tecnologias emergentes

O que é e quais são as principais tecnologias emergentes? Entenda aqui

Powered by Rock Convert

Tecnologias emergentes: o que são e que potencial elas têm de transformar o mundo como conhecemos? Chamamos de tecnologias emergentes aqueles recursos de TI que têm o potencial de fazer parte da nossa vida diária. No momento, elas existem em poucas residências e empresas, mas no futuro serão cada vez mais importantes para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Entender isso não é difícil, mas determinar quais são as tecnologias emergentes que estarão por aqui nos próximos dez anos é o verdadeiro desafio. Neste artigo, olharemos para o conceito de tecnologias emergentes e conheceremos a aplicação de quatro recursos inovadores.

Pronto para tirar suas dúvidas em relação a esse assunto de uma vez por todas? Então continue a leitura para aprender!

O que são tecnologias emergentes?

Como explicamos na introdução, tecnologias emergentes são todas aquelas tecnologias que têm potencial disruptivo. Ou seja, as tecnologias que os especialistas consideram que, ao serem aplicadas no mundo dos negócios, modificarão a maneira como entendemos o mundo e o exploramos.

As tecnologias emergentes podem se encaixar em várias categorias. Algumas delas são exclusivamente referentes aos avanços que fazemos na configuração técnica de um produto — pense, por exemplo, no Wi-Fi 6 —, enquanto outras combinam hardware e software para reinventar completamente conceitos que já conhecemos, como o Data Analytics reinventou a análise de dados.

Essas tecnologias são chamadas de emergentes porque ainda não se consolidaram. Ou seja, nem todas as organizações podem utilizá-las no dia a dia para solucionar os seus problemas. Isso pode acontecer por muitos motivos, desde resistência à modificação dos processos internos de uma organização até a falta de orçamento para investir nas novas tecnologias.

Um dos maiores diferenciais das tecnologias emergentes é que podemos dar a elas um prazo de implementação entre 5 e 10 anos.

Uma tecnologia emergente é aquela que não impacta apenas o mundo dos negócios, mas também toda a sociedade. Se quiser um exemplo disso, basta olhar para a última década e ver como os smartphones modificaram a maneira como interagimos dentro e fora das empresas.

Quais são as principais tecnologias emergentes?

Legal isso de olhar para tecnologias e imaginar como elas se aplicarão no nosso futuro, não é mesmo? Então, vamos fazer um exercício juntos. 

Nos tópicos a seguir, falaremos das principais tecnologias emergentes e mostraremos como elas poderão impactar nosso dia a dia. Veja se você consegue pensar em outras aplicações para esses recursos, além das que mencionamos aqui!

1. Blockchain

E se validar um documento, informação ou transferência financeira fosse uma tarefa menos onerosa? Imagine só o que as empresas poderiam fazer. O blockchain, ferramenta que dá ao Bitcoin as suas características de segurança, é a aposta do mercado nesse sentido.

A tecnologia já vem sendo explorada por bancos, instituições financeiras e seguradoras para validar contratos e fazer garantias peer-2-peer.

2. Internet das Coisas

A vida seria muito mais fácil se as coisas que utilizamos em nossa residência fossem todas automatizadas, não é mesmo? Essa é a ideia por trás da Internet das Coisas. Uma “coisa” pode ser qualquer tipo de dispositivo conectado à Internet, desde uma geladeira até uma assistente virtual como o Echo Dot ou Google Home.

Se no passado tudo isso não passava de sonho, hoje as coisas já começam a fazer parte das nossas residências na forma de assistentes, lâmpadas inteligentes, sistemas de segurança conectados com a internet e até chaveiros eletrônicos. Casas conectadas são a expectativa do mercado, e as facilidades que advêm dessa tecnologia são surpreendentes.

O Echo Dot, por exemplo, pode fazer compras na internet para você por comando de voz. No futuro, mais dispositivos passarão a integrar a malha de coisas na sua casa, com o objetivo de simplificar o seu dia a dia.

3. Big Data e Data Analytics

Big Data e Data Analytics vem sendo utilizados cada vez mais pelas empresas para acumular, analisar e processar os dados de clientes e entender padrões entre eles. Com os dois recursos, o seu negócio pode antecipar o comportamento do consumidor, entender melhor suas dores e fraquezas e aproveitar oportunidades — seja para lançar novos produtos e serviços, seja para apenas comercializá-los com mais sucesso entre a demografia certa.

Essas soluções tornam realidade algumas coisas que vimos apenas em filmes como Minority Report: prever o futuro a partir de comportamentos do passado. Hoje, os recursos trabalham lado a lado com a Inteligência Artificial para ajudar softwares como o Watson da IBM a serem mais precisos e eficientes.

4. 5G e Wi-Fi 6

5G (smartphones) e Wi-Fi 6 (banda larga) são as duas novas maneiras de se conectar à internet, com tempos de latência menores e velocidades muito superiores às que recebemos agora em nossos computadores e smartphones. 

Essas duas modalidades de conexão são moldadas para o novo mundo digital e estão prontas para receber múltiplas conexões — importante para funcionar com os objetos da Internet das Coisas. Embora já estejam homologadas, ainda levarão um tempo para ganhar o mercado e a predileção dos consumidores.

Tanto as redes 5G quanto o Wi-Fi 6 são evoluções de hardware. Portanto, para aproveitar essas tecnologias, será preciso antes investir em equipamentos e fazer upgrade dos seus chipsets.

O que esperar do futuro das tecnologias emergentes?

Agora que nossa vida depende, mais do que nunca, de tecnologia para que possamos trabalhar, comunicar-nos e até mesmo curtir momentos de lazer, as tecnologias emergentes são ainda mais importantes. Acompanhá-las permitirá que você antecipe um pouco o futuro.

Todas as inovações que mencionamos aqui têm enorme potencial de modificar como interagimos com o mundo. Cabe às empresas encontrar maneiras estratégicas de empregá-las para transformar a experiência do usuário, simplificar o dia a dia ou repensar processos onerosos e prejudiciais ao meio ambiente.

Podemos esperar, em um futuro próximo, muitas outras tecnologias emergentes como essas, tomando o lugar das que citamos na nossa lista e passando a integrar a nossa rotina. Por isso, é preciso estar sempre atento a essas novidades, atualizando-se a respeito delas sempre que possível.

E aí, gostou de entender melhor o conceito de tecnologias emergentes e o que se pode esperar em relação a essas novidades? Quer continuar por dentro de todas elas? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos do blog em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.