terceirização de TI

Entenda quando é o momento de fazer terceirização de TI

Powered by Rock Convert

A Tecnologia da Informação é, cada vez mais, estratégica e essencial para os negócios. Sem ela, é praticamente impossível inserir sua empresa no contexto da transformação digital e obter os benefícios necessários para o crescimento do seu negócio.

Mas o que é melhor: manter um setor alocado em sua empresa ou, então, realizar a terceirização de TI? O que é, de fato, o outsourcing dos serviços desse setor? Tem dúvidas sobre o tema?

Então leia este conteúdo e acompanhe as informações trazidas por Sérgio Brito, nosso Diretor de Tecnologia. Boa leitura!

O que é a terceirização de TI?

A terceirização de TI, como o próprio nome sugere, é uma forma de delegar funções específicas que são da área de Tecnologia da Informação para empresas especializadas, que serão responsáveis pela promoção de recursos, manutenção e gerenciamento de algumas questões.

Podemos falar, como exemplo de terceirização, os seguintes serviços:

  • fornecimento de serviços de cloud computing;
  • adoção de protocolos de segurança da informação;
  • armazenamento de backup em cloud;
  • manutenção de servidores, computadores e outros dispositivos, entre outros.

Segundo Sérgio Brito, Diretor de Tecnologia da Aloo Telecom, esse tipo de situação ocorre, principalmente, “em empresas cujo foco não é tecnologia, então optam por organizações que provêm serviços de TI”.

Ele oferece, como exemplo, um laboratório de diagnóstico. Em suas rotinas, o laboratório utiliza sistemas de gestão, softwares de atendimento ao cliente, entre outros. O core business desse negócio não é a área de tecnologia, de forma que ele não precisa, obrigatoriamente, ter um setor de TI internamente na empresa.

Ao terceirizar essas funções, os gestores de laboratórios podem direcionar seus esforços para questões que são mais importantes para o funcionamento e crescimento da empresa, investindo esforços, tempo e recursos para questões essenciais.

Isso não significa que o TI não tenha a sua importância, pelo contrário. Ele cumpre seu papel de auxiliar nas estratégias de backup de dados, armazenamento de banco de dados, automação de tarefas, realizar um atendimento ao cliente otimizado, entre outras questões que são fundamentais, mas não fazem parte daquilo que é vital para a organização (análise de exames laboratoriais).

O que deve ser levado em consideração nesse momento?

Para realizar a terceirização (ou outsourcing) de TI da sua empresa, alguns pontos devem ser levados em consideração, de acordo com Sérgio Brito.

Em primeiro lugar, leve em consideração o que é o core business da empresa. Aqueles pontos que não são essenciais para o funcionamento direto da sua empresa podem ser delegados para especialistas. Com isso, os gestores e diretores podem direcionar seus esforços para aquilo que dominam, fazendo com que tudo seja feito de forma impecável.

Outro ponto a considerar é terceirizar as tarefas que raramente ocorrem na área interna da sua empresa. Por exemplo, pode ser um desperdício de dinheiro manter profissionais focados em manutenção de computadores ou dispositivos de TI contratados em seu laboratório de análises clínicas, pois há pouca demanda para isso.

Então tarefas como manutenção de computadores e servidores, segundo o diretor de tecnologia da Aloo, podem ser terceirizadas, ou torna-se custoso mantê-las sem muita demanda.

Sérgio também aborda outro ponto importante sobre o tema e que se tornou mais evidente com o contexto da pandemia do coronavírus: a necessidade de tornar os seus serviços disponíveis continuamente.

Pense, por exemplo, em um e-commerce que precisa estar constantemente online para realizar suas vendas. Um dia de indisponibilidade de serviço por um problema com servidor, os prejuízos são consideráveis.

