internet para empresas

Veja o que levar em consideração ao escolher internet para empresas

Powered by Rock Convert

Na atualidade, é impossível pensar em um negócio que não conte com conexão com a internet. Mesmo que o core business do negócio não dependa de estar online, é importante que o local tenha conexão disponível para realizar tarefas secundárias ou administrativas.

Quando falamos, portanto, de negócios na área de tecnologia, esse ponto torna-se ainda mais importante. Afinal, problemas de instabilidade, oscilações, entre outros, podem prejudicar as suas atividades e comprometer a relação com o cliente.

É fundamental, portanto, saber quais são os principais pontos a serem observados para fazer a escolha correta da internet para empresas e minimizar o risco de problemas que tornem a rede do seu negócio indisponível ou insuficiente para as atividades, tornando a troca de dados lenta.

Vamos mostrar quais são os principais pontos a serem observados e faça a escolha de modo consciente. Acompanhe as próximas linhas.

Por que a internet para empresas merece maior cuidado?

Quando falamos na escolha de uma internet para empresas, sempre ressaltamos a necessidade de ter um maior cuidado em comparação com a escolha realizada para o ambiente doméstico (como as nossas residências, por exemplo). Mesmo que estejamos falando de um mesmo tipo de serviço (conexão à rede), as necessidades e demandas nesses dois tipos de situação são bem distintas.

Para isso, em primeiro lugar, precisamos falar sobre a importância da conexão para as empresas. Vamos mostrar os principais usos dela a seguir.

Relacionamento com o cliente

Um ponto primordial, principalmente para empresas de tecnologia, é conseguir ter um bom relacionamento com o cliente, conseguindo se aproximar deles. Isso não é possível sem uma conexão de qualidade, por exemplo.

Ela, por exemplo, permite que seja possível um feedback mais rápido, reuniões de alinhamento de projetos, mesmo que a distância, conversas e trocas para tirar dúvidas feitas de forma mais ágil

Expansão do mercado de atuação

A conexão também gera mais abrangência da sua atuação e, consequentemente, um aumento no número de clientes. Isso porque uma Internet de qualidade permite um maior contato entre o seu consumidor e a empresa, minimizando o peso da distância no mercado.

Por exemplo, no mercado de TI, no qual é preciso ter a participação do cliente para a realização do escopo do projeto e acompanhamento do processo de desenvolvimento, as distâncias físicas são diminuídas pela possibilidade de reuniões realizadas por videoconferência, e envio dos materiais e soluções online.

Com isso, é possível atender pessoas de outras regiões, sem maiores problemas e sem perdas de qualidade no processo de elaboração das soluções. Porém, sem uma conexão eficiente, não será possível, por exemplo, realizar uma videoconferência sem legs e gargalos, atrapalhando a execução da conversa, bem como prejudica a experiência do cliente. Nada bom, não é mesmo?

Comunicação entre equipes

Quanto melhor a conexão de internet, mais facilmente é permitido realizar a comunicação entre as equipes, principalmente quando há a necessidade de envio de dados como áudios, vídeos e fotos. Diante disso, a conexão precisa ser de qualidade e estável, para que o processo seja feito de forma eficiente.

Por isso é fundamental que a internet tenha a velocidade adequada, estável e capaz de permitir a comunicação entre os times, principalmente no que diz respeito a troca de informações.

Redução de custos

Muitas tarefas custosas podem ser reduzidas com uma internet de qualidade. Por exemplo, se há um sistema eficiente de comunicação interna, com uma conexão eficiente, você pode diminuir os gastos com impressão de conteúdos para conversação interna.

Você pode acreditar que os valores sejam pequenos e, portanto, não sejam significativos. No entanto, ao realizar a avaliação mensal ou anual, verá que é uma economia considerável sim.

Adoção à transformação digital

Se o seu negócio não implementou ainda a transformação digital, é hora de começar a rever essa questão quanto antes, para não ficar atrás dos seus demais concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.

