Backup de nuvem

Backup de nuvem: o que você deve saber sobre essa tecnologia

Powered by Rock Convert

Dados são alguns dos ativos mais importantes das organizações. Quanto mais precocemente você entender isso, mais rapidamente implementará estratégias que poderão ser interessantes para modernizar sua empresa e minimizar impactos negativos. Além disso, a legislação atual, com a adoção da LGPD, implica adotar medidas mais robustas para proteção de dados.

O backup de nuvem é uma das soluções mais importantes e interessantes para esse fim, de forma que, se você ainda não o adota em seu negócio, é fundamental começar a rever isso quanto antes. Neste artigo, mostraremos todos os pontos à que você deve estar atento e tiraremos suas dúvidas. Boa leitura.

O que é backup de nuvem?

O backup de nuvem é uma forma de utilizar a arquitetura em nuvem para o armazenamento de informações importantes da empresa, gerando cópias de arquivos. Por meio disso, é possível que os dados sejam hospedados de forma que, a partir de qualquer máquina, em qualquer momento, as informações possam ser resgatadas.

É uma solução interessante para os negócios que precisam manter a integridade das informações, mesmo fora do servidor da empresa. Outro ponto é que as informações estarão protegidas em um local com protocolos de segurança eficientes, com duplicidade, de forma que não estarão sujeitas a situações como:

  • desastres naturais (como desmoronamentos e quedas de edifícios);
  • incêndios;
  • acidentes;
  • roubos e furtos de equipamentos;
  • interrupções dos servidores geradas por ataques de cibercrminosos.

Por que é essencial saber sobre o backup de nuvem?

É fundamental que os gestores conheçam sobre o backup de nuvem por diversos motivos. São eles:

  • é uma tendência cada vez maior nas organizações, em todos os setores;
  • permite que a sua empresa comece a adotar a transformação digital;
  • permite maior proteção, estando mais alinhado com os dispositivos da LGPD;
  • protege os dados sigilosos da sua organização;
  • torna sua empresa mais competitiva no mercado.

O que você não pode deixar de entender sobre o backup de nuvem?

Diante do que falamos, você pode perceber a importância do backup de nuvem. Se ainda não está o implementando em sua empresa, poderá gerar sérios prejuízos no longo prazo. Contudo, muitos gestores ainda não adotaram essa solução por insegurança, por não terem domínio sobre as principais informações necessárias. Por isso, acompanhe alguns dos principais pontos que você não pode deixar de saber.

Como fazer

O processo de migração de backup para nuvem pode ser trabalhoso e exige preparação prévia, já que mudará as dinâmicas de armazenamento dos dados da organização. Por isso, pode ser interessante contratar uma empresa especializada para realizar essa operação.

Além disso, pode-se programar a periodicidade do backup, para que ele seja feito de forma automatizada, a fim de que os colaboradores não precisem se preocupar com isso e evitar que alguma informação fique de fora, por erro humano.

Periodicidade

Não há um período certo ou predeterminado de periodicidade. Contudo, é importante pensar que, quanto maior o volume de dados, mais vezes deverão ser feitos os movimentos de backup. Assim:

  • caso o volume de dados seja alto, é fundamental realizar o armazenamento diariamente;
  • caso o volume de dados seja pequeno, pode-se estender o prazo, por exemplo, a cada três dias.

Diferença para outros métodos de armazenamento

É importante deixar claro um ponto: o backup de nuvem difere-se do armazenamento local (aquele que é feito no servidor in loco da empresa) pelos seguintes pontos:

  • segurança: o backup físico está sujeito a imprevisibilidades e problemas que não estão sob controle dos gestores, muitas vezes. É o caso, por exemplo, de acidentes que possam impactar os servidores locais, como alagamentos e incêndios. No backup de nuvem, você poderá ficar tranquilo, pois os dados estarão seguros;
  • escalabilidade: o armazenamento local exige que você expanda sua capacidade de armazenamento para muito além da necessidade imediata. Já no backup de nuvem, você consegue adequar isso às suas necessidades;
  • gerenciamento: muitos dos cuidados existentes ao gerenciar o armazenamento local não existem no backup de nuvem. Além disso, algumas ações necessárias podem ser feitas remotamente, por meio de qualquer dispositivo.

Vantagens

O backup de nuvem é a opção mais vantajosa para as organizações. Por isso, vamos mostrar quais são os principais benefícios que sua empresa terá ao optar por essa solução:

  • maior escalabilidade, podendo obter os recursos para maior armazenamento com apenas uma solicitação junto ao seu fornecedor de cloud. Da mesma forma, caso a demanda diminua, você pode reduzir o que está gastando com o serviço e, assim, economizar;
  • redução de custos, já que você não precisará adquirir hardwares caros para suas atividades, pagando apenas o que utilizar do armazenamento em nuvem junto ao fornecedor (cobrança on demand);
  • acesso e recuperação dos dados por meio de qualquer dispositivo. Vamos supor que um novo colaborador chega, com seu equipamento próprio. Ele poderá recuperar os arquivos do backup em sua máquina, sem maiores problemas. Tudo feito com um único toque;
  • traz sua empresa para o contexto cloud, cada vez mais exigido nos mais diferentes mercados, como uma forma de incorporar novas medidas para cenários mais modernos;
  • centralização de dados, já que todas as informações estarão armazenadas em um mesmo local. Isso pode ser interessante, principalmente, para as organizações em que há projetos e filiais que estejam distantes fisicamente, permitindo o acesso por parte de outros funcionários, em locais remotos;
  • agilidade na recuperação de dados, já que isso pode ser feito de forma automática. Não há a mesma agilidade quando falamos do disco rígido;
  • facilidade no compartilhamento de informações entre setores e colaboradores, bem como realização de controle de níveis de acesso de forma eficiente e prática, sem maiores problemas.

Melhores soluções

Observando essa tendência cada vez mais forte no mercado, muitas das gigantes de tecnologia estão oferendo soluções de backup de nuvem. Algumas das melhores encontradas atualmente são:

  • Microsoft Azure;
  • Amazon Glacier;
  • IBM.

O backup de nuvem é uma ferramenta cada vez mais fundamental para as organizações. Ele permite que seu negócio possa ter maior agilidade, menores custos e maior facilidade de inovação. Por isso, não deixe de considerar essa possibilidade.

Contudo, para que seja eficiente, é preciso tomar certos cuidados em sua adoção. São eles:

  • mexa na sua estrutura interna para que seja possível fazer a mudança sem interferir negativamente em sua empresa;
  • tenha um serviço de confiança;
  • delegue o processo de migração para uma empresa especializada nesse tipo de serviço;
  • esteja atento às principais medidas de proteção e segurança da informação (como adoção da criptografia);
  • escolha os arquivos que subirão para o backup;
  • confira se o serviço escolhido trabalha com disponibilidade e estabilidade. Afinal, não adiantará a contratação se, quando você precisar, o serviço estiver fora do ar.

Por fim, destacamos que o backup de nuvem tem um papel importante no ambiente corporativo, mas não é a única solução. Por exemplo, é fundamental que o backup local ainda exista. Você quer saber mais sobre esse serviço, para o ambiente corporativo? Leia este artigo e tire suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.