Como encontrar fornecedores

Como encontrar fornecedores para a minha empresa? Veja 7 dicas!

Powered by Rock Convert

Entender como encontrar fornecedores de forma a atender, pontualmente, às necessidades da área de TI e Internet Service Provider, é uma tarefa fundamental a favor do sucesso do negócio. Afinal de contas, esses profissionais e suas respectivas soluções estão diretamente conectados à produção e aos resultados.

O processo de escolha, nesse caso, deve ser encarado de maneira similar à contratação de funcionários. Em outras palavras, vale a pena vê-lo como um investimento — e não um custo. Ao garantir bons fornecedores ao seu lado, você ganha a capacidade de agregar à equipe os melhores serviços, ferramentas e materiais para trabalhar.

Se deseja conferir algumas sugestões a se ter em mente nesse cenário, continue conosco por aqui e faça boa leitura do post!

1. Estrutura

A logística do negócio causa grande impacto nas decisões de quem busca saber como encontrar fornecedores. Afinal, a fim de minimizar gargalos após a contratação da solução, é preciso ter espaço suficiente em termos de estoque e organizar a revenda dos produtos — se for o caso.

Assim, não deixe de discutir detalhes desde as quantidades recebidas até os prazos com os seus potenciais fornecedores. Ao alinhar as propostas à infraestrutura disponível, fica mais simples escolher aquelas que melhor se encaixam nas demandas da organização.

2. Reputação no mercado

Esse é um fator que deve ser levado em conta antes da contratação de qualquer fornecedor. Infelizmente, não são incomuns as reclamações sobre prazos ou itens faturados que nunca chegam ao destino, entre outros problemas.

É claro que toda empresa pode passar por contratempos. Contudo, se eles forem recorrentes e sempre incomodarem outros clientes, significa uma necessidade de repensar a contratação de determinado fornecedor — ainda que a promessa do serviço seja de alta qualidade.

Se, mesmo com uma má reputação, você decidir contratar uma solução em específico, não esqueça de reforçar a importância do cumprimento do contrato. Para isso, solidifique os pontos essenciais à negociação em um documento e garanta que todos os envolvidos tenham acesso a ele.

Essa, na realidade, é uma atitude recomendada na relação com qualquer fornecedor. Contudo, no caso dos que contam com avaliações mais baixas nos mecanismos de pesquisa, redes sociais e fóruns, o cuidado deve ser redobrado.

Powered by Rock Convert

3. Custo-benefício

O preço, em geral, representa o principal ponto comumente levado em conta na hora de saber como encontrar fornecedores. Porém, muitos empreendedores ainda não fazem uma relação de custo-benefício durante a decisão. Diversos pontos precisam ser levados em consideração antes de optar pelo mais em conta. Eles incluem:

  • análise do preço do mercado;
  • comparação entre várias opções;
  • diferenciais oferecidos pelas empresas;
  • contemplação dos seus critérios pessoais;
  • prazos;
  • volume etc.

Recomenda-se que você construa uma lista pontuando todos os fatores que não podem ficar de fora do relacionamento entre sua organização e o fornecedor. Isso permitirá a visualização do cenário com maior clareza, escolhendo a alternativa que melhor contempla as exigências do negócio.

4. Política da empresa

A cultura organizacional de uma companhia vai muito além da gestão de sua imagem: ela engloba diversos pontos. A atuação dos funcionários e a delimitação de objetivos são alguns deles. Um dos principais documentos que permitem que os colaboradores estejam a par dos valores a serem seguidos é a política do negócio.

Contudo, não são apenas os funcionários internos que devem seguir as diretrizes da política. Os externos, como é o caso dos fornecedores, também precisam ter atenção a elas. Certifique-se de escolher um serviço alinhado às crenças e dizeres do documento. Além disso, mantenha os fornecedores informados a respeito de quaisquer mudanças capazes de afetar o relacionamento.

5. Expertise

A experiência e a qualidade do serviço consistem em aspectos fundamentais a serem observados nos fornecedores. Mesmo assim, no âmbito do TI, elas se tornam ainda mais importantes. Afinal, os profissionais em questão precisam estar antenados às mudanças tecnológicas do setor e levar aos clientes sempre o que há de inovador.

Uma das melhores formas de avaliar essa questão é por meio do portfólio. Você pode solicitá-lo diretamente ao fornecedor e, além disso, procurar por informações online que comprovem suas habilidades. A análise de currículos também representa uma boa ideia.

6. Suporte no pós-venda

Entender como encontrar fornecedores não é uma questão que aborda somente o recebimento de produtos. Vale focar, ainda, no suporte oferecido pela empresa. Você precisa ter a capacidade de contar com bons profissionais na hora de tirar qualquer dúvida ou solucionar problemas.

A verificação do atendimento prestado é muito importante na hora de garantir a qualidade dos serviços. Se necessário, simule uma conversa com um dos atendentes do negócio em que tem interesse e avalie, por si mesmo, a eficiência da solução. Aposte, também, em conversar com outras pessoas que já contrataram com o fornecimento em questão para conhecer suas opiniões.

7. Localização

Mesmo que, em função das tecnologias voltadas ao setor de logística, esse não seja um ponto tão relevante, minimizar a distância entre você e seus fornecedores pode ser uma boa ideia.

Isso é dito, em especial, em momentos de urgência. Pense em um feedback negativo por parte de seus clientes. Se precisar efetuar uma troca urgente, por exemplo, o processo será mais simples sem o empecilho da localização.

Sabendo quais pontos são imprescindíveis na busca pelos serviços ideais para você, não deixe de conhecer a Aloo Telecom. Além de ter autoridade no fornecimento de serviços de telecomunicação, como expansão da fibra óptica, Max IP Dedicado, LAN to LAN, Anti-DDoS e projetos customizados às suas necessidades, ainda garante melhor latência, alta capacidade e atendimento omnichannel personalizado.

É essencial contar com a maior qualidade disponível na hora de saber como encontrar fornecedores alinhados às necessidades de seu negócio. Entendendo isso — e com as dicas acima em mãos — não deixe de listar suas demandas e prioridades, pois os serviços da Aloo Telecom são capazes de contemplá-las!

E então, gostou do post? Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba de que forma podemos ajudá-lo a otimizar os seus resultados. Nossos atendentes estão prontos para solucionar qualquer tipo de dúvida!

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.