transmissão com fibra óptica

Por que investir na transmissão com fibra óptica? Entenda aqui!

Powered by Rock Convert

Muitas pessoas ainda imaginam que as soluções de cabeamento tradicionais, como o coaxial ou o par metálico, são as únicas opções na hora de instalar redes de comunicação. Contudo, isso não é verdade.

É interessante conhecer a transmissão com fibra óptica, que conta com altíssimas capacidades em termos de tráfego de informações — em especial, com taxas elevadas. Mas o que isso significa? Neste conteúdo, explicaremos os benefícios desse investimento, seu funcionamento e os pormenores relacionados ao uso do cabo óptico.

Se você deseja aprimorar a qualidade de sua conectividade, não deixe de conferir as informações a seguir!

A avaliação das tecnologias existentes

A busca por conexões de alto nível e que tragam resultados é cada vez mais frequente — em especial, nas empresas. O mundo se torna tecnológico e, com isso, informações importantes são trocadas digitalmente, o que exige redes de comunicação eficientes.

Existem diversas opções disponíveis no mercado. Conhecê-las e avaliá-las é fundamental na hora de encontrar as que mais se adéquam às suas necessidades. Em linhas gerais, a escolha de maior coerência é aquela que traz o melhor custo-benefício para o negócio. Uma equipe de profissionais capacitados tende a ser de grande ajuda nesse momento.

Falaremos um pouco mais sobre a fibra óptica. Afinal, vale a pena conhecer uma solução que agrega benefícios diversos e excelentes resultados a quem prioriza qualidade!

Os diferenciais da transmissão com fibra óptica

A tecnologia por trás dessa opção se dá por meio do GPON — Gigabit Passive Optical Network. Ela usa pulsos de luz para possibilitar a transferência de dados, transitando pelos filamentos feitos de vidro ou sílica. É protegida por materiais isolantes, refletores e tem baixa atenuação, ou seja, não perde intensidade gradualmente. A seguir, vamos conferir os benefícios práticos da escolha.

Maior capacidade de transmissão

A velocidade alcançada por meio da solução é imensamente superior às outras. De forma geral, ela é capaz de alcançar 1,6 Tb/s. Muitos se preocupam que essa capacidade seja temporária e diminua em períodos de alta demanda. Contudo, não é assim que funciona. A opção conta com estabilidade, o que permite que a equipe acesse as melhores condições a todo momento. Isso otimiza sua produtividade e mitiga ruídos.

Menor latência

Esse termo é pouco conhecido na prática, mas seu significa é simples. Ele diz respeito ao delay de um pacote de dados para ir de um ponto a outro. Quando é alto, ele causa problemas na conexão e atrasa processos. Com a transmissão com fibra óptica, a demora não é um problema.

Ela não prejudica o andamento das tarefas da empresa, não importando quantos funcionários estão utilizando o serviço ao mesmo tempo. Assim, todos acessam uploads e downloads, por exemplo, com maior agilidade e eficácia.

Alta potência de sinal

Você já percebeu que, ao usar cabos tradicionais, é só se afastar do roteador que a qualidade do sinal cai? Esse fator obriga que estejamos sempre perto do aparelho, o que atrapalha a mobilidade — e é outro problema minimizado por meio da fibra.

Em espaços maiores, em que nem todos os colaboradores estarão próximos à fonte de distribuição, o uso de repetidores, por exemplo, pode ser dispensado. Esse fator economiza recursos e aprimora a praticidade na organização.

Fácil instalação

Grande parte das implementações de cabos são realizadas em paredes — ainda que isso não seja obrigatório. Ao falarmos sobre os tradicionais, como os de cobre, é comum que sua rigidez e grossura, comumente usadas na intenção de aprimorar a capacidade, tornem os processos complexos e demorados, o que não é bom para a empresa.

No caso das fibras, o atraso é minimizado. Elas são mais finas e maleáveis, o que facilita todo o processo de instalação. Consequentemente, o preço cobrado pelo serviço tende a ser menor, uma vez que há menos trabalho envolvido.

Baixa manutenção

O último fator a ser abordado no que diz respeito à transmissão com fibra óptica é sua manutenção. Afinal, com tantas vantagens, é difícil imaginar que ela tenha grandes problemas constantemente, certo? E é verdade!

É incomum que esse tipo de serviço conte com falhas em seu desempenho. Quando ocorrem, não são custosas para serem resolvidas, o que, novamente, implica a otimização de recursos por parte de quem contrata essa solução. Finalmente, o valor cobrado pelas manutenções é, em geral, bem menor do que o referente aos cabos tradicionais.

Melhor custo-benefício

O valor dos produtos relacionados à conectividade da fibra é maior do que nas demais opções. A justificativa é a exigência de qualidade que o rodeia. Contudo, em termos de custos globais, ele deixa de ser relevante.

Todos os diferenciais acima apontam a facilidade desse tipo de serviço. Além deles, é possível citar o fato de que essa tecnologia já abraça as necessidades futuras dos usuários, eliminando a substituição em curto prazo. Em outras palavras, conta com um excelente custo-benefício.

Os pontos a serem considerados para uma execução eficaz

No momento de planejar a implementação da solução, é preciso levar alguns pontos em consideração. Eles incluem:

  • os diferentes tipos de cabos existentes;
  • a relação entre custo e benefício;
  • a presença de novos padrões e protocolos, que contam com maiores velocidades;
  • a largura de banda das fibras etc.

Em outras palavras, esse tipo de cabeamento evolui a cada dia. É uma tecnologia em crescimento e que tende a abraçar negócios de todos os portes. Compreender como ela funciona permite que seja aproveitada em seu máximo potencial e traga novas vantagens aos usuários.

O passo mais importante para implementar essa opção de rede comunicacional, é claro, é contar com os especialistas certos. Somente eles serão capazes de analisar a sua situação específica e, por meio de suas competências, definir o que é ou não adequado a você. Encontre a empresa certa e garanta todos os benefícios citados neste artigo!

A transmissão com fibra óptica tem diversos pormenores que demonstram sua superioridade em relação às opções tradicionais. Ela promove custo-benefício, é simples de instalar e conta com excelentes sinais e maiores latência. Agora que você conhece mais sobre ela, não deixe de aplicá-la em seu negócio e aprimore os resultados!

Se você se interessa por soluções em telecomunicação que são capazes de alavancar sua empresa, não deixe de curtir a página do Facebook da Aloo Telecom. Nela, novidades são postadas constantemente para auxiliá-lo!

Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.