Principalmente com as mudanças realizadas com a pandemia da Covid-19, as organizações passam a compreender a importância da adesão às tecnologias digitais como uma forma de propiciar uma melhor experiência com o cliente, potencializar as chances de conversão, permitir trabalhos remotos, entre outros pontos que se mostraram fundamentais no atual cenário.

Disponibilidade do serviço

Esse, talvez, seja o ponto mais importante a ser analisado — a internet é fundamental para manter o seu serviço disponível para seus clientes. Sem isso, os riscos de ter um serviço instável são muito altos.

Pense, por exemplo, em uma plataforma que é fundamental para as operações internas do negócio da pessoa que o contratou. Se a solução fica indisponível porque o servidor da sua empresa está offline, isso paralisará os serviços internos dele.

Isso ocorrer uma vez é desconfortável, mas imagine se a indisponibilidade é recorrente: os efeitos sobre o seu cliente são consideráveis e ele cogitará romper o contrato ou buscar uma solução mais estável com um concorrente. Nada bom, não é mesmo?

Por isso, é de extrema importância que você tenha uma conexão ágil, segura e estável, a fim de minimizar as chances de problemas para ele. Lembre-se que priorizar a satisfação do cliente é um passo fundamental para o sucesso da sua empresa.

Ou seja, como você pôde perceber, há uma série de questões que geram uma maior necessidade de cuidados por parte do gestor, quando comparamos com as observações que precisamos fazer para a contratação para uso doméstico.

Afinal, indisponibilidades, diminuição de velocidade, falhas, entre outros pontos, não nos afetam tanto quando estamos falando em conexões residenciais. Nossa rentabilidade não é tão dependente disso, da mesma forma que não afeta o cliente diretamente. Não podemos falar o mesmo da internet para empresas, tal como apontamos acima.

O que deve ser considerado ao escolher internet para empresas?

Para escolher um bom plano de internet para empresas, é fundamental saber avaliar alguns pontos importantes para escolher o melhor para seu negócio. Veja quais são as questões que precisam ser observados pelo responsável pela contratação.

Velocidade

velocidade é um dos principais pontos fundamentais de critério de escolha de conexões de internet. Afinal, para muitos negócios, é preciso conseguir fazer trocas de informações e de dados com agilidade para conseguir atender melhor o cliente ou evitar problemas em seu negócio.

Servidores lentos, por exemplo, podem fazer com que os sites de e-commerce respondam de forma ruim, o que prejudica a experiência do usuário. Com isso, ele pode desistir da compra rapidamente.

O mesmo vale para os serviços internos. Se a conexão for ruim, dificilmente os serviços internos conseguirão seguir em frente, gerando atrasos recorrentes. Por isso, é fundamental escolher empresas capazes de oferecer alta velocidade.

Tipo de internet

Há diversos tipos de internet disponíveis para serem escolhidos pelo seu negócio, de acordo com as necessidades e características da sua empresa. Por isso, você deve conhecer as principais características delas tal como apontaremos a seguir.

Internet a cabo

É normalmente encontrada em grandes centros urbanos. Tende a ser bem estável, tendo problemas apenas em situações as quais os cabos fiquem próximos de fiações elétricas. Outra vantagem é que, nesse caso, a velocidade da internet tende a estar bem mais próxima dos limites contratados.

DSL

Normalmente é oferecida por empresas de telecomunicações e tende a ser disponibilizada em conjunto com um plano de telefonia fixa. A velocidade tende a ser mais limitada, podendo ser disponibilizada abaixo do valor contratado.

Rádio

A conexão é realizada por antenas de rádio. É uma conexão extremamente suscetível a problemas em razão do clima, caso seja utilizada a tecnologia analógica, na qual o sinal é transmitido por ondas de rádio.

Há, também, a opção pela conexão por rádio digital licenciado. Nesse caso, em contrapartida, torna-se uma conexão altamente segura.

Fibra óptica

A conexão é feita através de feixes de luz transmitidos por fibra óptica. Atualmente, podem ser oferecidas conexões de até 1Gbps. Exige uma infraestrutura própria para sua instalação, porém, traz uma série de vantagens como velocidade, maior largura de banda e menor instabilidade.

