internet das coisas

Qual é o impacto da Internet das Coisas no setor hoteleiro? Entenda aqui!

Powered by Rock Convert

Hospitalidade é uma palavra-chave importante quando falamos no setor hoteleiro. Afinal, ao sair de casa e se hospedar em um hotel, o que todos queremos é nos sentir à vontade. Mas o que a Internet das Coisas tem com isso?

Avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas, permitem customizar completamente a experiência dos hóspedes de um hotel. Investir nesse tipo de recurso vai ajudá-lo a se diferenciar no setor.

Quer entender como? Continue a leitura e compreenda de uma vez por todas a relação entre Internet das Coisas e o setor hoteleiro.

O que é Internet das Coisas?

Antes de começarmos a falar sobre Internet das Coisas no setor hoteleiro, precisamos definir o que é essa tecnologia e como ela pode ajudar os negócios. Internet das Coisas, Internet of Things ou IoT, é um conceito bastante simples. Trata-se de adicionar internet a um produto que, sem ela, não teria tantas funcionalidades interessantes.

Pense, por exemplo, nas assistentes virtuais do Google e da Amazon — Google Home e Echo Dot. Ambas são simples speakers, até que conectadas à internet. Então, ganham um poderoso sistema operacional acionado por voz para executar comandos simples, como adicionar produtos a uma lista de compras ou tocar uma música específica. A Internet das Coisas nada mais é do que uma porção de objetos que, conectados à internet, facilitam o nosso dia a dia.

Outro exemplo interessante é o das lâmpadas inteligentes. Elas funcionam como qualquer outra, podendo ser acendidas e apagadas via interruptor. Mas são os aplicativos das fabricantes que as fazem tão atrativas. Por meio desses apps, é possível customizar a cor e a intensidade das lâmpadas, bem como programar horários para que elas acendam e apaguem.

É impossível desconectar o conceito de Internet das Coisas das casas inteligentes — residências em que objetos conectados à internet fazem com que a vida do morador seja mais fácil.

Qual é a relação entre os dispositivos da IoT e a hotelaria?

Mas o que tudo isso tem a ver com o setor hoteleiro? Seguindo o conceito de o hotel ser seu lar fora de casa, nada poderia fazer mais sentido do que dar ao visitante o poder de controlar as coisas do seu quarto, utilizando apenas um app.

O recurso vem se provando um fenômeno nos hotéis que já o adotaram. É que, embora fiquemos sabendo mais sobre a Internet das Coisas por causa de gadgets interessantes, como os que citamos aqui, há várias aplicações práticas do recurso que você provavelmente desconhece.

O Le Meridien Goa, em Calangute, construiu toda uma infraestrutura de coisas que, além de facilitar a vida dos visitantes, ainda ajuda o hotel a economizar energia. O Marriott, por outro lado, apostou no recurso para criar o quarto de hotel do futuro, permitindo que os visitantes programem centenas de atividades automáticas para quando chegarem aos seus quartos após um longo dia conhecendo a cidade.

Receber uma chamada para acordar, obter serviço de quarto ou ligar o chuveiro com uma temperatura específica são todas ações que podem ser feitas nesse quarto do futuro do Marriott. E isso é apenas o começo, quando pensamos no quanto essa tecnologia ainda tem espaço para avançar.

Que vantagens o setor hoteleiro conquista com a Internet das Coisas?

Como você pôde ver, o setor hoteleiro consegue fazer um monte de coisas utilizando um recurso dinâmico, como a Internet das Coisas. A seguir, mostramos para você alguns outros benefícios dessa tecnologia na hospitalidade. Confira!

Reduza custos com a Internet das Coisas

Entre as principais vantagens que um hotel conectado tem sobre seus concorrentes é o custo de operá-lo. Com dispositivos inteligentes, é possível economizar bastante, desde o momento em que o cliente faz check in no hotel até a hora que ele vai embora.

Tenha menos problemas para resolver no dia a dia

Hotéis sofrem com uma porção de imprevistos, que acabam tornando as operações menos eficientes. São as manutenções fora de hora as principais geradoras de custo adicional para as operações.

Para manter uma malha de dispositivos da Internet das Coisas, a conservação periódica será necessária. Elas o ajudarão a evitar imprevistos no dia a dia e são muito mais econômicas do que as manutenções surpresa.

Entenda melhor os clientes que visitam o hotel

Observando e monitorando os dados dos dispositivos conectados, o hotel terá facilidade de entender melhor o perfil dos próprios clientes, moldando a experiência de consumo que oferece para cada um deles. Com um perfil completo do cliente, que inclui as facilidades que ele está mais propenso a utilizar, por exemplo, será possível oferecer tudo que ele quer ou nem imagina que um hotel disponibilize, aumentando a satisfação e as chances daquele consumidor voltar ao estabelecimento.

Evite filas para o atendimento no hotel

Há, ainda, os benefícios que a Internet das Coisas traz para os consumidores do setor hoteleiro. O primeiro deles é a ausência de filas intermináveis. Totens de autoatendimento, integrados ao sistema do hotel, também podem ser considerados dispositivos da Internet das Coisas e vão fazer com que seja muito mais fácil fazer checkin e checkout no estabelecimento.

Crie uma experiência de hospedagem melhor

Por último, não podemos esquecer-nos de como os dispositivos customizáveis da Internet das Coisas facilitam a estadia do cliente no hotel. Eles, com certeza, vão se lembrar daquele estabelecimento em que era possível fazer tudo utilizando um app e em que tinham controle de todos os aspectos da própria hospedagem, facilitada pela tecnologia.

Ter acesso aos próprios canais de TV ou aplicativos favoritos nos dispositivos do hotel é uma facilidade maior do que se imagina. E os hóspedes, certamente, terão lembranças da sua experiência.

Para conseguir valer-se de todas essas vantagens que citamos até aqui, o hotel precisará de ajuda. Afinal, mesmo que ele conte com uma equipe de TI, ela provavelmente não está preparada para fazer as instalações e integrações necessárias para que os dispositivos da Internet das Coisas se tornem presença garantida em todos os quartos. Uma consultoria especializada em redes poderá ajudar.

Quer entender como? Fale agora mesmo com os profissionais da Aloo Telecom e conheça melhor nosso trabalho!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.