Nuvem híbrida

Vale a pena optar pela nuvem híbrida? Veja 4 vantagens!

Powered by Rock Convert

Você sabe o que é a nuvem híbrida e quais são as suas vantagens? Hoje, as empresas têm a oportunidade de buscar continuamente por soluções que contribuam para os seus processos e tragam mais flexibilidade.

Para definir as ferramentas mais adequadas para a realidade de seu negócio, existe a necessidade de entender sobre as particularidades das demandas, sobre a segurança necessária para as atividades e optar por aquela solução que melhor se encaixa nesse sentido.

Por essa razão, elaboramos este material para que você conheça um pouco mais sobre a nuvem híbrida, as suas vantagens, além das diferenças existentes para outras alternativas disponíveis. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda a diferença entre os tipos de nuvem

Antes de explicarmos sobre as vantagens da nuvem híbrida para a empresa, vamos explicar as diferenças desse modelo de cloud computing para a nuvem privada e a pública. Confira!

Nuvem pública

No caso da nuvem pública, a empresa conta com ferramentas e ambientes de cloud computing cuja propriedade não pertence a ela, ou seja, o provedor é terceirizado. Sendo assim, há o compartilhamento com mais de uma empresa, a partir da internet pública.

Ela é quem vai cuidar tanto da infraestrutura quanto da manutenção e do gerenciamento, além de disponibilizar ao usuário outros recursos e aplicativos conforme a sua necessidade.

Nuvem privada

Diferentemente da nuvem pública, como o próprio nome já diz, a nuvem privada conta com ambientes de nuvem de propriedade do usuário final. Dessa forma, o servidor não será compartilhado pelo negócio, sendo comum contar com uma equipe interna para comandar a infraestrutura e realizar o gerenciamento e a manutenção.

Nuvem híbrida

Existem empresas que contam com informações confidenciais e estratégicas, que precisam ser armazenadas em nuvem privada. Porém, há outras questões mais operacionais e de menor vulnerabilidade que poderiam ser atendidas por uma nuvem pública. Nesse caso, opta-se pela nuvem híbrida, isto é, uma mescla das duas soluções anteriores.

Dessa forma, antes de entrarmos especificamente nas vantagens que essa solução traz, temos a oportunidade de traduzir que a empresa usufruirá dos ganhos que a nuvem privada e a pública oferecem, contribuindo para que a organização adquira escalabilidade e competitividade no mercado.

Quais são as vantagens da nuvem híbrida?

Agora que você já conhece as diferenças entre nuvem híbrida, pública e privada, chegou o momento de conhecermos as vantagens da primeira alternativa. Confira!

1. Maior segurança de dados

Especialmente em um contexto no qual a LGPD ganha destaque entre os assuntos mais debatidos em relação a proteção de dados, essa busca deve ser uma prioridade entre os gestores. Para empresas que desejam crescer de forma acelerada e alcançar outros nichos de mercado, existe a necessidade de obter soluções que auxiliem nesse processo, sem deixar de lado a segurança.

Powered by Rock Convert

A nuvem híbrida se destaca nesse ponto. Por meio dela, as empresas têm a oportunidade de armazenar dados e informações mais estratégicas ou operacionais, de modo que acessem com total segurança de onde quer que esteja — contribuindo também para a mobilidade dos profissionais.

2. Flexibilidade operacional

Por falar em mobilidade, não podemos deixar de lado a flexibilidade operacional proporcionada pela nuvem híbrida. Principalmente, depois de um ano que ficou marcado pelo trabalho remoto, esse é um ponto essencial para que as empresas possam seguir adiante com seus modelos de negócio e atender ao mercado como um todo.

Conforme explicamos, a nuvem híbrida traz a oportunidade de acessar as informações e manter uma rotina normal de onde quer que esteja, contribuindo para que haja um controle eficaz dos dados da empresa.

Lembre-se: monitorar as informações da organização é um dos grandes desafios enfrentados por grandes e pequenos negócios — e a gestão deve contar com um bom planejamento nesse sentido.

3. Redução de custos

Outro desafio comum entre as empresas é a diminuir custos sem afetar a produtividade dos profissionais e a qualidade do serviço ofertado pelo negócio. Como isso é possível por meio da implantação da nuvem híbrida? Essa é uma ferramenta que permite a criação de rotinas automáticas de backups, além de permitir a sincronização de dados.

Quando a infraestrutura é totalmente privada, até mesmo, para assuntos mais operacionais e que não exigem tanto controle por parte da empresa, os custos acabam se tornando mais elevados. Nesse caso, como parte dos dados ficam armazenados na nuvem pública, contribui para que a organização mantenha gastos mais reduzidos, trazendo a possibilidade de alocar recursos a questões mais estratégicas.

4. Suporte para a tomada de decisão

Empresas que se destacam são aquelas que realizam as suas tomadas de decisão mais importantes por meio de análise precisa de dados. Porém, é preciso que as informações estejam bem organizadas, de modo que a gestão tenha acesso a elas de forma facilitada — obtendo uma visão estratégica da empresa como um todo.

Como a nuvem híbrida separa informações mais estratégicas e privadas dos dados públicos, naturalmente, vai haver uma maior organização dos ativos intangíveis.

Como adotar essa solução na empresa?

Você deve estar se perguntando: mas como é possível adotar essa solução no negócio? Para ajudar você, selecionamos algumas sugestões que agregarão para a rotina do seu negócio:

  • avalie a atual situação da empresa e entenda, de forma precisa, quais são as suas necessidades;
  • conheça os principais tipos de nuvem existentes e opte por aquele que melhor se encaixa a sua realidade — caso tenha se identificado com os diferenciais apresentados neste material, a nuvem híbrida deve ser a alternativa escolhida;
  • busque por um fornecedor de qualidade, e que seja referência no mercado — avalie o suporte, o atendimento e as empresas atendidas por ele;
  • promova o treinamento de seus colaboradores para uma melhor implementação da nuvem híbrida.

Neste material, você pôde entender o que é a nuvem híbrida, as diferenças para outros modelos em cloud computing, além de conferir as principais vantagens de adotá-la. Independentemente de qual seja a estratégia da empresa, o ideal é contar com um bom planejamento, além de envolver todo o time nesse processo. Assim, as chances de usufruir dos ganhos apresentados aumentam consideravelmente.

Então, o que achou do conteúdo? Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha outra sugestão, compartilhe conosco e deixe um comentário!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.