Franquia de dados

O tema “franquia de dados” é polêmico e controverso no país. Transita no momento, por exemplo, um projeto de lei que impede a existência da franquia na banda larga. Enquanto esse tema ainda não é definido, é importante saber como funciona isso no momento.

As empresas com até 50 mil clientes em sua rede podem operar com a franquia, ou seja, têm permissão de limitar o acesso à rede após alcançar o valor de consumo estabelecido em contrato. Além disso, as normas da Anatel podem ser modificadas e ser autorizada a aplicação da redução.

Por isso, avalie se o valor disponibilizado atende, de fato, às necessidades de consumo do seu negócio.

Suporte

A empresa prestadora do serviço se propõe a oferecer o suporte necessário para o cliente em caso de problemas? Afinal, estamos falando de situações as quais ocorre quedas de conexão e indisponibilidade dos serviços, que pode comprometer seriamente o serviço do seu negócio.

Para organizações que dependem de disponibilidade 24/7, esse tipo de situação pode ser altamente prejudicial. Imagine, por exemplo, um banco que esteja sem conexão no seu horário de funcionamento. Nenhuma atividade ou transação conseguirá ser operada, de forma a perder um dia de trabalho e prejudicar a experiência do cliente.

Com o suporte adequado, a solução poderia ser prontamente resolvida. Por isso, a importância de escolher uma empresa que seja capaz de atendê-lo rapidamente, sem maiores problemas.

Minimamente a organização deve ser capaz de prestar um atendimento 24 horas, com especialistas disponíveis para realizar a avaliação da situação e resolver, bem como encaminhar os melhores técnicos, caso seja algo para ser verificado pessoalmente.

Taxas adicionais

Antes da contratação, é importante verificar se há taxas adicionais incluídas no pacote, como custos de instalação, valores para realização de manutenções, entre outros pontos. Isso porque essas taxas podem representar um acréscimo considerável no final do mês, no valor da fatura.

Sendo assim, é importante colocar na ponta do lápis todas essas questões, principalmente no período inicial da contratação.

Duração do contrato

Outro ponto a ser observado é o tempo mínimo estabelecido em contrato. Isso porque, em alguns casos, a empresa pede uma espécie de “carência” para a contratação, fazendo com que você tenha que manter o contrato vigente, mesmo em caso de problemas ou insatisfações.

Algumas empresas, porém, estendem esse período longamente, ainda mais em casos de contratação empresarial. Outras têm um tempo reduzido. Lembre-se de que, se você nunca utilizou os serviços da empresa antes, pode ser necessário considerar um prazo reduzido, caso a prestadora não atenda às suas demandas.

Nessas situações, é possível suspender o contrato sem pagar multa rescisória, minimizando prejuízos e conseguindo trocar por uma empresa que esteja mais alinhada com as demandas da organização.

Custo-benefício

Diante de tudo que falamos, também é fundamental considerar a relação entre custo-benefício. Afinal, um serviço extremamente barato, mas deficitário, poderá levar a muito mais prejuízos ao longo do tempo do que, de fato, bons resultados.

Já um plano mais caro não necessariamente significa melhores resultados. Muitas vezes os valores não são compatíveis com a qualidade do serviço prestado.

Por isso, é importante analisar a relação de custo-benefício: o valor pago realmente está coerente com o benefício gerado? Se sim, aí vale a pena a contratação, considerando todos os pontos que listamos acima.

Quais as vantagens de contratar um plano de internet para empresas?

Escolher por um plano de internet focado para as organizações, que seja feito para atender às necessidades e demandas de um negócio que trabalhe com tecnologia e serviços online. Vamos mostrar os principais benefícios a seguir.

Velocidade de conexão superior

Uma demanda fundamental, principalmente para as empresas que trabalham com soluções online, é ter uma velocidade de conexão que permita a troca de dados com maior agilidade e, principalmente, com menor índice de gargalos na transmissão de informações.

