monitoramento de rede

Quais as melhores práticas para o monitoramento de rede? Entenda!

Powered by Rock Convert

Você sabe o que significa monitoramento de rede? Apesar de o nome ser bastante intuitivo, diversos líderes e gestores não investem nesse hábito em suas empresas. Dessa forma, deixam de contar com todas as vantagens oferecidas por serviços de qualidade.

No que diz respeito às conexões corporativas, é fundamental conhecer as melhores práticas na hora de garantir que os recursos e as infraestruturas usadas entre computadores sejam aproveitados em seu máximo potencial. Neste artigo, vamos falar sobre o assunto e apresentar sugestões na intenção de alavancar os resultados de sua conexão.

Se você se interessa pelo tema, prossiga com a leitura!

Qual a importância do monitoramento de rede?

Para que seja possível trabalhar de forma conectada, uma infraestrutura eficiente deve estar ativa. Ela envolve os equipamentos certos, a implementação adequada e, é claro, a análise constante. Sem conferir se o andamento dos serviços contratos está de acordo com as necessidades de sua empresa, de que forma você saberá se existem falhas — ou melhor — o motivo por trás delas?

O monitoramento de rede permite que problemas sejam rastreados, compreendidos e solucionados. Além do bom desempenho das conexões, outros benefícios advêm dessa prática. Eles serão abordados a seguir.

Contribui com a tomada de decisões

É a observação próxima do desempenho do serviço que faz com que a gestão consiga se planejar adequadamente. Sem compreender de que maneira a infraestrutura atua, não será fácil nortear a equipe de forma a aprimorar sua produtividade, por exemplo. Esse é um dos motivos pelos quais o monitoramento de rede se mostra tão importante.

Ao contar com ele, os líderes conseguem entender exatamente onde está o problema, delegando funções ativamente e de forma a solucioná-los com rapidez. Também é uma boa ideia contatar o provedor assim que possível, otimizando processos.

Aumenta a produtividade

Conforme dito, esse fator é diretamente conectado ao ato de monitorar. Afinal, ao ser capaz de resolver qualquer obstáculo relacionado à infraestrutura ou qualidade da rede, a equipe passa a contar com uma solução que funciona em seu máximo potencial. Por sua vez, isso ampara seus uploads, downloads, transferências de dados e muito mais.

Maximiza o uso de licenças adquiridas

Essa vantagem diz respeito ao compliance. Boas redes permitem o uso da nuvem como foco em termos de armazenamento, categorização e troca de arquivos. Em geral, nesses casos, os custos de licenças de softwares e atualizações ficam por conta das empresas contratadas, o que otimiza seu uso.

Mais benefícios, como melhorias na comunicação interna e na cultura da organização também podem ser citados. Para que eles sejam realmente obtidos, é fundamental que o monitoramento de rede seja realizado de forma profissional. Afinal, somente assim será possível cruzar as necessidades específicas de sua corporação com a capacidade do serviço ofertado.

Quais as melhores práticas na hora de monitorar?

Algumas medidas se mostram imperativas para o sucesso do processo. Gerenciar uma conexão é uma atitude que exige cautela, uma vez que seus resultados impactam diretamente o andamento do negócio, conforme visto. Confira!

Planejamento

Organizar os equipamentos envolvidos, os recursos disponíveis e os acessos liberados por colaboradores de todos os setores são apenas alguns passos a serem tomados por quem busca gerir a rede. Uma boa forma de fazer isso é por meio da criação de um inventário. Ele deverá conter tudo que será gerido — seja manualmente, seja com o uso da tecnologia.

Uso do anti-DDoS

Caso a empresa passe por um ataque DDoS, é bastante provável que ela seja colocada em grandes riscos. Esse tipo de perigo impacta diretamente as redes das organizações e as inutilizam. Apostar em um anti-DDoS é uma maneira simples e funcional de garantir a segurança.

Essa adesão é especialmente relevante para o monitoramento de dados. Afinal, a partir dessa prevenção, será possível prever e até mesmo mitigar situações desse tipo. A proteção advinda disso não impacta apenas as equipes. Ela atinge e assegura o bem-estar de clientes e, consequentemente, seus resultados.

Tornar a rede escalável

Analisar as condições de desempenho de uma conexão impede que haja qualquer congestionamento de tráfego. Esse problema é capaz de afetar a realização de tarefas por parte da equipe. A solução para ele é a escalabilidade do serviço, que deve ser monitorada a fim de que qualquer falha seja rapidamente solucionada.

Garantir que as conexões do negócio sejam seguras

Segurança é um fator fundamental não só para a empresa. Ela impacta diretamente o cliente. Em pouco tempo a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados, entrará em voga. Ela regula justamente esse ponto. Mesmo que ainda não esteja em vigor, é fundamental que as organizações já comecem a investir em sua implementação.

Dessa forma, evitarão multas e outros problemas capazes de prejudicar a organização. Uma das formas de fazer isso é garantindo que as redes usadas contem com total proteção. Novamente, esse passo exige que sistemas tecnológicos e modernos — profissionais — componham o negócio.

Fazer um mapeamento dos riscos

Esse tipo de atitude é tanto preventiva quando resolutiva. O processo pode, inclusive, ser automatizado e feito em tempo real. Muito dele está relacionado ao NOC — Network Operation Center.

Em tradução literal, significa Centro de Operações de Rede e tem como propósito formar bancos de dados consultáveis, servidos adequados e ativos de TI de qualidade. Com todos esses itens em mãos, mapear riscos será simples.

Acompanhar as conexões é mais que apenas benéfico aos gestores, setores de TI e empresas. Ele é imperativo. Além de garantir uma série de benefícios e ser importante para a fluidez do trabalho, ele ainda impede que problemas minimizem a produtividade da equipe e impactem os resultados da corporação. O processo deve ser realizado de forma profissional.

A Aloo Telecom conta com o Anti-DDoS e outros serviços capazes de ajudá-lo no monitoramento de rede. Desenvolva seu negócio e aproveite ao máximo soluções contratadas ao contar com ela e conhecê-la melhor!

Se você deseja tirar alguma dúvida ou quer saber mais sobre nossas soluções, não deixe de entrar em contato conosco. Temos uma equipe à disposição e pronta para atendê-lo a qualquer momento!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.