Sérgio ainda enumera outra questão: “as empresas normalmente optam, por ser mais barato, manter uma infraestrutura de TI interna dentro da própria empresa. Com essa pandemia, tal como outras crises anteriores, foi necessário migrar toda a infraestrutura para cloud devido à necessidade de aumento de demanda de infraestrutura de TI em curto espaço de tempo”.

Isso é fundamental para manter a disponibilidade que falamos anteriormente. “Hoje existem soluções de cloud que permitem, até mesmo em caso de falhas, a migração do serviço para que seja suprido por um outro data center em outra localidade. Por exemplo, um servidor localizado em São Paulo falha, a migração dos serviços daquele servidor pode ser feita para um outro em Minas Gerais, sem qualquer interrupção de serviço e transparente(imperceptível) ao cliente”.

Empresas grandes como Amazon e Microsoft já operam com esse servidor remoto de backup, minimizando os riscos de indisponibilidade de serviço e segurança dos dados.

Também deve ser avaliada a possibilidade de optar pela migração de todo o serviço de TI para uma empresa terceirizada, capaz de fazer toda a administração necessária para o seu negócio nesse setor, como a administração de banco de dados na nuvem, oferta de serviços, locação de infraestrutura, data center, entre outros, que são os serviços que atualmente a Aloo Telecom também oferece ao mercado.

Quando é o melhor momento de fazer a terceirização de TI?

Segundo Sérgio Brito, há alguns pontos que devem ser observados para definir qual o melhor momento de fazer a terceirização de TI em seu negócio. Vamos mostrar as opiniões do especialista a seguir.

Custos

Segundo Sérgio, para definir se é o melhor momento, o gestor deverá realizar uma análise comparativa entre o investimento de construir toda a infraestrutura e comparar com o investimentos e custos operacionais de se contratar empresa de outsourcing. “Ele (o gestor) tem que mensurar o custo de adquirir um gerador, baterias, no-break, manutenção, etc. Mesmo que no método comparativo os serviços de outsourcing de data center fiquem um pouco mais caros, deve-se levar em consideração que ele não é especialista em infraestrutura e, por isso, o índice de disponibilidade de serviços de TI serão menores que em data centers, ou seja, estarão mais suceptíveis a falhas em todo o ambiente de TI da empresa.”.

Mas, de modo geral, a adoção da terceirização de TI tende a levar uma redução de custos internamente, permitindo redirecionar investimentos com aquisição e manutenção de infraestrutura para outras iniciativas estratégicas do negócio.

Perda de oportunidade

Sua empresa pode perder oportunidades devido a falhas de infraestrutura que demorem a ser solucionadas. Imagine, por exemplo, que um servidor falhe em seu negócio. Como o TI não é seu core business, não terá profissionais capacitados presentes para resolver o problema.

Até que um especialista vá até o local e realize o que é necessário, prejuízos severos para o negócio poderão ocorrer. Se o servidor estivesse hospedado em um data center, as chances de falhas seriam muito menores e prejuízos seriam evitados.

Escalonamento

“Imagine que o gestor montou uma infraestrutura de servidores. Um dia, ele percebe que o banco de dados ou a base de informações cresceu demais e ele precisa expandir o armazenamento. Para isso, ele vai ter que comprar novos servidores e licenças”, explica Sérgio Brito.

Ele continua explicando: “servidores não chegam com menos de 120 dias. Se os dados estiverem em uma estrutura de data center, isso pode ser feito em menos de uma hora, caso tenha orçamento liberado para isso, o que permite crescer a infraestrutura de TI muito mais rapidamente do que com a infraestrutura local (on-premisses)”.

A terceirização de TI é uma opção importante para conseguir gerar serviços de TI eficientes em seu negócio, permitindo o seu uso estratégico e sem dores de cabeça. Para isso, é importante contar com a melhor parceria ao seu lado.

A Aloo Telecom oferece um serviço de outsourcing eficiente para garantir a continuidade do seu projeto de TI. Entre em contato e converse com um de nossos atendentes sobre o tema.

Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.