Isso ocorre por uma infraestrutura diferenciada para as organizações, já que elas têm uma maior demanda por velocidades superiores. Isso é fundamental, por exemplo, para o envio de arquivos, documentos, transmissões de dados, entre outros pontos que influenciam no serviço prestado para o cliente. Por isso, contar com um plano específico pode ser um grande ganho para o negócio.

Maior estabilidade no sinal

Outro ponto fundamental é que as empresas especializadas em internet para empresas tendem a ter uma melhor estrutura de backbones e, consequentemente, conseguem minimizar as chances de gargalos e indisponibilidades geradas pelo aumento de tráfego no dia a dia.

Além disso, o serviço de conexão tende a não sofrer com interferências externas, permitindo o compartilhamento do sinal com diversos outros computadores presentes no local de trabalho, sem prejuízo da qualidade de conexão, garantindo que todos poderão trabalhar com uma conexão de qualidade.

Uso de IP estático

Nas residências, normalmente, opera-se com um IP dinâmico, ou seja, a cada reinício do modem, esse valor é alterado, o que pode, até mesmo, impactar na velocidade de internet para o usuário, até que esse novo número seja identificado na operadora.

Já as empresas, normalmente, precisam operar com um IP fixo. Isso ocorre porque há a necessidade em operar com uma identificação extra do acesso da organização, em caso de problemas, para evitar qualquer tipo de questão quanto a isso, bem como permite a adoção de protocolos de segurança mais eficientes, protegendo os dados empresariais.

Rapidez nos reparos técnicos

Ocorreu algum tipo de problema na conexão da sua empresa? O suporte técnico especializado consegue agir com maior agilidade e eficiência para a solução da questão. Isso porque a estrutura de uma conexão feita para empresas permite ações mais incisivas de reparo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Suporte especializado para os clientes corporativos

O suporte, de modo geral, também é especializado para o cliente corporativo, resolvendo suas dúvidas, questões e sanando solicitações imediatas que necessite. Por exemplo, os clientes empresariais podem entrar em contato para solicitar aumento de velocidade ou de banda para conseguir atender a uma demanda pontual.

É o caso, por exemplo, do ocorrido no período de pandemia, o qual as empresas precisavam de uma melhor infraestrutura e planos mais robustos de internet, devido ao aumento de demanda nesse período. As ISPs especializadas em internet corporativa conseguem, assim, oferecer as melhores soluções para seus clientes no momento de necessidade de suporte.

Como é feita a estrutura de conexão em um plano de internet para empresas?

Como falamos acima, a internet para empresas tem uma estrutura específica, que é justamente o que gera diferencial para esse tipo de serviço. No entanto, como ocorre essa diferenciação? Isso é feito por meio do link dedicado, que explicaremos melhor a seguir.

O que é link dedicado

De modo simples, o link dedicado é uma estrutura própria de conexão à rede, oferecido pelos provedores que trabalham com esse tipo de público. É uma forma de oferecer um caminho privativo de rede, que não precise dividir tráfego com outras empresas ou usuários comuns. Isso gera estabilidade, maior disponibilidade, segurança e uma maior velocidade de conexão.

Vantagens do link dedicado

Vamos apresentar algumas das principais vantagens de optar por conexões com link dedicado a seguir, para entender os motivos pelos quais é uma opção interessante para seu negócio.

Velocidade contratada garantida

Um ponto importante é garantir que a velocidade estabelecida em contrato vai sim chegar à sua empresa. Isso porque você terá um ambiente dedicado para o seu negócio, sem ter que dividir o tráfego de dados com outros usuários do provedor, o que normalmente reduz a velocidade de conexão no contexto doméstico.

Constância de conexão

Além de velocidade constante, há menos riscos de oscilações e períodos de indisponibilidade durante a sua conexão. Isso ocorre, também, por estarmos falando de uma conexão dedicada, a qual não está submetida a gargalos por excesso de tráfego de outros usuários.

Além disso, outro ponto que garante uma maior constância de conexão é que os tráfegos de dados de upload e download são feitos de forma separada, bem como têm velocidades semelhantes. Sendo assim, um não interfere — e, consequentemente, atrapalha — o outro.

