Tecnologia na engenharia

Quais são as principais tecnologias a que empresas de engenharia devem se atentar?

Powered by Rock Convert

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a famosa transformação digital não se restringe aos ambientes fabris, impactando positivamente todos os setores da economia. E nos canteiros de obra não é diferente.

A tecnologia na engenharia civil é um exemplo de evolução contínua, mostrando-se uma importante aliada para quem busca vantagens competitivas e otimização de resultados. Com o investimento em equipamentos, técnicas e materiais modernos, é possível fortalecer o seu negócio e conquistar cada vez mais espaço nesse mercado.

Para ajudar você nesse aprimoramento, elaboramos este post com as principais tendências tecnológicas no ramo de engenharia. Confira mais detalhes na leitura completa do artigo!

Quais os benefícios da tecnologia na engenharia?

A tecnologia na engenharia, assim como em qualquer outro ramo de atuação, permite o uso mais racional de recursos e elementos necessários para a realização de uma obra: materiais, mão-de-obra, ferramentas, procedimentos e tempo.

Nesse sentido, a primeira grande vantagem que podemos destacar sobre o emprego da automação em uma obra é a redução dos custos. Isso porque, ela reforça a capacidade dos construtores em prever e mitigar riscos em todas as etapas de um projeto.

Eles conseguem verificar gastos com insumos e equipamentos com mais precisão, bem como delimitar o uso mais sustentável de recursos, ou seja, que permitam um melhor aproveitamento.

Outro benefício que está diretamente ligado ao emprego de tecnologias na engenharia civil é o aumento da produtividade. Elas eliminam muitos trabalhos feitos de forma manual e, consequentemente, o número de falhas.

Além de diminuir horas de trabalho no cumprimento de muitas tarefas, as inovações tecnológicas também otimizam a conectividade entre todas as operações, permitindo o acompanhamento de prazos e resolução de problemas em tempo real.

Portanto, é também uma importante forma de fortalecer a comunicação entre gestores e equipes.

No fim das contas, essa transformação digital vai elevar os níveis de segurança da obra, pois os equipamentos são desenvolvidos para funcionar de maneira inteligente; inclusive os dispositivos de proteção individual e coletiva.

Quais as principais tecnologias na engenharia atual?

Como destacado acima, as tecnologias têm o potencial de transformar diversos aspectos de um projeto de construção. Por isso, é importante estar por dentro das tendências capazes de garantir uma performance de excelência. Confira a seguir algumas delas.

Digital twins 

Digital Twins ou gêmeos digitais — como pode ser traduzida para o português —, é a tecnologia que permite conhecer o comportamento de materiais, simulando seu desempenho em uma edificação antes mesmo que o projeto saia do papel.

A metodologia é desenvolvida com base no processo de modelagem BIM, onde representações virtuais de determinado objeto ou sistema são criadas a partir de dados do item real.

Nesse modelo, engenheiros e arquitetos conseguem, por exemplo, antecipar as funcionalidades da estrutura levando em conta construções semelhantes e fazendo as adaptações necessárias para otimização de resultados.

Impressão 3D 

O uso da impressão 3D na construção civil tem se mostrado um voloroso recurso para produção de peças personalizadas. Com a tecnologia disponível hoje, é possível reduzir de forma significativa o tempo e os custos de uma maquete, além da impressão de paredes e teto.

A prova disso é que, em fevereiro de 2020, foi construída uma edificação de dois andares em Dubai, feita quase toda por meio da impressora 3D. Ao todo, o projeto representou uma economia de 400 mil dólares em mão de obra.

Bioconcreto 

O bioconcreto é um material que promete revolucionar o cenário da engenharia civil. A inovação consiste em um produto capaz de regenerar rachaduras no concreto de até 8 mm de largura, como se fosse um tecido vivo.

Tudo isso é possível graças a uma super bactéria, chamada Bacillus pseudofirmus, que começa agir ao ser misturada à água e entrar em contato com o ar. A ideia é oferecer uma solução eficiente e menos trabalhosa para lidar com esse tipo de desgaste, comum com o tempo de uso.

Embora ainda seja uma tecnologia relativamente cara, a expectativa é que ela se torne mais acessível e passe a ser utilizada de forma maciça na construção.

Produtos pré-fabricados

A participação dos produtos pré-fabricados, isto é, produzidos fora do canteiro de obras, vem crescendo exponencialmente no mercado da engenharia. Normalmente, são estruturas de concreto destinadas a várias finalidades.

Entretanto, eles podem ser feitos de diferentes tipos de materiais, a exemplo do drywall — paredes de gesso que são montadas para dividir ambiente. Com esses recursos, há um ganho significativo de agilidade na execução do projeto.

Ademais, vale lembrar que existem outras inovações que já vem sendo aplicadas de maneira bem-sucedida em outros setores, e que também vem revolucionando o universo da engenharia. São elas:

  • sistemas em nuvem;
  • Inteligência Artificial;
  • Realidade Aumentada;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • drones etc.

Como a Aloo pode ajudar?

Presente em grande parte do território nacional, Aloo Telecom é uma empresa com alta tecnologia em redes de telecomunicações, destacando-se por oferecer serviços diferenciados dentro desse segmento.

Com uma conexão ultra veloz e estável, a Aloo é a alternativa ideal para quem precisa de soluções corporativas de alta performance. IP dedicado, Cloud powered by oracle, BGP IP Transito, Lan to Lan, Anti DDoS, EILD — essas são algumas das ferramentas que ajudar na otimização de processos no segmento da engenharia.

A empresa possui infraestrutura em 14 estados brasileiros, além de 3 cidades localizadas nos EUA (New York, Miami e Chicago). São mais de 29.000 quilometros de backbone fornecendo serviço de internet e comunicação de dados com máximo desempenho.

Ademais, é importante destacar o time de profissionais qualificados para garantir a personalização que cada cliente necessita. Basta entrar em contato com a Aloo, que os seus executivos de negócios vão até o gestor para apresentar todos os nossos serviços.

As contribuições da tecnologia na engenharia civil representam um grande passo em direção a uma melhor prestação de serviços ao consumidor moderno, e sobretudo uma estratégia fundamental para que os construtores consigam produzir mais, com o máximo de qualidade. No fim das contas, todos saem lucrando.

Gostou do artigo? Agora que você está por dentro dos benefícios da tecnologia na engenharia civil e de algumas tendências de inovação para esse cenário, aproveite para entrar em contato com o time de especialistas da aluna e conhecer as melhores soluções para potencializar seu negócio.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.