oportunidades de negócio

8 dicas para encontrar boas oportunidades de negócio para serviço de ISP

Powered by Rock Convert

Uma das áreas mais promissoras no mercado atualmente é o setor de tecnologia. Afinal, cada vez mais as organizações estão buscando atualizar-se e trazer o que há de mais moderno para seu ambiente interno. Para isso, é fundamental contar com conexões de qualidade e que, portanto, permitam às empresas e usuários comuns terem uma melhor conectividade.

Para quem deseja investir nessa área, é fundamental identificar as melhores práticas para aplicá-las em seu negócio e, assim, destacar-se entre seus concorrentes. Afinal, o mercado de Internet Service Providers locais está cada vez mais crescente, e os gestores que souberem explorar isso poderão ter melhores resultados.

Vamos mostrar neste artigo 8 dicas imperdíveis para encontrar boas oportunidades de negócios para ISPs e garantir maior sucesso. Boa leitura!

1. Esteja atento às necessidades do mercado

Um primeiro ponto a ser observado para conseguir melhores oportunidades para sua empresa de ISP é observar quais são as principais necessidades do mercado. Afinal, na área de tecnologia, constantemente surgem novas demandas e necessidades, às quais os gestores devem estar atentos.

Por exemplo, durante o período de quarentena causado pela pandemia do novo coronavírus, houve a demanda por uma boa infraestrutura, para oferecer conexões de melhor qualidade e mais ágeis para os consumidores. As ISPs que observaram isso conseguiram realizar as adaptações necessárias (como a ampliação de infraestrutura, a escolha de empresas com melhores backbones, entre outros). Assim, saíram na frente nesse momento tão importante.

2. Agregue valor aos serviços

Agregar valor ao serviço prestado é um ponto fundamental para conseguir tornar a sua empresa mais competitiva no mercado. Quando seu cliente percebe que ele está contratando algo que vai além de um mero serviço de conexão à rede, há uma maior predisposição ao fechamento do contrato.

Em vez de focar no serviço em si, venda a solução de um problema: melhor conexão, maior velocidade, maior estabilidade, atendimento de excelência, resolução de problemas 24 horas, 7 dias por semana, entre outros pontos que podem representar a solução de dores da sua persona. Isso fará com que ela olhe com mais atenção e cuidado para a sua empresa e sinta-se mais disposta a fechar o contrato.

3. Atue em áreas com potencial em IoT

A Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT) é uma das áreas mais promissoras no setor de tecnologia. Assim, as empresas que anseiam por melhores resultados na área deverão focar nessa questão para obter maiores chances de sucesso.

Portanto, que tal dedicar os seus serviços às empresas que estão adotando essa ferramenta internamente? Elas terão uma maior demanda por conexões de qualidade, sem gargalos e capazes de coletar e processar os dados gerados pelos diversos sensores na empresa, normalmente, optando por um link dedicado para esse fim.

Essa é uma forma de gerar uma especialização do seu negócio, atendendo às necessidades de um nicho específico, algo que pode ser o pontapé inicial para conseguir gerar um nome forte no setor empresarial, por exemplo.

4. Utilize apenas equipamentos de qualidade

Para prestar um serviço de qualidade na área de ISP, você precisa ter equipamentos que consigam promover conexões eficientes. Por isso, é importante observar quem são seus fornecedores e se os itens são, de fato, capazes de atender e superar às demandas e expectativas dos clientes.

5. Considere novos modelos

Uma das formas de conseguir novas oportunidades ao abrir um Internet Service Provider é considerar a possibilidade de criar o negócio em outros modelos. Por exemplo, que tal adotar o modelo de startup para isso?

Nessa prática, há um processo de aceleração do crescimento, com o uso de investidores para garantir a melhor infraestrutura para esse fim, além da utilização de equipes mais enxutas, um ambiente propício à inovação, entre outras características próprias do modelo e que podem trazer um ambiente de oportunidades para a sua empresa. Bom, não é mesmo?

6. Terceirize serviços básicos

Quando falamos de ISPs locais, um dos principais pontos é que estamos tratando, normalmente, de pequenas e médias empresas, que têm estruturas menores quando comparadas a grandes empresas de telecomunicações.

Para gerar uma melhor dinâmica na sua empresa, reduzindo custos e maximizando os ganhos, uma forma de possibilitar boas oportunidades para o seu negócio é a terceirização. As empresas, de modo geral, descobriram que essa é uma alternativa viável para conseguir resultados positivos e garantir opções mais econômicas para pequenos negócios.

Além disso, com a Lei da Terceirização, incentiva-se ainda mais esse tipo de prática, de forma a reduzir gastos, garantindo a execução das atividades-fim com qualidade.

Por exemplo, ao terceirizar a parte contábil, você poderá focar nas questões relacionadas ao core business, conseguindo garantir uma maior eficiência para os clientes e, também, para a gestão interna.

7. Conheça as ondas milimétricas 5G

A tecnologia 5G chegará em breve ao Brasil, e é importante que as empresas de Internet Service Provider estejam atentas a essa questão, a fim de oferecer esse tipo de conexão no futuro. Ela funciona por meio de ondas de rádio, tal como as gerações anteriores (3G e 4G).

Porém, há um crescimento expressivo do espectro coberto por essa banda larga móvel, podendo se espalhar entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz, de forma a conseguir enviar uma maior quantidade de dados. Ela poderá oferecer até 100 MBps, uma taxa alta quando a comparamos com as gerações anteriores (até 20x mais rápida, com menor tempo de latência).

No entanto, é possível atingir, até mesmo, 20 GBps. Com isso, as empresas poderiam ter uma maior capacidade de transmissão de informações, o que pode ser útil para a especialização em nichos para o público empresarial.

8. Invista em tecnologias de conectividade

As tecnologias de conectividade são aquelas que permitem realizar a conexão entre dispositivos e rede. As empresas têm investido cada vez mais nessa opção, principalmente, por meio da adoção de uma cultura de dados e outras ferramentas, como a Internet das Coisas.

Entre as principais tecnologias de conectividade atualmente, podemos citar:

  • 3G, 4G e 5G;
  • LPWANs;
  • ZigBee e redes Mesh;
  • Bluetooth e BLE, entre outros.

Ao investir nessas opções, é possível encontrar boas oportunidades de negócios para sua ISP e, assim, permitir maior expressão no mercado. Aplicando essas dicas, você poderá ver resultados bastante significativos!

Além disso, é possível investir em outras estratégias para alavancar seu Internet Service Provider e garantir o sucesso. Saiba mais sobre o tema neste artigo e tire suas dúvidas. 

Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.