escalabilidade em ti

Escalabilidade em TI: qual a importância e como promovê-la?

Powered by Rock Convert

Escalabilidade em TI: o que é e quais os seus benefícios? Quando uma empresa está em crescimento, a última coisa que os seus sócios desejam é que ela não consiga oferecer serviços de qualidade para os clientes.

A escalabilidade em TI representa a garantia de que o seu negócio aumentará o próprio limite de capacidade sem reduzir a qualidade. Mas como isso funciona na prática e quais os benefícios? Encontre as respostas em nosso guia completo sobre o assunto!

O que é escalabilidade em TI?

O conceito de escalabilidade em TI não é difícil de entender. Escalabilidade em TI consiste no quão bem um software (e a equipe responsável por ele) conseguem se adaptar para entregar um produto de igual qualidade a um número maior ou menor de clientes, ou em cenários inesperados.

Pense, por exemplo, que do dia para a noite o BuzzFeed resolveu recomendar o seu aplicativo a todos os visitantes do site. Para sobreviver aos novos acessos, cadastros e pedidos, a sua empresa terá de ser capaz de se adaptar rapidamente a eles. Consequentemente, ela precisará de escalabilidade em TI.

Por que escalabilidade em TI é importante?

Existem alguns motivos pelos quais a escalabilidade em TI cumpre um papel tão importante. Conforme um empreendimento cresce e atinge novos mercados, o seu principal objetivo é continuar entregando um produto de alta eficiência. Afinal de contas, foi esse item que conquistou os consumidores em primeiro lugar.

Todavia, as demandas do mercado não são estáticas, mudando conforme os interesses das pessoas. Para que uma empresa atinja o sucesso nesse cenário, a escalabilidade de TI desempenha função fundamental.

É necessário adaptar as suas ofertas, vendendo para o máximo de clientes possível, para ser um sucesso no mercado. E escalabilidade em TI garante segurança, acesso a recursos e tranquilidade para lidar com um aumento ou uma redução significativa no número de clientes utilizando uma solução.

Se pensarmos do ponto de vista exclusivamente financeiro, a escalabilidade de TI é essencial para assegurar que o seu negócio não perca oportunidades de ser lucrativo. Com boa escalabilidade uma companhia consegue, pelo contrário, atender mais clientes por um custo menor, sem ter de substituir nenhum dos seus sistemas.

Ao abordar escalabilidade, é normal pensar em cloud computing. Justificável, pois o serviço foi criado exatamente para oferecer essa vantagem aos consumidores. Mas não é só a nuvem que pode ser escalável: todas as tecnologias utilizadas pelo seu negócio carregam tal potencial, desde que pensadas para isso.

Quais são os benefícios da escalabilidade em TI?

Agora que você já sabe direitinho no que consiste escalabilidade em TI, que tal conhecer algumas das grandes vantagens dela? Veja a lista!

Flexibilidade 

O primeiro e principal benefício da escalabilidade em TI reside na flexibilidade. A partir de uma TI escalável, atende-se a um número maior ou menor de clientes, sempre de acordo com a demanda.

Poder computacional

Precisa de mais poder computacional para acelerar o crescimento da sua marca? Então você está interessado no assunto certo. 

A alta escalabilidade da TI garante que esse poder computacional fique ao seu alcance quando necessário.

Versatilidade

Nunca antes na história da humanidade os negócios mudaram tão rápido quanto hoje. Algo que é prioridade para a sua empresa no momento pode não ser mais daqui a três meses.

Se os investimentos de TI não forem escaláveis, os recursos adquiridos para custear esse projeto não poderão ser alocados em outro esforço competitivo do negócio. Por isso, escalabilidade em TI é tão importante.

Como promover a escalabilidade em TI?

Nunca tinha pensado na escalabilidade da sua TI? Fique tranquilo: com as dicas abaixo, você pode começar o quanto antes a implementar soluções escaláveis na empresa.

Escolha tecnologias escaláveis

O primeiro passo para criar aplicações e deixar a TI mais escalável é selecionar a tecnologia certa para as soluções trabalhadas. Alguns recursos oferecem alternativas de escalabilidade mais simples e automatizadas do que outros.

É o caso de um exemplo que já citamos aqui: o armazenamento em nuvem. Ele permite que usuários customizem a quantidade de espaço de que precisam, conforme demanda. Portanto, trata-se de um recurso facilmente escalável.

Passe um pente fino pelas soluções empregadas pelo seu departamento de TI e verifique quais são escaláveis e quais não são. Em seguida, comece a buscar práticas que priorizem escalabilidade para substituir aquelas que falham nesse quesito.

Projete o crescimento futuro

A escalabilidade em TI exige um planejamento sobre o quanto tende a crescer em determinados cenários. Para isso, olhe para os seus números atuais e projete como eles estarão em seis meses, um ano ou dois.

Baseie-se nessas métricas para estimar quais tecnologias são mais ou menos escaláveis antes de se comprometer com qualquer uma delas. Opte por aquela que deve trazer maior simplicidade na hora de escalar.

Automatize os projetos de TI

Uma empresa não pode contar exclusivamente com trabalho manual. Se você quiser que um projeto vá do 1 ao 1 milhão de usuários, ele terá de ser automatizado desde o começo.

A implementação de recursos de automação nos seus projetos faz toda a diferença em termos de escalabilidade. É muito mais viável tornar processos automatizados em escaláveis e, quanto menos ações manuais integram a rotina, maiores as chances da sua TI ser escalável.

Utilize um gerenciador de processos

Por último, não se esqueça de que os projetos de escalabilidade em TI se beneficiam bastante de métricas e dados.

O emprego de um gerenciador de processos vai ajudá-lo a identificar os gargalos que estão impedindo que a sua aplicação escale de verdade, fazendo toda a diferença nos seus resultados.

A Aloo Telecom é especialista em escalabilidade em TI. Construímos infraestruturas escaláveis e de alto padrão para atender as necessidades dos mais variados tipos de negócios. Tem um projeto? Nossa equipe com certeza pode auxiliar!

A escalabilidade em TI é um diferencial chave, altamente capaz de estimular a resposta aos mais variados tipos de ameaças no dia a dia, incluindo ataques como o DDoS. Não sabe o que isso significa? Entenda mais a respeito do assunto no nosso guia completo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.