Como migrar redes para fibra óptica? Guia rápido com o que é necessário
Como migrar suas redes para fibra óptica? Trata-se, antes de mais nada, de uma tecnologia capaz de modificar completamente a maneira pela qual sua empresa se conecta à internet.
A partir de conexões mais velozes e estáveis, migrar redes para fibra óptica é uma grande ideia se você passa por problemas com a banda larga tradicional e quer escalar a sua internet para obter melhores resultados corporativos.
Caso deseje entender o funcionamento do recurso e o que é preciso para realizar a migração, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é internet de fibra óptica?
A internet de fibra óptica é um tipo de banda larga cada vez mais popular. São redes que utilizam cabos especiais, feitos de uma tecnologia chamada fibra óptica, que permite conexões muito mais rápidas do que a banda larga tradicional. Não importa a distância: o resultado sempre se mostra superior aos exemplos de internet comuns.
O recurso permite a transmissão da maior quantidade de dados possíveis através de um cabo com a espessura de um fio de cabelo. Por exigir equipamentos próprios, a migração de uma banda larga tradicional para uma alternativa com fibra óptica não é uma tarefa simples.
Para transmitir essa quantidade elevada de dados que a fibra óptica consegue entregar aos clientes, é necessário utilizar aparelhos de ponta, capazes de transformar os sinais elétricos, que vêm no cabo, em pulsos de luz.
Quais são as vantagens da fibra óptica?
A fibra óptica vale a pena em vários níveis. Além de se tratar de uma conexão mais rápida, ela também entrega índices melhores de estabilidade. Portanto, se você está cansado de ver a conexão caindo o tempo inteiro, de fazer ligações intermináveis ao provedor de internet e de interrupções na rotina, a fibra óptica representa a opção ideal.
Nos tópicos a seguir, observe cada uma das vantagens da fibra óptica.
Mais velocidade
Enquanto as internets banda larga comuns conseguem enviar uma quantidade limitada de megabits por segundo, a fibra óptica sai na frente com conexões de até 40 gigabit por segundo.
Por isso, os clientes do serviço garantem muito mais velocidade no dia a dia para utilizar em serviços de computação em nuvem, streaming ou ligações de vídeo.
Resistência a interferências
Outro ponto importante da tecnologia de fibra óptica: ela entrega maior resistência a interferências externas que podem afetar o sinal da sua internet.
Ventos, chuvas e outros fatores que são tiro e queda para a conexão com uma banda larga comum não influenciam tanto assim na fibra óptica. Afinal de contas, os cabos possuem um material resistente e pouco susceptível a interferências de cargas elétricas. Isso significa uma conexão mais longa, sem quedas ou instabilidade.
Bom custo-benefício
A fibra óptica parece boa demais para ser verdade? Pois espere até saber o quanto essas redes são mais econômicas do que as de banda larga tradicional.
Os cabos de fibra custam menos que os cabos condutores de cobre. Sua empresa pode estar perdendo a oportunidade de ter uma conexão mais forte sem pagar tanto por isso.
Vida útil da tecnologia
Por último, vale mencionar a durabilidade do recurso. Migrar redes para fibra óptica é, portanto, uma ótima estratégia se você planeja parar de trocar periodicamente os equipamentos que compõem a sua rede.
Caso os cabos de cobre exijam substituição constante para o funcionamento ideal, tal realidade muda ao falar em fibra óptica. A durabilidade dos sistemas é de até 100 anos de uso contínuo, sem trocas.
Como migrar para fibra óptica?
Pronto para obter velocidades de conexão eficientes que atingem até 15 terabytes de velocidade? Então confira abaixo o que é necessário para trocar as suas redes para fibra óptica.
Criação da rede: seleção do tipo de cabo
Ao contrário de outras conexões, a criação de uma rede de fibra óptica não é ”plug and play”. Ou seja, não basta colocar os cabos no lugar para que ela passe a funcionar na sua residência ou empresa.
Mas calma. Isso não quer dizer que uma pessoa comum não pode fazer instalação de fibra óptica. Apenas serão necessários alguns passos extras para o seu sistema funcionar conforme deveria. A primeira das decisões na criação da rede está ligada ao tipo de cabo. Multimodo e monomodo são as duas opções disponíveis no mercado.
Os cabos multimodo se aplicam em comunicações a curta distância, enquanto os monomodo entregam melhores resultados para transmitir em grandes distâncias. Para a maioria dos pequenos negócios, um cabo multimodo é a maneira ideal de dar início ao projeto de fibra óptica.
Mas em companhias maiores, que funcionam em múltiplos andares de uma mesma edificação, ou para colocar internet em locais amplos como condomínios, os cabos monomodo cumprem melhor papel.
Instalação dos cabos: distância mínima
Outro ponto importante na hora da instalação da fibra óptica é a distância mínima entre os suportes aéreos dos cabos. O valor não deve exceder 91 cm, ou seja, todos os suportes por onde um cabo passa precisam ser estreitos o suficiente para que fiquem firmes, mas jamais podem pressioná-los em excesso, sob o risco de danificar a fibra óptica.
Quando a fibra é torcida ou quebrada, cai a conexão com a internet. Mantenha, então, a distância adequada entre as instalações e garanta que os cabos passem pelo sistema sem serem comprimidos.
Transmissores e receptores: posicionamento
Para funcionar, a fibra óptica também demanda transmissores e receptores. Saber como posicioná-los é outro aspecto crucial em busca de uma boa conexão. Quando os transmissores e receptores ficam mal colocados, podem sofrer sobrecarga nos momentos de pico da utilização das redes.
Muitas vezes, para assegurar o funcionamento correto de transmissores e receptores, são utilizados atenuadores ópticos, dispositivos criados para atenuar a potência em conexões próximas. Eles permitem que se trabalhe com menos carga, evitando danos a fios e redes.
Embora seja um processo simples, a maneira mais segura de migrar redes para fibra óptica é contar com parceiros especializados para ajudá-lo. Esses profissionais dominam as ferramentas e técnicas necessárias para garantir que a sua conexão de fibra óptica funcione bem em todos os momentos.
Na Aloo Telecom, somos especialistas em conexões desse tipo e estamos prontos para ajudá-lo a obter velocidades maiores com a sua internet corporativa.
Pronto para fazer a migração de rede para fibra óptica? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!