Como proteger meu wifi

Como proteger seu wi-fi? Listamos as práticas mais importantes

Powered by Rock Convert

O Brasil é um dos países com maior índice de ciberataques do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China, respectivamente. E quanto mais os dados fazem parte das estratégias de uma empresa, crescem as tentativas de cibercriminosos buscando vantagens ilícitas.

Portanto, os gestores da área de tecnologia precisam estar sempre atentos para minimizar brechas capazes de permitir esse tipo de ação. E um dos pontos que exige bastante cuidado é a conexão wi-fi. Afinal de contas, vulnerabilidades na conexão de rede aumentam o risco da entrada de invasores.

Ao longo do post a seguir, apresentamos as principais práticas de proteção a serem adotadas, respondendo a uma pergunta fundamental: “como proteger meu wi-fi?”. Aproveite e tire suas dúvidas a respeito do tema. Boa leitura!

Senha de rede

Um dos primeiros aspectos nos quais você pode intervir, a partir de uma ação básica, é a incorporação de senhas de rede. Wi-fi aberta significa que qualquer pessoa entra na rede e, assim, confere as informações que ali transitam. De quebra, isso filtra o acesso de diversas pessoas que não deveriam estar no local.

A conexão corre o risco de apresentar lentidão pelo excesso de tráfego. Ao inserir uma senha robusta, é possível minimizar danos e evitar vazamentos. Para tanto, conte por exemplo com um gerenciador de senhas. Ele garante benefícios, como a troca de password, de maneira segura e periódica. Isso pode ser agendado no sistema.

Protocolo de segurança

Prezando pela segurança da rede wi-fi, adote protocolos atualizados e voltados ao acréscimo de proteção. Um dos erros mais comuns consiste no uso de protocolos defasados, em que vulnerabilidades surgem facilmente e arriscam a reputação da empresa.

Isso é importante, sobretudo, porque muitos roteadores ainda aplicam protocolos WEP, que não são seguros sequer para redes domésticas. Imagine para empresas, então, que dependem de ações mais robustas!

Uma das alternativas, por exemplo, responde pela incorporação do protocolo WPA2, com a adoção da norma 802.1x. Outro que também pode ser utilizado é o WPA2, com a criptografia AES.

Além desses dois, os profissionais responsáveis precisam ficar de olhos bem abertos para conhecer novos protocolos de segurança. Cada vez mais os especialistas têm criado estratégias de avanço na proteção das redes, e é necessário verificar quais delas merecem marcar presença no seu negócio.

Uso de VPN

Outra metodologia útil para potencializar a segurança da rede wi-fi é o uso de VPN (Virtual Private Network). Essa ferramenta atua como um mediador, ou seja, espécie de intermediário entre os dispositivos e a rede de internet.

A segurança dela é elevada, pois criptografa os dados que passam, mesmo que o usuário esteja em uma rede desprotegida. Assim, caso ocorra algum tipo de vulnerabilidade e ação de intrusão, os dados presentes continuam devidamente protegidos.

Firewall

O firewall realiza uma ação de barreira na conexão wi-fi, a fim de proteger a rede e a empresa integralmente. Como resultado, quando um cibercriminoso tenta aplicar algum tipo de ação intrusiva, ocorre um bloqueio impedindo o ataque.

Portando, pense no firewall como uma espécie de muro físico que evita a invasão externa indesejável. Ele promove, portanto, um filtro entre o que entra e o que sai sai nesses espaços. Há apenas o tráfego de dados específico, definido previamente.

Login e senha do roteador

Além do login e da senha da conexão, é importante também tomar cuidados no que diz respeito ao próprio roteador. Pensando em uso doméstico, a maioria das pessoas nunca realizou esse tipo de alteração. Por exemplo, só 42% dos usuários brasileiros personalizam as configurações do roteador. Dentro do universo das empresas, isso é fundamental.

Quando há fragilidades no uso de senhas, cibercriminosos podem ingressar na rede por meio do dispositivo, conseguindo acesso livre aos dados compartilhados. Diante do problema, insira esse ponto na gestão de senhas do seu negócio.

Atualização do firmware do roteador

Complementando o que falamos acima, é crucial garantir a atualização do firmware do roteador usado na empresa. Isso não acontece de forma automática, ao contrário do que ocorre nos sistemas operacionais. Consequentemente, os gestores de segurança precisam realizar a ativação de modo manual.

Cada atualização permite reduções de vulnerabilidade e incremento dos protocolos de segurança. Muitas intrusões se desenrolam, justamente, por erros notados na proteção do firmware do roteador.

Desativação de acesso remoto

É fundamental desativar as possibilidades de configuração do roteador ou do modem de forma remota. Afinal de contas, não há necessidade desse tipo de intervenção, em especial se o seu negócio está na área de tecnologia.

Assim, apenas pessoas autorizadas podem ter acesso para a realização de qualquer tipo de alteração nesse sentido. De quebra, minimiza-se a ação de pessoas mal intencionadas, o que é capaz de trazer prejuízos bastante significativos.

Recursos e profissionais capacitados

Em complemento a tudo que listamos previamente, é importante contar com recursos externos e profissionais capacitados para as ações de proteção não só do wi-fi da empresa, mas também de diversas questões internas. Muitas vezes, falhas na rede levam a outros contratempos e, portanto, colocam toda a estrutura de informação em xeque.

Para isso, conte com equipes profissionais especializadas, que possam atuar na entrega de maior segurança e cuidado a favor das atividades internas do negócio. A terceirização dos processos pode ser altamente vantajosa para a organização, reduzindo potenciais erros e delegando questões espinhosas a quem de fato entende do assunto.

Diante do abordado, cabe trazer luz à necessidade de proteger seu wi-fi com monitoramento constante. Analisando o cumprimento das práticas e atualizando todas as questões necessárias para o objetivo, o controle fica mais fácil e eficiente. Com isso, temos certeza de que será possível garantir uma segurança cibernética de alto padrão.

”Como proteger meu wi-fi”, então? Contando com a Aloo Telecom! Estamos aqui para ajudá-lo na adoção dessas medidas de segurança, agregando maior proteção e performance ao seu dia a dia. Por exemplo, podemos cooperar na adoção de uma VPN segura e eficiente, bem como outros processos relevantes no dia a dia corporativo.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco para conhecer as soluções da Aloo Telecom!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.