segurança cibernética

Por que é tão importante cuidar da segurança cibernética do seu negócio?

Powered by Rock Convert

As organizações precisam estar cada vez mais inseridas no mundo digital, porque é o melhor caminho não apenas para conquistar clientes, mas também para retê-los por meio de um atendimento rápido e eficaz. Esse cenário colaborou para haver uma maior preocupação com a segurança cibernética.

Afinal, é relevante que as empresas adotem um conjunto de procedimentos para evitar qualquer ataque virtual. Se não houver esse cuidado, as chances de haver vazamento de dados e outros problemas relacionados com o cibercrime serão enormes.

Neste post, vamos apontar diversos fatores que reforçam a necessidade de as companhias investirem corretamente em segurança da informação. Confira!

Fique atento aos riscos

Os ataques virtuais são realizados por cibercriminosos, que aproveitam vulnerabilidades da rede para roubar dados. No Brasil, esse problema é muito mais sério do que muitos empreendedores imaginam. De acordo com pesquisa do Laboratório DFNDR, o país ficou em segundo lugar no ranking dos que mais sofrem ataques cibernéticos, em 2018. Em 2019, foi constatado um crescimento de 14% na diversidade de malwares, segundo estudo da Kaspersky. Esse número mostra como é imprescindível ter um conhecimento dos riscos que ameaçam a segurança cibernética.

Outro motivo que também causa preocupação em empresas de todo o mundo é o prejuízo financeiro causado por um ataque cibernético. Para se ter uma ideia da gravidade da situação-problema, os danos causados por cibercriminosos chegaram a US$ 45 bilhões, em 2018, conforme a pesquisa Cyber Incident & Breach Trends Report de 2018,

Além do impacto financeiro, esses ataques causam prejuízo à imagem das corporações, situação que, dependendo do caso, pode ser irreversível. Perder a confiança dos clientes é algo muito ruim para qualquer instituição. E o trabalho para recuperar a credibilidade pode não alcançar o resultado esperado. Isso porque o consumidor pode adotar uma postura radical com relação ao nível de envolvimento que terá com a companhia.

Conheça as melhores práticas para prevenir os ataques

A segurança cibernética precisa de uma série de recursos para ser colocada em prática de forma plena. Pensando nisso, vamos apresentar algumas ações que, devidamente aplicadas, minimizam os riscos de crimes virtuais. Acompanhe!

Utilizar o firewall

Tem como finalidade proteger a rede corporativa de ataques externos. Esse mecanismo fica na borda (ponta da rede) e é responsável por impedir a entrada de IPs não autorizados.

Adotar o IDS/IPS

São dois recursos que complementam as ações realizadas pelo firewall. O IDS faz a identificação de atividades suspeitas na rede, como um aumento excessivo de download de arquivos na rede. Ao perceber uma ação incomum, o IDS encaminha um alerta para o IPS, que executará medidas para bloquear os IPs relacionados com determinado problema na rede.

Contar com o Webfilter

Webfilter é uma ferramenta que gerencia o que pode ou não ser acessado pelas máquinas ou pelos usuários de uma rede corporativa. Dessa forma, é viável adotar uma política de segurança cibernética com foco em coibir o acesso a sites que podem ser nocivos à organização.

Powered by Rock Convert

Investir na VPN

Com a expansão do trabalho remoto, muitas empresas têm optado pela criação de uma rede virtual privada (VPN). Esse mecanismo permite que os colaboradores tenham acesso de casa à estação de trabalho. Além disso, oferece uma grande segurança para a companhia, por fazer um monitoramento dos usuários que têm autorização para acessar a rede. A VPN também contribui para verificar os que podem participar de alguma reunião virtual ou ter acesso ao Wi-Fi corporativo.

Usar um bom antivírus

Muitos ataques virtuais são realizados por softwares que se instalam nas máquinas integrantes de uma rede, com a intenção de coletar dados. Uma maneira de evitar que isso aconteça é por meio do investimento em antivírus, que impede a ação de malwares com bastante eficiência. É muito importante escolher uma ferramenta que apresente bons resultados.

Uma boa escolha contribui, de forma bastante positiva, para proteger a rede corporativa e tornar a segurança cibernética da sua empresa mais qualificada no combate às ações de cibercriminosos.

Valorizar o backup

Mesmo que uma companhia adote as melhores práticas de segurança da informação, o risco de sofrer um ataque virtual sempre vai existir. Essa razão mostra como é indispensável contar com os serviços de backup, pois é uma alternativa para não perder os dados. Contudo, essa ação deve ser feita regularmente para colaborar de maneira decisiva.

Implementar o controle de acesso

Para minimizar os riscos de ataques virtuais, uma excelente medida é a adoção de controles de acesso. Essa iniciativa pode envolver tanto os sistemas corporativos quanto os locais onde ficam os servidores. À medida que há um monitoramento dos acessos a softwares e ambientes, mais fácil será identificar os incidentes de segurança e aqueles que os provocaram. Esse trabalho deve ser realizado de forma permanente para atingir bons resultados e minimizar riscos e danos dos ataques virtuais.

Powered by Rock Convert

Tenha foco nos colaboradores

É bastante comum que erros de funcionários provoquem, por exemplo, o acesso indevido à rede corporativa. Essa situação acontece, principalmente, quando um empregado clique em um link malicioso, que estava em uma mensagem de correio eletrônico.

Isso ocorre não apenas por falta de atenção, mas também por ausência de conhecimento das melhores práticas de segurança cibernética. Por isso, é muito importante a realização de campanhas que orientem os colaboradores sobre como evitar golpes virtuais.

Se uma companhia não tiver essa preocupação de maneira permanente, terá mais possibilidades de conviver com problemas relacionados com o cibercrime. Além de ser uma solução econômica, as campanhas de conscientização ajudam a fortalecer o engajamento, o que é importante para manter o bom clima organizacional.

Esse é um fator que deve ser levado em consideração pelos gestores. Conscientizar o empregado é uma ótima maneira de evitar equívocos que podem provocar o vazamento de dados. Os funcionários precisam de uma orientação precisa para entender que é indispensável seguir as melhores práticas de segurança cibernética. Isso somente é viável quando a comunicação é feita de forma clara, inteligente e criativa.

Se você está querendo informações relevantes para proteger os dados corporativos, não deixe de ler este post sobre segurança na internet. Sem dúvida, o conhecimento é a melhor defesa para a imagem do seu negócio!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.