Escalabilidade em TI: qual a importância e como promovê-la?
Entender os benefícios da escalabilidade em TI (Tecnologia da Informação) é essencial para os negócios. Afinal, quando uma empresa está em crescimento, a última coisa que os seus sócios desejam é que ela não consiga oferecer serviços de qualidade para os clientes.
Nesse caso, uma TI escalável representa a garantia de que o seu negócio aumentará o próprio limite de capacidade sem reduzir a qualidade. Mas como isso funciona na prática e quais os seus benefícios? Encontre as respostas em nosso guia sobre o assunto!
O que é escalabilidade em TI?
O conceito de escalabilidade em TI não é difícil de entender. Escalabilidade em TI consiste no quão bem um software (e a equipe responsável por ele) conseguem se adaptar para entregar um produto de igual qualidade a um número maior ou menor de clientes, ou em cenários inesperados.
Pense, por exemplo, que do dia para a noite um portal com grande tráfego de internautas resolveu recomendar o seu aplicativo a todos os seus visitantes. Para sobreviver aos novos acessos, cadastros e pedidos, a empresa terá de ser capaz de se adaptar rapidamente a eles.
Consequentemente, ela precisará de escalabilidade em TI. Sem isso, o portal poderá sair do ar, travar ou se tornar lento no carregamento de páginas. Até a segurança digital poderá ser comprometida.
Por que escalabilidade em TI é importante?
Existem alguns motivos pelos quais a escalabilidade em TI cumpre um papel tão importante. Conforme um empreendimento cresce e atinge novos mercados, o seu principal objetivo é continuar entregando um produto de alta eficiência. Afinal de contas, foi esse item que conquistou os consumidores em primeiro lugar.
Todavia, as demandas do mercado não são estáticas, mudando conforme os interesses das pessoas. Para que uma empresa atinja o sucesso nesse cenário, a escalabilidade de TI desempenha função fundamental.
É necessário adaptar as suas ofertas, vendendo para o máximo de clientes possível, para ser um sucesso no mercado. E escalabilidade em TI garante segurança, acesso a recursos e tranquilidade para lidar com um aumento ou uma redução significativa no número de clientes utilizando uma solução.
Se pensarmos do ponto de vista exclusivamente financeiro, a escalabilidade de TI é essencial para assegurar que o seu negócio não perca oportunidades de ser lucrativo. Com boa escalabilidade uma companhia consegue, pelo contrário, atender mais clientes por um custo menor, sem ter de substituir nenhum dos seus sistemas.
Ao abordar escalabilidade, é normal pensar em cloud computing. Isso é justificável, pois o serviço foi criado exatamente para oferecer essa vantagem aos consumidores. Mas não é só a nuvem que pode ser escalável: todas as tecnologias utilizadas pelo seu negócio carregam tal potencial, desde que pensadas para isso.
Quais são os benefícios da escalabilidade em TI?
Agora que você já sabe direitinho no que consiste escalabilidade em TI, que tal conhecer algumas das grandes vantagens dela? Veja a lista!
Flexibilidade
O primeiro e principal benefício da escalabilidade em TI reside na flexibilidade. A partir de uma TI escalável, atende-se a um número maior ou menor de clientes, sempre de acordo com a demanda.
Poder computacional
Precisa de mais poder computacional para acelerar o crescimento da sua marca? Então você está interessado no assunto certo. Isso porque a alta escalabilidade da TI garante que esse poder computacional fique ao seu alcance quando necessário.
Versatilidade
Nunca antes na história da humanidade os negócios mudaram tão rápido quanto hoje. Algo que é prioridade para a sua empresa no momento pode não ser mais daqui a três meses.
Se os investimentos de TI não forem escaláveis, os recursos adquiridos para custear esse projeto não poderão ser alocados em outro esforço competitivo do negócio. Por isso, escalabilidade em TI é tão importante.
Qual é a relação entre escalabilidade em TI e produtividade?
A falta de escalabilidade de sistemas e equipamentos de TI pode impedir que a produtividade do negócio aumente e, dependendo da situação, prejudicar até o nível atual de desempenho. Se a empresa passa a ter um aumento repentino e significativo na demanda de recursos, produtos e serviços, a TI poderá ser sobrecarregada.
Isso tende a atrapalhar algumas de suas atividades cotidianas e de outros setores organizacionais que dependem de tecnologia, diminuindo seus resultados. Além disso, uma infraestrutura de TI não escalável também prejudica a produtividade.
Tal fato pode ocorrer, por exemplo, em uma empresa que não montar um bom sistema de cabeamento estruturado, que seja escalável. Afinal, na hora em que o negócio crescer e for necessário mais conexões, todos que dependem de acessos rápidos e de alto nível de disponibilidade poderão ter problemas. Por exemplo, redução do desempenho da rede, indisponibilidade recorrente de acesso a sistemas e episódios frequentes de congestionamento no tráfego de dados.
Portanto, é fundamental que essa rede possa ser alterada e ampliada com agilidade para impedir dificuldades na operação do negócio. Além do mais, um sistema de cabeamento estruturado que siga os padrões adequados também possibilita a inclusão de ferramentas de TI mais avançadas capazes de aumentar a produtividade do negócio.
Quais são os principais tipos de escalabilidade?
