rede híbrida

Por que os provedores de internet devem oferecer o modelo de rede híbrida?

Powered by Rock Convert

Rede híbrida: por que os provedores devem oferecer internet seguindo essa topologia de rede? Nos últimos anos não foi só a tecnologia para nos conectar à internet que mudou. Embora padrões novos, como a fibra óptica e o WiFi 6, tenham chegado para fazer toda a diferença na velocidade de navegação, nossa expectativa também se modificou.

Hoje esperamos nos conectar rapidamente a redes onde quer que estejamos. Por isso, as redes híbridas aparecem como uma excelente solução para ISPs que querem entregar um serviço mais robusto e estável aos clientes.

Mas o que são redes híbridas, como elas funcionam e quais as vantagens de disponibilizá-las no seu provedor? Descubra no conteúdo a seguir e faça boa leitura!

O que é uma rede híbrida?

Uma rede híbrida é tão simples quanto ter duas — ou até mais — conexões de rede diferentes em um único local. Mas a definição de rede híbrida mais utilizada é a de uma conexão de internet primária e secundária funcionando juntas para manter o usuário conectado pelo máximo de tempo possível, sempre de maneira imperceptível.

As conexões híbridas podem ser múltiplas conexões de banda larga, fibra ótica ou até uma conexão a rádio. Lado a lado elas proporcionam, sob a ótica do consumidor, um service level superior e uma redução significativa no custo de oferecimento de uma conexão.

Redes híbridas de radiofrequência e GPON consistam nas mais comuns e recebem até um nome especial: Radio Over Fiber (RoF), ou rádio sobre fibra. O sinal de radiofrequência chega aos usuários por meio de ondas, mas as torres são interligadas entre si por fibra ótica, o que garante uma conexão ágil e segura.

Nas redes RoF, a combinação viabiliza a distribuição de zonas (ou hotspots) de internet interligadas por fibra ótica com uma arquitetura de longo alcance e taxa alta, graças às antenas distribuídas, capazes de atender a milhares de usuários.

Há, porém, várias outras modalidades de redes híbridas com potencial de atender aos clientes do seu provedor. Um outro exemplo está nas redes HFC, formadas por fibra e HPNA: a solução é particularmente eficiente em condomínios e grandes edifícios.

A internet chega ao local via fibra ótica, mas os cabos HPNA existentes distribuem o sinal de TVs por antenas coletivas, com alta estabilidade e sem interferência.

Quais as vantagens das redes híbridas?

A principal vantagem das redes híbridas é que os ISPs não precisam investir em uma rede inteiramente feita de fibra, com custo alto para o provedor.

Mas há uma série de outros benefícios que você consegue experimentar ao disponibilizar redes híbridas. Sobre eles, falamos em maior extensão nos próximos tópicos. Confira.

Equilibre as finanças do seu ISP com redes híbridas

Vamos começar pelo principal benefício das redes híbridas: as vantagens financeiras. Uma aplicação de rede híbrida tem ticket médio menor porque utiliza o melhor de duas tecnologias diferentes para otimizar o custo de distribuição da internet.

Graças a isso, é possível repassar aos clientes uma internet com qualidade de fibra, sem ter de investir em cabeamento feito com a tecnologia. As redes híbridas, portanto, custam menos e podem ser vendidas por preços mais competitivos do que aquelas compostas inteiramente de fibra.

Powered by Rock Convert

Atenda a uma ampla malha de dispositivos com redes híbridas

A despesa relacionada à implementação de uma rede totalmente baseada em fibra é alta, e disso você já sabe. Mas a fibra representa a melhor tecnologia quando se quer conectar múltiplos dispositivos a um único hotspot.

Para vender diversas conexões aos seus consumidor e permitir que uma malha de dispositivos complexa se conecte às redes, a rede híbrida é a solução ideal.

Reutilize tecnologia existente e preserve o meio ambiente

Por último, é muito importante pensar também no aspecto ligado ao impacto no meio ambiente.

Se as redes de fibra interferem excessivamente no local, que já possui internet a rádio, a rede híbrida aparece como uma solução que não apenas tem um bom custo-benefício, mas também ajuda a proteger o meio ambiente, evitando a geração de lixo eletrônico.

Powered by Rock Convert

Por que o provedor deve oferecer o modelo híbrido?

A demanda por acesso de alta velocidade à internet é cada vez maior e, segundo pesquisas como a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2017, 75% das residências no país já contam com acesso a essa ferramenta.

Todavia, por causa dos custos elevados, muitas vezes esse acesso não utiliza a tecnologia mais recente — fibra ótica — para entregar uma conexão de alta qualidade e estabilidade aos consumidores.

Quando o seu ISP investe em uma alternativa como as redes híbridas, ele pode fazer mais pelos clientes gastando menos. Essa oferta de um produto melhor agrega competitividade ao provedor, sem falar no ganho de aptidão para se destacar no mercado.

Portanto, invista em soluções como a rede híbrida para expandir a sua cartela de consumidores e buscar crescimento para o seu provedor de internet. Tudo sem aumentar os custos operacionais da entrega de conexões de ponta para múltiplos clientes.

Para não perder espaço para demais provedores, o seu ISP deve procurar pelas maneiras mais competitivas de disponibilizar um serviço de alta qualidade por preços atraentes.

As redes híbridas são estratégicas nesse sentido, sobretudo pela facilidade de implementação em áreas com diversos hotspots. Especialmente em condomínios e outros locais em que a densidade populacional faz com que valha a pena oferecer conexão de fibra ótica para múltiplos clientes, utilizando rádio ou antenas de TV como vetor.

Vale lembrar que, embora seja uma tecnologia muito útil para os provedores, a rede híbrida exige bastante estudo antes do processo de instauração. Afinal, ela fica suscetível a uma série de fatores, dentre os quais figura a eficiência das conexões a rádio disponíveis, por exemplo.

A Aloo Telecom é especialista em ajudar o seu provedor a construir redes de internet híbridas. Estamos presentes em 14 estados e conectamos clientes com fibra óptica — e redes híbridas — de altíssima qualidade.

Quer começar a operar com esse modelo em mente? Siga nossos perfis nas redes sociais e continue aprendendo: estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkeIn e YouTube. Não perca as atualizações!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.