Assim, em horários nos quais há um maior pico de acesso à web, sua empresa estará melhor protegida, sem reduzir consideravelmente a qualidade de conexão. Imagine, por exemplo, ter problemas em realizar uma reunião com videochamada com um cliente devido a oscilações na conexão em horário de pico? Péssimo, não é mesmo? Com um link dedicado, as chances diminuem consideravelmente.

Controle da banda larga

Sua empresa tem uma maior demanda de tráfego e disponibilidade em determinadas áreas? Sem problemas. É possível controlar e personalizar a distribuição da banda para determinados setores em detrimento de outros, bem como direcionar taxas maiores para soluções específicas, melhorando a experiência do cliente.

Aumento de produtividade

Principalmente em empresas de tecnologia, as quais os colaboradores operam constantemente com ambientes online, é fundamental garantir disponibilidade e alta velocidade de conexão para eles. Por meio do link dedicado isso é possível.

Assim, os seus colaboradores podem trabalhar com maior tranquilidade, sem medo de perder trabalhos realizados, minimiza as frustrações e permite que eles executem suas funções com maior engajamento no dia a dia.

Pense, por exemplo, que boa parte dos processos internos dependem de serviços em rede: envio de e-mails, comunicação pela intranet, uso de sistemas ERP em nuvem, entre outros serviços, dependem da internet para serem realizados. O link dedicado permite, assim, que seja possível realizar essas tarefas com maior velocidade e estabilidade, sem paralisações durante as atividades.

Maior escalabilidade

Lembra-se o que falamos antes sobre o aumento de demanda gerado pela pandemia da Covid-19? O link dedicado permite que você consiga ganhar escalabilidade em momentos como esse, sem ter problemas com o seu sinal de internet ou velocidade de conexão.

Caso ocorra a necessidade de maior velocidade ou, então, aumente-se o número de ativos de TI na empresa que utilizarão a rede simultaneamente, por meio de contato com a empresa provedora do serviço, torna-se rápido resolver a questão.

Aumento de segurança

Como a conexão é particular, ou seja, feita apenas para aquela empresa, é mais fácil conseguir uma maior estabilidade de rede. Isso gera um outro efeito: redução de vulnerabilidades na conexão.

Muitas vezes os hackers aproveitam justamente esse momento para acessar brechas de vulnerabilidade, a fim de capturar dados, instalar vírus e implementar malwares diversos para suas ações cibercriminosas.

Facilidade no controle e monitoramento de tráfego

Uma etapa importante da segurança da informação é o controle e monitoramento do tráfego de rede. Ele pode ser feito por meio de uma interface que o provedor de internet oferece para a empresa.

Esse monitoramento é positivo, por exemplo, para identificação dos fluxos de dados, avaliando quais são os setores que têm maior demanda, o que permite sustentar os pontos que falamos anteriormente para direcionar o tráfego de dados e conseguir redirecionar recursos em momentos os quais há necessidade para determinadas operações e processos.

Além disso, o monitoramento de tráfego é fundamental para o setor de cybersecurity. É por meio dele que se torna possível avaliar quando há um aumento exponencial de requisições, que pode representar um ataque DDoS — uma porta de entrada para que hackers possam invadir os sistemas da empresa e que pode gerar perdas de dados, entre outras consequências graves.

Melhor custo-benefício

O investimento realizado na contratação de um link dedicado retorna não só em maior produtividade por parte dos seus colaboradores, mas, também, em satisfação ao cliente. Com isso, você consegue fechar um maior número de contratos, fidelizar os clientes antigos e fazer um bom nome no mercado.

Definir qual é a melhor conexão de internet para empresas é fundamental para conseguir manter a qualidade e, consequentemente, prestar o serviço adequado para seu público. Dessa forma, leve em consideração todos os pontos abordados acima e faça a escolha mais apropriada ao seu negócio.

Quer contar com a melhor rede para seu negócio, com o suporte ideal e o melhor custo-benefício? Conheça a Aloo Telecom! Entre em contato e converse com um de nossos consultores!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.