Quais são as principais tecnologias a que empresas de engenharia devem se atentar?
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a famosa transformação digital não se restringe aos ambientes fabris, impactando positivamente todos os setores da economia. E nos canteiros de obra não é diferente.
A tecnologia na engenharia civil é um exemplo de evolução contínua, mostrando-se uma importante aliada para quem busca vantagens competitivas e otimização de resultados. Com o investimento em equipamentos, técnicas e materiais modernos, é possível fortalecer o seu negócio e conquistar cada vez mais espaço nesse mercado.
Para ajudar você nesse aprimoramento, elaboramos este post com as principais tendências tecnológicas no ramo de engenharia. Confira mais detalhes na leitura completa do artigo! Vamos lá?
Qual a importância do processo de transformação digital na engenharia?
A transformação digital na engenharia é fundamental para garantir que o trabalho no dia a dia da construção se torne ainda mais profissional. Isso porque, boa parte das horas de trabalho do engenheiro que atua no canteiro de obras, é realizada com cálculo de perdas e desperdícios, controle de entrada e saída de material, produtividade da equipe, gerenciamento de problemas de pessoas e resolução de problemas com fornecedores.
Assim, com o uso da tecnologia, é possível automatizar boa parte desse trabalho. O que possibilita tomar ações ações estratégicas, a fim de economizar recursos e garantir a melhora na produção de cada etapa do projeto.
Quais os benefícios da tecnologia na engenharia?
A tecnologia na engenharia, assim como em qualquer outro ramo de atuação, permite o uso mais racional de recursos e elementos necessários para a realização de uma obra: materiais, mão-de-obra, ferramentas, procedimentos e tempo.
Nesse sentido, a primeira grande vantagem que podemos destacar sobre o emprego da automação em uma obra é a redução dos custos. Isso porque, ela reforça a capacidade dos construtores em prever e mitigar riscos em todas as etapas de um projeto.
Eles conseguem verificar gastos com insumos e equipamentos com mais precisão, bem como delimitar o uso mais sustentável de recursos, ou seja, que permitam um melhor aproveitamento.
Outro benefício que está diretamente ligado ao emprego de tecnologias na engenharia civil é o aumento da produtividade. Elas eliminam muitos trabalhos feitos de forma manual e, consequentemente, o número de falhas.
Além de diminuir horas de trabalho no cumprimento de muitas tarefas, as inovações tecnológicas também otimizam a conectividade entre todas as operações, permitindo o acompanhamento de prazos e resolução de problemas em tempo real.
Portanto, é também uma importante forma de fortalecer a comunicação entre gestores e equipes.
No fim das contas, essa transformação digital vai elevar os níveis de segurança da obra, pois os equipamentos são desenvolvidos para funcionar de maneira inteligente; inclusive os dispositivos de proteção individual e coletiva.
Quais as principais tecnologias na engenharia?
Como destacado acima, as tecnologias têm o potencial de transformar diversos aspectos de um projeto de construção. Por isso, é importante estar por dentro das tendências capazes de garantir uma performance de excelência. Confira a seguir algumas delas.
BIM
O BIM, também chamado de Modelagem da Informação da Construção, é considerado um conjunto de tecnologias que une todas as partes do planejamento da obra, ao disponibilizar informações a todos os colaboradores do projeto. O BIM também é capaz de trabalhar a modelagem 3D, a partir de mapas 2D para maquetes, possibilitando maior precisão e rapidez.
Tintas solares
Existem tintas com substâncias inovadoras e diferentes que garante desde a absorção de vapor d’água até mesmo a captação de luz solar. A tinta fotovoltaica, desenvolvida pela Universidade de Alberta, no Canadá, por exemplo, é composta com nanopartículas de fosforeto de zinco. Isso significa que ela pode funcionar como um painel solar. Aqui, no Brasil, o instituto de pesquisa CSEM Brasil também desenvolveu uma fita que tem como base plásticos e polímeros que conseguem captar melhor a energia solar. Com isso, é possível reduzir o tempo de produção e o custo com essas tintas.
Digital twins
Digital Twins, ou gêmeos digitais — como pode ser traduzida para o português —, é a tecnologia que permite conhecer o comportamento de materiais, simulando seu desempenho em uma edificação antes mesmo que o projeto saia do papel.
A metodologia é desenvolvida com base no processo de modelagem BIM, onde representações virtuais de determinado objeto ou sistema são criadas a partir de dados do item real.
Nesse modelo, engenheiros e arquitetos conseguem, por exemplo, antecipar as funcionalidades da estrutura levando em conta construções semelhantes e fazendo as adaptações necessárias para otimização de resultados.
Drones
Mesmo não sendo mais novidade no mercado de engenharia, os drones merecem ser citados por serem fundamentais no trabalho da construção civil. Isso acontece porque eles conseguem chegar em locais que algumas máquinas não alcançam, de forma que é possível garantir o monitoramento da obra, como:
- aprimorar a segurança;
- comparar imagens captadas com o projeto original;
- acompanhar as obras a distância.
