutura de ti

Infraestrutura de TI: por que é necessária na sua empresa?

As transformações digitais exigem mudanças na forma como as empresas encaram asatividades de TI, que precisam ser cada vez mais eficientes, seguras e produtivas, minimizando chances de erro em seu negócio.

Uma das formas de garantir melhores resultados e permitir o crescimento do seu empreendimento é melhorar a infraestrutura de TI. Afinal, a economia digital é uma realidade, e as organizações que não se atualizarem poderão perder espaço no mercado.

Neste conteúdo, vamos mostrar as principais vantagens de cuidar da sua infraestrutura de TI, além de explicar por que isso é necessário para a fluidez dos processos em seu negócio. Ficou curioso? Boa leitura!

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI diz respeito ao conjunto de hardwares e softwares, além de redes, instalações e demais componentes, que permitem a realização dos procedimentos de TI no ambiente das empresas, sejam elas especializadas em Tecnologia da Informação ou não.

Além disso, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) v3 acrescenta a funcionalidade desses itens à lista. Eles devem ser usados para:

  • desenvolver;
  • testar;
  • fornecer;
  • monitorar;
  • controlar;
  • suportar serviços de TI.

Ela pode funcionar de forma centralizada, em um único data center, ou de forma descentralizada, distribuído por vários data centers. Eles podem ser monitorados tanto pela própria empresa quanto por terceiros, por meio de parceiras especializadas nesse tipo de serviço.

Por que ela é necessária às empresas?

Uma infraestrutura de TI, quando devidamente aplicada, é capaz de trazer uma série de vantagens para as organizações. Compreender isso é fundamental para que se perceba o quanto deve de tempo e recursos deve ser investido para melhorar esses aspectos. Veja os principais benefícios de uma infraestrutura bem produzida.

Redução de tempo ocioso

Um dos principais pontos que podem prejudicar as organizações diz respeito a falhas e indisponibilidade durante as atividades da organização. Com uma infraestrutura devidamente montada, dificilmente esse tipo de problema acontecerá.

Isso, porque todo o planejamento conseguirá prever qual o uso médio de recursos, quando ocorrem picos de demanda e como isso poderá ser solucionado de forma que a sua empresa não sofra com sobrecargas ou problemas diversos.

Além disso, a qualidade dos equipamentos utilizados permitirá que se evitem problemas com desastres tecnológicos e defeitos, entre outros pontos.

Aumento de produtividade nas equipes de TI

Com a melhor infraestrutura disponível, torna-se possível fazer um melhor trabalho em menor tempo e com menor índice de erros. Com isso, o desempenho das suas equipes aumenta consideravelmente.

Uma maior produtividade pode representar um diferencial importante para sua organização. Isso, porque, por meio de equipes mais eficientes, torna-se possível fazer entregas mais ágeis, com menor índice de falhas e atrasos.

Com isso, seu negócio consegue melhorar o próprio atendimento externo para o cliente, bem como fidelizá-lo a longo prazo.

Powered by Rock Convert

Encurtamento de distâncias físicas

Quando bem estruturado, o TI é capaz, até mesmo, de encurtar as distâncias físicas entre as equipes. Com isso, seus times podem trabalhar de forma remota, em diversas unidades ou, até mesmo, em esquema de home office e conseguir resultados que sejam tão positivos quanto com o trabalho presencial.

Redução de indisponibilidades

Se você tem os melhores equipamentos e uma infraestrutura adequada, dificilmente terá problemas de indisponibilidade ou falhas nos serviços e dispositivos. Com isso, sua empresa não terá grandes problemas com pausas de serviço.

Pense, por exemplo, em servidores que ficam sobrecarregados. Eles podem fazer com que o site do seu negócio caia constantemente, inviabilizando possíveis contatos e contratações. Por isso, é fundamental ter uma infraestrutura sólida, que minimize as chances de problemas futuros.

Outras vantagens que mostram a importância de cuidar da infraestrutura de TI da sua empresa são:

  • gera diferencial competitivo;
  • permite lidar com as atuais mudanças do mercado, como mobile, social, analytics e cloud;
  • diminui os riscos de fracassar a longo prazo;
  • consegue atender às demandas futuras do negócio;
  • permite manutenções mais ágeis e eficientes;
  • aumenta a satisfação do seu colaborador;
  • aumenta a segurança da informação e proteção de dados;
  • garante a automação de processos;
  • melhora a gestão de projetos do seu setor de TI.

Diante de tudo que falamos, você consegue perceber o quanto é fundamental pensar em uma melhor infraestrutura de TI. Então, realize uma boa implementação e cuide do seu negócio.

Como a infraestrutura de TI está relacionada à internet corporativa?

A internet corporativa é fundamental para a execução das atividades da empresa como um todo, principalmente do setor de TI. Sem uma, a outra poderá passar por uma série de problemas.

Quer ver um exemplo prático? Imagine que seu negócio tenha disponível internamente uma conexão de rede de alta velocidade, o que permite trocas de dados ágeis entre os times internos e externos. Isso poderia dar certo, não é mesmo?

Porém, seus servidores físicos são antigos, lentos, com pouca capacidade. Nesse caso, quando ele atinge o seu máximo, ou seja, quando os acessos chegam ao limite, o servidor fica temporariamente indisponível e pode trazer sérias consequências, como paralisação das atividades internas.

Nada bom, não é mesmo?

Pois é. A infraestrutura de TI e a internet corporativa estão intimamente ligadas. Afinal, é a própria infraestrutura de TI que permite que a internet corporativa funcione de maneira adequada.

Então, para que tudo corra da melhor forma possível, é fundamental contar com cabeamento e equipamentos que sejam capazes de proporcionar conexões ágeis e eficazes. Sem isso, também ocorrerão gargalos e quedas de conexão que podem prejudicar o trabalho interno.

Lembre-se de que a internet é uma aliada fundamental para as organizações, independentemente de seu porte e sua área de atuação. Ela é útil para as comunicações internas, ações de marketing, uso de ferramentas na nuvem, softwares ERP, entre outros.

Ter uma boa infraestrutura de TI é fundamental para que o seu negócio possa crescer e conseguir melhores resultados, bem como ser capaz de executar as atividades com o máximo de eficiência.

Quer mais dicas para melhorar as conexões da sua empresa e potencializar a área de telecomunicações? Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas dicas e conteúdos imperdíveis diretamente em seu e-mail! 

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.