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Fornecimento de internet: como conquistar mais usuários sem perder a qualidade?

Você tem um provedor de internet e bom desempenho na sua região. Seus clientes estão satisfeitos e falam dos seus serviços para outros parceiros de negócio. É chegada a hora de expandir, conquistar novos mercados e aumentar a sua base de usuários. Mas como escalar o fornecimento de internet sem perder a qualidade que o tornou conhecido entre os seus consumidores?

A alta qualidade e disponibilidade dos seus serviços foi o que chamou a atenção dos clientes em um primeiro momento e, mesmo com o crescimento do negócio, ela deve permanecer entre as suas prioridades. Entenda, de uma vez por todas, como fornecer internet para mais clientes sem perder a qualidade! Acompanhe o texto para saber mais!

Invista no atendimento ao cliente

Muitas vezes, embora o serviço da sua empresa seja muito bom, o cliente não consegue perceber isso por enfrentar problemas de atendimento. Desde dificuldades para configurar os equipamentos adquiridos, até questões simples, como falta temporária de conexão, todos podem ser resolvidos com mais eficiência se a sua empresa investe em atendimento humanizado.

Treinar as equipes que se relacionam com o consumidor, desde instaladores até call center, é o primeiro passo para conseguir expandir a sua base de clientes sem enfrentar dificuldades. Invista em cursos in-company, treinamentos, workshops e tantos esforços quanto forem necessários para garantir que o seu time esteja pronto para tirar todas as dúvidas do consumidor e atender a demandas em vários níveis.

Sempre que possível, aposte, também, na qualificação dos seus canais de atendimento, bem como na criação de novos contatos que podem ser utilizados com mais comodidade pelo cliente — como aplicativos e bots de autoatendimento, entre outros. Seu suporte não pode estar disponível apenas para fechar novos contratos e sumir quando o consumidor precisa da ajuda dele. Oferecer assistência técnica, remota e presencial, para os seus clientes fará uma grande diferença no quão satisfeitos estarão com os serviços do seu ISP.

Traga melhorias aos equipamentos

Para que a qualidade que oferece aos consumidores não seja prejudicada com a expansão da base de clientes, será necessário otimizar o fornecimento de internet com investimento em equipamentos de alta qualidade. Os equipamentos que a sua empresa utiliza, tanto na sede da organização, quanto nos boxes distribuídos para clientes, deve ser de alta qualidade para oferecer a performance esperada no momento da contratação.

Nunca economize na aquisição de equipamentos. Compre em quantidade para conseguir preços mais competitivos ou corte custos em outras áreas do negócio — implementando, por exemplo, automação nas tarefas operacionais da sua empresa —, mas nunca em materiais, fibra óptica e equipamentos que levam a sua conexão aos usuários.

Adote a fibra óptica nas suas operações

A sua infraestrutura de TI está pronta para receber novos clientes? Se está pensando em expandir e aumentar a sua base de usuários, este pode ser o momento ideal para investir em fibra óptica. A fibra óptica otimiza a sua infraestrutura para que ela seja capaz de suportar múltiplas conexões simultâneas, sem oferecer problemas de conexão.

A tecnologia ainda dá maior durabilidade aos equipamentos da sua empresa e maiores velocidades de transmissão para os consumidores finais. Para que tudo dê certo e a nova infraestrutura funcione a favor da sua empresa, porém, fique atento. Utilize apenas produtos homologados pela Anatel para que o seu projeto de fibra óptica gere a performance prometida a clientes. 

Empregue em telefonia e VoIP

Se lhe disséssemos que é possível aumentar a renda do seu provedor sem necessariamente aumentar a base de usuários? Diversificar os serviços oferecidos pelo seu ISP, incluindo a telefonia VoIP entre as suas ofertas, é uma maneira simples de expandir sem prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos pelo seu provedor.

A oferta de voz sobre IP entrega um serviço de alta qualidade para os consumidores, mas não tem os custos da telefonia tradicional. Planos mais completos podem fazer com que os seus clientes abandonem de vez as linhas telefônicas e expandem o relacionamento entre eles e a sua empresa.

Faça pesquisas junto ao consumidor

Mesmo que a sua empresa esteja fazendo tudo certo para expandir o fornecimento de internet para os clientes, ela sempre pode aprender um pouco mais ouvindo a opinião do consumidor. Por isso, conduza pesquisas de satisfação periódicas junto à sua base de usuários e monte a sua estratégia comercial em cima do resultado delas.

As pesquisas permitirão que as decisões do seu negócio sejam todas baseadas em dados, e não em palpites. Por sua vez, o cliente se sentirá mais incluído nos processos do negócio e se verá como peça fundamental no sucesso do seu ISP.

Use o cliente para conquistar novos negócios

Manter o seu foco no cliente não é incluí-lo apenas em pesquisas quantitativas e qualitativas que orientarão a tomada de decisões no negócio. Utilizar a sua base de usuários atual para expandir é uma técnica que vai reduzir consideravelmente os custos de marketing necessários para adquirir novos leads e fechar contratos.

Considere a criação de um programa de fidelidade para que clientes recomendem outros ao provedor. Descontos, bônus e outras estratégias de incentivo podem provar-se mais eficazes do que a publicidade tradicional na hora de conquistar novos usuários para o seu provedor de internet.

Dê atenção para o monitoramento de rede

Por último, não se esqueça de que o monitoramento de redes é o maior aliado dos provedores no fornecimento de internet de alta qualidade. Acompanhe como as conexões do seu ISP são utilizadas e verifique como o tráfego está fluindo entre os pontos da rede. Assim, será mais fácil identificar problemas na estrutura e oferecer manutenção preventiva, em vez de substituição integral de equipamentos após pane.

Como mencionamos na introdução deste texto, a qualidade dos serviços de fornecimento de internet é o que separa a sua empresa das demais. Alta disponibilidade de banda, baixas taxas de inatividade e um bom atendimento ao consumidor são todos fatores importantes para estabelecer um bom relacionamento com o cliente e expandir a sua base de consumidores.

Por isso, tente colocar em prática as dicas que mencionamos aqui quanto antes. Os seus clientes atuais e futuros agradecerão. Siga a Aloo Telecom nas redes sociais e não perca nossas melhores postagens. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube!

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