tecnologia na construção civil

Qual o impacto da tecnologia na construção civil? Entenda aqui

Powered by Rock Convert

O uso da tecnologia na construção civil se torna cada vez mais recorrente. Em uma área que exige precisão, orientação por dados e agilidade, não poderia ser diferente. A transformação digital trouxe o acesso a diversas ferramentas nesse sentido — e é muito importante compreendermos quais são seus impactos no setor.

Antes de qualquer coisa, é relevante ter em mente que essa é uma área em constante progresso. Afinal, com a rapidez da inovação, novas oportunidades e desafios surgem a todo momento, exigindo que os profissionais estejam sempre atentos às novidades.

Se você deseja saber quais são os efeitos da aplicação das ferramentas certas em obras e projetos civis, prossiga com a leitura!

Qual a importância da tecnologia na construção civil?

É difícil falar sobre qualquer assunto da área sem visitar o conceito de otimização de processos. Afinal, a gestão em tempo real de recursos, a segurança, o aproveitamento da obra e diversos outros pontos que maximizam a eficiência estão ligados a ele.

Para a maioria dos empreendedores e especialistas da área, usar o mínimo possível de recursos enquanto garante o máximo de produtividade é fundamental. Nessa hora, a convergência tecnológica pode ser uma grande aliada. Alguns exemplos de seu uso no setor incluem:

  • o BIM — Building Information Modeling;
  • o uso de drones;
  • o concreto autocicatrizante;
  • a cloud computing;
  • o Sistema de Posicionamento Global (GPS) etc.

Todos eles estão conectados, de alguma forma, à IoT — Internet of Things —, ou, em português, Internet das Coisas. É muito importante compreender como suas ferramentas impactam as obras e as equipes de construção. Confira!

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

Em linhas gerais, esse conceito diz respeito à integração entre aparelhos diversos. Ao se conectarem uns com os outros, eles permitem que diferentes graus de Inteligência Artificial sejam atingidos, tornando os processos da área civil e de diversas outras mais eficientes.

A aplicação da IoT no setor afeta desde o gerenciamento até a construção de edifícios e empreendimentos. Ao considerar a vasta quantidade de componentes presentes nas obras, entende-se a capacidade que a Internet das Coisas tem de aprimorar as operações.

Contudo, para entender verdadeiramente o potencial da tecnologia na construção civil, é preciso conferir suas atuações práticas. Confira!

Quais são as aplicações da tecnologia nas obras e imóveis?

Além das inovações citadas, que permitem que as operações se tornem automatizadas e orientadas por dados, as ferramentas de IoT trazem diversas facilidades aos profissionais. Saiba quais são elas!

Prevenção

A segurança e a antecipação de possíveis obstáculos são fatores essenciais para qualquer obra. Ao aplicar as tecnologias certas, a detecção da necessidade de manutenção antes da falha total se torna possível. Isso reduz o tempo em que os equipamentos ficam parados, por exemplo, impactando, também, a produtividade da equipe.

Monitoramento

Saber como está a otimização dos processos da construção é importante para aqueles que desejam atingir melhorias contínuas e compliance. Nesse sentido, a coleta de informações sobre o desempenho e as horas trabalhadas para cada equipamento e operador faz a diferença.

A integração das máquinas usadas no setor permite a emissão de relatórios constantes. Eles trazem dados extremamente relevantes para a tomada de decisão dos superiores. Ao serem orientados por fatos, os gestores conseguem nortear os próximos passos da equipe e maximizar sua produtividade.

Impressão 3D

Imprimir peças, protótipos e projetos em 3D traz diversas vantagens à obra. Esse, inclusive, é um excelente exemplo de como o uso da tecnologia na construção civil pode trazer ainda mais precisão aos profissionais. Afinal, ao serem capazes de conferir, previamente, o resultado de um esforço, os especialistas conseguem:

  • melhorar possíveis gargalos;
  • prever obstáculos;
  • prevenir retrabalhos;
  • gerenciar as expectativas dos clientes;
  • orientar os profissionais;
  • otimizar o resultado final etc.

Localização

Existem alguns desafios comuns à área de construção civil, como atrasos nas entregas, equipamentos mal posicionados e falhas de logística. Por meio de beacons especializados, é possível diminuir essas ocorrências.

Eles permitem que o rastreio de cada um desses processos seja reportado aos responsáveis com uma vasta riqueza de detalhes. Dessa forma, podem interagir com os colaboradores a todo momento, garantindo que tudo saia conforme o planejado.

Integridade

Já ouviu falar do uso de Smart Grid da planta industrial? Essa tecnologia permite que a qualidade da estrutura seja garantida. Para isso, utiliza sensores wireless. Eles são posicionados em pilhas de concreto e monitoram as mudanças sofridas. Dessa forma, os profissionais garantem que a obra priorize segurança e integridade.

Fluidez

Mesmo que todas as modernizações apresentadas sejam essenciais para a otimização da obra, o engajamento entre os colaboradores também se mostra essencial. Nesse momento, é interessante pensar que a tecnologia na construção civil não depende apenas dos processos. Há pessoas por trás das operações — e a comunicação entre elas é imperativa.

Ao contar com as ferramentas certas, os gestores e líderes garantem a fluidez das trocas entre os setores. Assim, falhas e retrabalhos são mitigados e a eficiência da obra aumenta.

Qual a importância da conexão web para a obtenção dessas vantagens?

Todos os processos citados estão envolvidos na integração entre sistemas — que é o mote da IoT. Sendo assim, é fundamental pensar na qualidade dessa conexão web. Se ela não for adequada o suficiente, não será possível aproveitar os benefícios citados, o que impacta negativamente as operações da área.

Desse modo, é imprescindível que as empresas invistam em conexões web de alto padrão. Elas devem possibilitar uma tomada de decisão ágil, além de facilitar a entrega de projetos. Ao garantir uma conectividade com velocidade, que seja estável e que traga independência, é possível obter:

  • custo-benefício aprimorado;
  • competitividade;
  • visão estratégica;
  • alinhamento com as mudanças do setor;
  • redução de custos — por meio do aumento da produtividade etc.

Em suma, uma conexão web de qualidade está intimamente ligada ao aproveitamento da tecnologia na construção civil. Agora que você já sabe tudo o que pode fazer em termos de otimização para suas obras, não deixe de encontrar uma empresa de telecomunicações à altura das expectativas e necessidades da equipe e maximize seus resultados!

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou adendo a fazer em relação ao tema, não deixe de comentar neste conteúdo e enriqueça a discussão!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.