Existem diferentes tipos de escalabilidade que podem ser empregadas em uma empresa e, até mesmo, na própria área de TI. São elas:
- escalabilidade econômica — tem a ver com o modelo de negócio. Em tecnologia, startups precisam ter a capacidade de aumentar vendas e faturamento sem que isso implique tanto em custos operacionais e de desenvolvimento. Além disso, a escalabilidade econômica pode ser subdividida em duas:
- escalabilidade vertical — quando a empresa tem um modelo de negócio escalável em um segmento específico de um setor;
- escalabilidade horizontal — quando a companhia apresenta um modelo de negócio escalável em um ou mais segmentos de um setor, podendo diversificar as áreas atendidas.
- escalabilidade computacional — o foco é a capacidade de ativos de TI (software, hardware, algoritmos e recursos tecnológicos) de suportarem aumentos e diminuições de usuários, dados e operações. No caso, eles podem até ser complementados com mais infraestrutura de TI, mas precisam ter essa capacidade de integração.
Como promover a escalabilidade em TI?
Nunca tinha pensado na escalabilidade da sua TI? Fique tranquilo: com as dicas abaixo, você pode começar o quanto antes a implementar soluções escaláveis na empresa.
Escolha tecnologias escaláveis
O primeiro passo para criar aplicações e deixar a TI mais escalável é selecionar a tecnologia certa para as soluções trabalhadas. Alguns recursos oferecem alternativas de escalabilidade mais simples e automatizadas do que outros.
É o caso de um exemplo que já citamos aqui: o armazenamento em nuvem. Ele permite que usuários customizem a quantidade de espaço de que precisam, conforme demanda. Portanto, trata-se de um recurso facilmente escalável.
Passe um pente fino pelas soluções empregadas pelo seu departamento de TI e verifique quais são escaláveis e quais não são. Em seguida, comece a buscar práticas que priorizem escalabilidade para substituir aquelas que falham nesse quesito.
Projete o crescimento futuro
A escalabilidade em TI exige um planejamento sobre o quanto tende a crescer em determinados cenários. Para isso, olhe para os seus números atuais e projete como eles estarão em seis meses, um ano ou dois.
Baseie-se nessas métricas para estimar quais tecnologias são mais ou menos escaláveis antes de se comprometer com qualquer uma delas. Opte por aquela que deve trazer maior simplicidade na hora de escalar.
Dessa forma, você conseguirá evitar softwares que se tornarão desatualizados a curto, médio ou longo prazo. Isso, é claro, dependerá do que você planejou e de até quando deseja permanecer com eles.
Automatize os projetos de TI
Uma empresa não pode contar exclusivamente com trabalho manual. Se você quiser que um projeto vá do 1 ao 1 milhão de usuários, ele terá de ser automatizado desde o começo.
A implementação de recursos de automação nos seus projetos faz toda a diferença em termos de escalabilidade. É muito mais viável tornar processos automatizados em escaláveis e, quanto menos ações manuais integram a rotina, maiores as chances da sua TI ser escalável.
Utilize um gerenciador de processos
Por último, não se esqueça de que os projetos de escalabilidade em TI se beneficiam bastante de métricas e dados. O emprego de um gerenciador de processos vai ajudá-lo a identificar os gargalos que estão impedindo que a sua aplicação escale de verdade, fazendo toda a diferença nos seus resultados.
Quais os erros a serem evitados na hora de escalar o negócio?
Existem alguns equívocos que podem prejudicar a escalabilidade do negócio. Veja alguns dos principais:
Não definir uma política de acesso
Quando um negócio aumenta de tamanho é comum que haja uma elevação no número de acessos a sites, sistemas, plataformas etc. fora da empresa. Isso porque geralmente cresce a quantidade de processos e demandas, bem como o número de colaboradores.
Só que esse maior contato com ativos tecnológicos externos também amplia os riscos de vazamentos de dados, invasões de sistemas por cibercriminosos e outros tipos de ataques cibernéticos. Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que os gestores de TI, em conjunto com a diretoria da empresa, definam políticas de acesso que acompanhem mudanças no porte da operação.
Não ter uma política de segurança de TI sólida
A política de segurança digital da empresa também deve acompanhar os diferentes cenários proporcionados pela escalabilidade de TI. Por exemplo, se a operação crescer, é importante que os sistemas de segurança virtual sejam capazes de lidar com um volume maior de dados e, potencialmente, de ciberataques.
Por exemplo, um plano de antivírus que antes servia para uma equipe pequena pode não servir para um time dez vezes maior. Também pode não dar conta de novas atividades e processos da empresa, inclusive, não sendo indicado para eles.
Não planejar boas estratégias
As estratégias do negócio também precisam incluir a escalabilidade de TI. Por exemplo, em determinado momento pode ser preciso adotar cloud computing ou, até mesmo, outsourcing de TI para dar conta do aumento na demanda tecnológica por parte da empresa. Além do mais, muitas estratégias gerais da organização poderão ser ineficientes ou incompletas se não forem devidamente amparadas pela TI.
Quais as consequências de não se preocupar com a escalabilidade?
As empresas que não se preocupam em tornar seus negócios escaláveis costumam ter dificuldades à medida que aumentam de tamanho. Entre os principais, podemos incluir o engessamento de operações, a perda de oportunidades de negócio por não conseguirem dar conta da demanda e a própria diminuição no ritmo de crescimento. Caso precisem encolher suas operações, elas poderão amargar prejuízos e gastos desnecessários devido à lentidão para conseguirem se adaptar.
Agora que você entende melhor sobre a importância da escalabilidade em TI, saiba que a Aloo Telecom é especialista nesse campo. Construímos infraestruturas escaláveis e de alto padrão para atender as necessidades dos mais variados tipos de negócios. Tem um projeto? Nossa equipe, com certeza, pode auxiliar!
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