internet para empresas

[INFOGRÁFICO] Veja o que levar em consideração ao escolher internet para empresas

Na atualidade, é impossível pensar em um negócio que não conte com conexão com a internet. Mesmo que o core business do negócio não dependa de estar online, é importante que o local tenha conexão disponível para realizar tarefas secundárias ou administrativas.

É fundamental, portanto, saber quais são os principais pontos a serem observados para fazer a escolha correta da internet para empresas e minimizar o risco de problemas que tornem a rede do seu negócio indisponível ou insuficiente para as atividades, tornando a troca de dados lenta.

Vamos mostrar quais são os principais pontos a serem observados e faça a escolha de modo consciente. Acompanhe as próximas linhas.

Velocidade

A velocidade é um dos principais pontos fundamentais de critério de escolha de conexões de internet. Afinal, para muitos negócios, é preciso conseguir fazer trocas de informações e de dados com agilidade para conseguir atender melhor o cliente ou evitar problemas em seu negócio.

Servidores lentos, por exemplo, podem fazer com que os sites de e-commerce respondam de forma ruim, o que prejudica a experiência do usuário. Com isso, ele pode desistir da compra rapidamente.

O mesmo vale para os serviços internos. Se a conexão for ruim, dificilmente os serviços internos conseguirão seguir em frente, gerando atrasos recorrentes. Por isso, é fundamental escolher empresas capazes de oferecer alta velocidade.

Tipo de internet

Há diversos tipos de internet disponíveis para serem escolhidos pelo seu negócio, de acordo com as necessidades e características da sua empresa. Por isso, você deve conhecer as principais características delas tal como apontaremos a seguir.

Internet a cabo

É normalmente encontrada em grandes centros urbanos. Tende a ser bem estável, tendo problemas apenas em situações as quais os cabos fiquem próximos de fiações elétricas. Outra vantagem é que, neste caso, a velocidade da internet tende a estar bem mais próxima dos limites contratados.

DSL

Normalmente é oferecida por empresas de telecomunicações e tende a ser disponibilizada em conjunto com um plano de telefonia fixa. A velocidade tende a ser mais limitada, podendo ser disponibilizada abaixo do valor contratado.

Rádio

A conexão é realizada por antenas de rádio. É uma conexão extremamente suscetível a problemas em razão do clima, caso seja utilizada a tecnologia analógica, na qual o sinal é transmitido por ondas de rádio.

Há, também, a opção pela conexão por rádio digital licenciado. Nesse caso, em contrapartida, torna-se uma conexão altamente segura.

Fibra óptica

A conexão é feita através de feixes de luz transmitidos por fibra óptica. Atualmente, podem ser oferecidas conexões de até 1Gbps. Exige uma infraestrutura própria para sua instalação, porém, traz uma série de vantagens como velocidade, maior largura de banda e menor instabilidade.

Franquia de dados

O tema “franquia de dados” é polêmico e controverso no país. Transita no momento, por exemplo, um projeto de lei que impede a existência da franquia na banda larga. Enquanto esse tema ainda não é definido, é importante saber como funciona isso no momento.

As empresas com até 50 mil clientes em sua rede podem operar com a franquia, ou seja, têm permissão de limitar o acesso à rede após alcançar o valor de consumo estabelecido em contrato. Além disso, as normas da Anatel podem ser modificadas e ser autorizada a aplicação da redução.

Powered by Rock Convert

Por isso, avalie se o valor disponibilizado atende, de fato, às necessidades de consumo do seu negócio.

Suporte

A empresa prestadora do serviço se propõe a oferecer o suporte necessário para o cliente em caso de problemas? Afinal, estamos falando de situações as quais ocorre quedas de conexão e indisponibilidade dos serviços, que pode comprometer seriamente o serviço do seu negócio.

Para organizações que dependem de disponibilidade 24/7, este tipo de situação pode ser altamente prejudicial. Imagine, por exemplo, um banco que esteja sem conexão no seu horário de funcionamento. Nenhuma atividade ou transação conseguirá ser operada, de forma a perder um dia de trabalho e prejudicar a experiência do cliente.

Com o suporte adequado, a solução poderia ser prontamente resolvida. Por isso, a importância de escolher uma empresa que seja capaz de atendê-lo rapidamente, sem maiores problemas.

Minimamente a organização deve ser capaz de prestar um atendimento 24 horas, com especialistas disponíveis para realizar a avaliação da situação e resolver, bem como encaminhar os melhores técnicos, caso seja algo para ser verificado pessoalmente.

Taxas adicionais

Antes da contratação, é importante verificar se há taxas adicionais inclusas no pacote, como custos de instalação, valores para realização de manutenções, entre outros pontos. Isso porque essas taxas podem representar um acréscimo considerável no final do mês, no valor da fatura.

Sendo assim, é importante colocar na ponta do lápis todas essas questões, principalmente no período inicial da contratação.

Duração do contrato

Outro ponto a ser observado é o tempo mínimo estabelecido em contrato. Isso porque, em alguns casos, a empresa pede uma espécie de “carência” para a contratação, fazendo com que você tenha que manter o contrato vigente, mesmo em caso de problemas ou insatisfações.

Algumas empresas, porém, estendem esse período longamente, ainda mais em casos de contratação empresarial. Outras possuem um tempo reduzido. Lembre-se de que, se você nunca utilizou os serviços da empresa antes, pode ser necessário considerar um prazo reduzido, caso a prestadora não atenda às suas demandas.

Nessas situações, é possível suspender o contrato sem pagar multa rescisória, minimizando prejuízos e conseguindo trocar por uma empresa que esteja mais alinhada com as demandas da organização.

Custo-benefício

Diante de tudo que falamos, também é fundamental considerar a relação entre custo-benefício. Afinal, um serviço extremamente barato, mas deficitário, poderá levar a muito mais prejuízos ao longo do tempo do que, de fato, bons resultados.

Já um plano mais caro não necessariamente significa melhores resultados. Muitas vezes os valores não são compatíveis com a qualidade do serviço prestado.

Por isso, é importante analisar a relação de custo-benefício: o valor pago realmente está coerente com o benefício gerado? Se sim, aí vale a pena a contratação, considerando todos os pontos que listamos acima.

Definir qual é a melhor conexão de internet para empresas é fundamental para conseguir manter a qualidade e, consequentemente, prestar o serviço adequado para seu público. Dessa forma, leve em consideração todos os pontos abordados acima e faça a escolha mais apropriada ao seu negócio.

Quer contar com a melhor rede para seu negócio, com o suporte ideal e o melhor custo-benefício? Conheça a Aloo Telecom! Entre em contato e converse com um de nossos consultores!

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.