virtualização de servidores

Saiba como funciona a virtualização de servidores e entenda a sua importância

Powered by Rock Convert

O que é virtualização de servidores e que benefícios essa tecnologia pode trazer para a sua empresa? Trata-se de uma tecnologia utilizada estrategicamente pelos negócios para garantir maior performance computacional nos servidores de uma empresa. Ela não exige investimento algum em novos equipamentos ou expansão da infraestrutura de TI. 

Mas como isso é possível? Neste artigo, você entende melhor o que é virtualização de servidores, como ela funciona, que benefícios pode trazer para o seu provedor e por que investir nela. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é virtualização de servidores?

Antes de começarmos a falar sobre como a virtualização de servidores beneficia o seu negócio, precisamos definir sobre o que se trata e entender por que empresas fazem isso. Virtualização é uma tecnologia que ganhou popularidade nos últimos anos. Grosso modo, ela permite dividir — com uso de software — os recursos disponíveis em um dispositivo físico entre várias máquinas virtuais, ou virtualizadas.

Por causa disso, a virtualização de servidores possibilita não apenas utilizar melhor a capacidade ociosa dos equipamentos da sua empresa, sem ter que investir na expansão dos servidores físicos, como também é a melhor maneira de manter vários sistemas operacionais, isolados entre si, operando com a sua máxima capacidade.

Um exemplo de uso da virtualização de servidores é a computação em nuvem. Cloud computing nada mais é do que utilizar vários servidores virtuais na formação de redes distribuídas de serviços executados..

Como é feita a virtualização de servidores?

Todo servidor físico vem com uma série de componentes — como CPU, memória, discos, conexões de rede e conexões a Storage Area Network (SAN). Essas máquinas têm alto poder computacional, muitas vezes, tornado ocioso pelo software utilizado pela empresa.

A virtualização de servidores utiliza software especializado, conhecido como hypervisor, para administrar a máquina, seu espaço em disco e sua memória. O hypervisor é a ponte entre o servidor físico e as máquinas virtuais. Esse software tem o papel de intermediar a instalação de sistemas operacionais e de subdividir o sistema em partes que podem ser configuradas de maneira independente.

O uso de um hypervisor para fazer a virtualização de servidores garante que o sistema seja subdividido em configurações ótimas para atender a cada demanda da empresa. Cada máquina virtual operará como seu próprio servidor, mesmo que, fisicamente, todas estejam instaladas em um mesmo equipamento. 

Quais são as vantagens da virtualização de servidores?

Agora que você já sabe como funciona o processo de virtualização de servidores, é hora de entender que benefícios ela podem trazer para a sua organização. Confira, nos tópicos seguintes, por que virtualização é importante e como ela contribui para a melhoria da performance dos serviços oferecidos pelo seu ISP.

Economia de energia

Servidores gastam muita energia porque, além de precisarem de muitos quilowatts para funcionar, ainda consomem bastante quando o assunto é refrigeração. A virtualização reduz o consumo de energia porque otimiza o espaço dos servidores. É como se a sua empresa passasse a contar com dois equipamentos, sem alterar seus custos de manutenção.

Centralização de recursos

O hypervisor, que deixa instalar mais de um sistema operacional nos servidores das empresas para a virtualização, também tem outra função: centralizar os recursos disponíveis em um servidor. O sistema aumenta a visibilidade do espaço em disco, ocioso ou não, e faz com que a sua empresa distribua melhor as configurações da máquina para que ela tenha sua performance aprimorada.

Redução do espaço físico

Quanto mais servidores uma empresa tem, de mais espaço ela precisa para distribuí-los. Com a virtualização, é possível operar vários sistemas de armazenamento em uma única máquina, o que também reduz a necessidade de espaço físico enquanto expande a capacidade computacional do seu negócio.

Infraestrutura simplificada

Com a redução de demanda por novos servidores, a sua empresa pode ter uma TI simplificada, que exigirá menos espaço para a manutenção de ativos e terá um consumo mais eficiente. Ao longo do tempo, isso liberará orçamento para que ela invista em novas tecnologias que façam dela ainda mais competitiva e produtiva.

Facilidade para instalação

A virtualização de servidores está longe de ser o processo complexo que aparenta. Utilizando apenas um software, a sua empresa pode aumentar a capacidade dos servidores locais sem ter que investir em novos equipamentos. É tão fácil virtualizar os sistemas, e as vantagens são tão evidentes já no primeiro uso, que você se perguntará por que isso não foi feito antes na empresa.

Recuperação de falhas

Outro ponto importante que faz com que a virtualização de servidores seja tão atraente para os negócios é a recuperação em caso de falhas ou desastres na TI. Um servidor físico que apresenta problemas pode gerar muitas dores de cabeça para a sua equipe, mas não quando ele é virtualizado. 

Máquinas virtuais são protegidas por um processo conhecido como High Availability (HA), que, em caso de falha de uma das máquinas virtualizadas, a liga automaticamente a outro servidor disponível, para que possa continuar operando continuamente.

Máquinas virtuais ainda facilitam o processo de backup. Combinadas com ferramentas especificamente desenvolvidas para isso, como o Veeam Backup, elas podem ser restauradas rapidamente, copiadas em sua integridade para outros servidores ou até transferidas para outros data centers para facilitar a manutenção e substituição de equipamentos.

TI sustentável

A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante para os clientes. A virtualização traz vantagens nesse sentido, reduzindo o descarte de equipamentos e aumentando a vida útil dos servidores. Por causa disso, ela é um selling point excelente para um ISP. A sua empresa terá mais facilidade de vender seus produtos e serviços, se eles forem alternativas mais sustentáveis do que as oferecidas pelos concorrentes.

Para os ISPs, a virtualização de servidores está entre as estratégias mais vantajosas. Seu uso reduzirá o custo total da infraestrutura de TI, permitindo maiores ganhos na venda de espaço de armazenamento para usuários finais.

Gostou de conhecer melhor sobre o tema? Continue aprendendo e confira, agora, como ter sucesso sendo Internet Service Provider!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.