Dessa forma, é possível economizar tempo e dinheiro. O que também permite obter imagens mais bonitas e sofisticadas da obra que está sendo construída.
Materiais resistentes
Cada vez mais as pesquisas se concentram em encontrar materiais que sejam uma alternativa ao aço. E, diversas substâncias encontradas conseguem ser bem mais resistentes e leves do que as opções que já existem. Um exemplo disso é o grafeno, que chega a ser cerca de 10 vezes mais forte do que o aço.
Outra opção muito proveitosa é o aerogel, que é uma das substâncias mais leves do mundo. Ela tem uma densidade três vezes maior do que a do ar, com propriedade isolante maior do que a espuma e a fibra de vidro. Além disso, ela ainda pode aguentar aproximadamente 45 mil vezes mais do que o seu próprio peso.
Impressão 3D
O uso da impressão 3D na construção civil tem se mostrado um valioso recurso para produção de peças personalizadas. Com a tecnologia disponível hoje, é possível reduzir de forma significativa o tempo e os custos de uma maquete, além da impressão de paredes e teto.
A prova disso é que, em fevereiro de 2020, foi construída uma edificação de dois andares em Dubai, feita quase toda por meio da impressora 3D. Ao todo, o projeto representou uma economia de 400 mil dólares em mão de obra.
Sensores vestíveis
Outra tecnologia na engenharia civil que tem feito bastante sucesso são os sensores vestíveis. Isso porque ela possibilita o controle de segurança da obra em tempo real e de forma rápida. Existem capacetes que conseguem avisar os engenheiros se houver algum tipo de impacto na obra. Da mesma forma que há relógios de pulso que ajudam a controlar a temperatura corporal dos colaboradores, o que evita a exaustão térmica.
Bioconcreto
O bioconcreto é um material que promete revolucionar o cenário da engenharia civil. A inovação consiste em um produto capaz de regenerar rachaduras no concreto de até 8 mm de largura, como se fosse um tecido vivo.
Tudo isso é possível graças a uma superbactéria, chamada Bacillus pseudofirmus, que começa agir ao ser misturada à água e entrar em contato com o ar. A ideia é oferecer uma solução eficiente e menos trabalhosa para lidar com esse tipo de desgaste, comum com o tempo de uso.
Embora ainda seja uma tecnologia relativamente cara, a expectativa é que ela se torne mais acessível e passe a ser utilizada de forma maciça na construção.
Produtos pré-fabricados
A participação dos produtos pré-fabricados, isto é, produzidos fora do canteiro de obras, vem crescendo exponencialmente no mercado da engenharia. Normalmente, são estruturas de concreto destinadas a várias finalidades.
Entretanto, eles podem ser feitos de diferentes tipos de materiais, a exemplo do drywall — paredes de gesso que são montadas para dividir o ambiente. Com esses recursos, há um ganho significativo de agilidade na execução do projeto.
Ademais, vale lembrar que existem outras inovações que já vem sendo aplicadas de maneira bem-sucedida em outros setores, e que também vem revolucionando o universo da engenharia. São elas:
- sistemas em nuvem;
- Inteligência Artificial;
- Realidade Aumentada;
- Internet das Coisas (IoT), entre outros.
Como a Aloo pode ajudar?
Presente em grande parte do território nacional, Aloo Telecom é uma empresa com alta tecnologia em redes de telecomunicações, destacando-se por oferecer serviços diferenciados dentro desse segmento.
Com uma conexão ultra veloz e estável, a Aloo é a alternativa ideal para quem precisa de soluções corporativas de alta performance. IP dedicado, Cloud powered by oracle, BGP IP Transit, Lan to Lan, Anti DDoS, EILD — essas são algumas das ferramentas que ajudar na otimização de processos no segmento da engenharia.
A empresa tem infraestrutura em 14 estados brasileiros, além de 3 cidades localizadas nos EUA (New York, Miami e Chicago). São mais de 29.000 quilômetros de backbone fornecendo serviço de internet e comunicação de dados com máximo desempenho.
Ademais, é importante destacar o time de profissionais qualificados para garantir a personalização que cada cliente necessita. Basta entrar em contato com a Aloo, que os seus executivos de negócios vão até o gestor para apresentar todos os nossos serviços.
As contribuições da tecnologia na engenharia civil representam um grande passo em direção a uma melhor prestação de serviços ao consumidor moderno, e sobretudo uma estratégia fundamental para que os construtores consigam produzir mais, com o máximo de qualidade. No fim das contas, todos saem lucrando.
Gostou do artigo? Agora que você está por dentro dos benefícios da tecnologia na engenharia civil e de algumas tendências de inovação para esse cenário, aproveite para deixar o seu comentário abaixo sobre esse tema. Queremos saber sua opinião!