Servidor dedicado ou servidor em nuvem? Veja qual escolher
Para que uma empresa possa utilizar a tecnologia digital no dia a dia, ela precisa de toda uma infraestrutura. O principal componente envolvido é o servidor, que é o hardware onde seus dados ficam armazenados e onde são acessados. E eles vêm em diferentes modelos, dependendo das necessidades da sua empresa.
As duas opções mais comuns são o servidor dedicado e o servidor em nuvem, muito comuns em negócios de diferentes portes e cada um com seus prós e contras. Entender essas diferenças e como elas influenciam seu trabalho é o mais importante para garantir o melhor resultado.
Acompanhe e entenda melhor como escolher entre servidor dedicado ou servidor em nuvem.
O que é um servidor dedicado?
Em servidores compartilhados, há uma série de dados armazenados por vários usuários. Servidores dedicados são usados por apenas um usuário ou grupo, sem ter que dividir o processamento ou o espaço de armazenamento. Veremos, a seguir, as principais vantagens desse modelo.
Recursos de banda exclusivos
Em um servidor dedicado, todo o poder de processamento do hardware é usado e administrado pela sua empresa exclusivamente, o que te dá mais controle sobre o seu uso e sua qualidade. Em servidores compartilhados, a divisão dos recursos entre múltiplos usuários aumenta a probabilidade de alguma queda ou de complicações envolvendo o acesso de outros usuários.
Estabilidade de conexão
Se você utiliza um servidor para se comunicar diretamente com o público, por meio do site da empresa, por exemplo, então precisa levar em conta o número de visitantes simultâneos em cada página. Se houver mais solicitações do que o servidor consegue dar conta, ele fica lento ou o site pode cair. Em um servidor dedicado, é possível obter uma conexão mais ampla e estável, pois não há o risco de o processamento ser tomado por outros usuários no mesmo servidor.
Maior segurança de dados
Outro ponto forte desse tipo de servidor é a segurança da informação. Nesses sistemas, há menor risco de um invasor conseguir acesso aos dados da sua empresa, além de você poder isolar a sua rede da infraestrutura pública de internet. Isso tudo contribui com a proteção das suas informações e minimiza riscos tanto para sua equipe quanto para seus clientes.
O que é um servidor em nuvem?
Uma alternativa ao servidor dedicado é o servidor em nuvem, também chamado de Cloud Computing. Esse modelo consiste em utilizar um hardware remoto para armazenar seus dados, acessando-os por meio da internet. É uma solução flexível, que ganhou bastante popularidade em empresas de todos os portes. Principalmente devido aos seguintes motivos.
Investimento mais baixo
Montar a infraestrutura completa de um servidor próprio requer tempo e recursos, além do espaço físico para armazenar o equipamento e expertise para administrá-lo. Diante disso, o servidor em nuvem apareceu como uma alternativa de menor custo. Dessa forma, é possível para sua equipe realizar qualquer tarefa remotamente, sem ter que custear um servidor físico por completo.
Alta escalabilidade
Outro benefício dos serviços de nuvem é sua flexibilidade e escalabilidade. Sempre que for necessário ampliar o espaço de armazenamento ou a banda usada pela sua empresa, você só precisa entrar em contato com o provedor do servidor e solicitar essa alteração. O mesmo vale para momentos em que você deseja diminuir o ritmo de produção para poupar despesas. É só reduzir os valores solicitados no seu contrato.
Maior disponibilidade
Em geral, quando você usa um servidor próprio, um problema na rede interna da empresa faz com que todos os dados fiquem indisponíveis. Dependendo do risco de erros, isso pode prejudicar a produtividade da empresa a longo prazo.
Utilizar um servidor em nuvem significa que, mesmo que uma parte da sua rede fique indisponível, você ainda pode acessar os dados da empresa por meio de outro aparelho, reduzindo o risco de interrupção nas suas atividades.
Quando escolher o servidor dedicado ou servidor em nuvem?
Entender as diferenças entre o servidor dedicado e o servidor em nuvem é o primeiro passo para fazer a escolha certa para o seu negócio. O mais importante é conhecer as necessidades da sua empresa e como o servidor atende a algumas delas.
Veja aqui alguns critérios que você pode usar para tomar a melhor decisão.
Flexibilidade x Estabilidade
Um dos primeiros aspectos que você deve avaliar é se o seu negócio prioriza flexibilidade de conexão ou estabilidade. Essas são duas qualidades centrais dessas duas opções de servidores. Os dedicados têm maior estabilidade de conexão, além de maior controle sobre o armazenamento e a banda disponíveis, enquanto a nuvem permite que o trabalho seja realizado de diferentes estações com maior versatilidade.
Se o seu negócio se reconfigura com muita frequência ou tem muitos profissionais atuando remotamente, então um servidor em nuvem pode ser mais adequado. Por outro lado, se você tem que lidar com grandes quantidades de informação e alto volume de solicitações, vale a pena buscar uma alternativa.
Nível de segurança exigido
Outro ponto importante é qual é o nível de segurança exigido pelo seu negócio. Não é que os servidores em nuvem sejam vulneráveis. Isso depende principalmente do provedor. Porém, quando você lida com certos dados que exigem o máximo de cuidado possível, a segurança oferecida por um servidor dedicado próprio acaba sendo mais interessante. Na nuvem, a possibilidade de acesso remoto abre portas para alguns tipos de ataques. Ter um sistema isolado é uma forma simples e eficaz de minimizar esse efeito.
Espaço e infraestrutura
Um fator que nem sempre é levado em conta na hora de escolher um servidor, mas que pesa bastante, é o espaço que ele ocupa. Ter um servidor dedicado instalado na empresa exige uma infraestrutura mais robusta, enquanto um servidor em nuvem pode ser mais facilmente terceirizado. Se você tem um escritório pequeno ou tem que se realocar com frequência, então o modelo em nuvem fica mais interessante.
Com esses critérios em mente, você já pode escolher entre servidor dedicado e servidor em nuvem com mais segurança. Acima de tudo, lembre-se de buscar um provedor que tenha expertise na área e ofereça a melhor infraestrutura possível.
Se quiser encontrar a solução de servidor ideal para seu negócio, visite o site da Aloo Telecom e conheça nossos produtos.