IP dedicado ou compartilhado

IP dedicado ou compartilhado: quais as principais diferenças?

IP dedicado ou compartilhado: você conhece a diferença desses dois tipos de tecnologia? Entre as empresas, nada mais justo do que buscar pelas soluções de internet de melhor performance. Aquelas que ajudam os negócios a atingir objetivos e não criam empecilhos no dia a dia dos colaboradores.

A distinção entre IP dedicado ou compartilhado se assemelha ao que diferencia uma conquista de um novo cliente e o oposto. Um dos recursos têm muito mais chances de ajudar a marca a prosperar.

Quer entender de uma vez por todas como esse conceito se aplica, o que quer dizer IP dedicado ou compartilhado e qual é a melhor opção de internet para o seu negócio? Continue a leitura e tire todas as dúvidas!

O que é um endereço de IP?

Antes de falarmos sobre o conceito de IP dedicado ou compartilhado, precisamos começar definindo o que é um IP. O Internet Protocol, ou em bom português, protocolo de internet, é o endereço único atribuído a cada domínio da internet. Os domínios são números (como XXX.XXX.X.XX) ligados a nomes de domínios pelos DNS, que dão acesso a páginas mediante um endereço www.nomedosite.com ou .com.br.

São os servidores que mapeiam o endereço IP de uma página e permitem que ela se torne disponível pelo DNS, simplificando o acesso a uma determinada rede sem a exigência de saber de cor esse pequeno número separado por pontos.

Na atualidade, existem dois tipos de endereços aplicados na web para tudo: o IPv4 e o IPv6. O IPv4 é como os números separados por pontos que mostramos aqui, enquanto o IPVA consiste em uma sequência de algarismos e letras separados por dois pontos (algo como X:X:X:X:X:xxxx:xXXx:x9xx).

O IPv6 foi desenvolvido para garantir que a internet continue em franco processo de expansão, sem as limitações que o número finito de números IPv4 impunha.

Existe ainda uma importante distinção entre os tipos de IPs: dedicado e compartilhado são os nomes dados às modalidades do recurso. Nos tópicos a seguir, vamos entender de uma vez por todas as diferenças entre eles e qual é mais indicado para a sua organização.

O que é IP dedicado?

Um endereço de IP dedicado, como o próprio nome indica, é um endereço exclusivo, usado somente por uma pessoa ou organização. Ele, portanto, não se aplica a nenhum outro domínio e pertence completamente a uma única empresa.

Para exemplificar o conceito de IP dedicado: ele é como um número de telefone, ligando apenas para um local específico denominado pelos números ou letras e números descritos como IPv4 e IPv6.

E IP compartilhado?

Já um endereço de IP compartilhado, por sua vez, representa o contrário de um IP dedicado. Ele é utilizado por mais de uma pessoa ou compartilhado por vários domínios simultaneamente. Em hospedagens WordPress, por exemplo, o IP compartilhado aparece com frequência.

É comum que, a princípio, ao ler a palavra IP compartilhado, se pense em uma hospedagem compartilhada. Mas a verdade é que duas páginas não precisam compartilhar recursos de hardware e rede para possuírem o mesmo IP.

Continuando na metáfora do telefone, o IP compartilhado seria como uma espécie de linha pública, daquelas que utilizávamos mediante um cartão telefônico ou ficha.

Quais são as vantagens do IP dedicado?

Agora que já sabe a diferença entre esses tipos de IP, você deve estar se perguntando: qual é o melhor para fazer a hospedagem do seu website?

Em geral, o IP dedicado consiste em uma opção mais segura, que oferece maior estabilidade e até contribui para a construção da identidade do negócio. Confira essas e outras vantagens explicadas abaixo.

Maior estabilidade

O primeiro e maior benefício do IP dedicado está na estabilidade. Não é difícil entender porquê. 

Se um IP é compartilhado por mais de um website, ele recebe múltiplos acessos diariamente, sempre de fontes diferentes. Por isso, ao visitar o domínio, o usuário pode experimentar desde leve instabilidade até problemas ao carregar a página.

Isso não acontece com o IP dedicado, que provê uma conexão mais rápida, já que os servidores não precisam decidir qual site servir a cada acesso.

Reputação da empresa

Sabia que o IP dedicado é fundamental para que a sua marca consiga abordar clientes pela internet? O e-mail marketing, uma das estratégias mais utilizadas pelos negócios, exige o envio dos e-mails a partir de um IP. E é aí que mora o desafio.

Um servidor de e-mail pode, por exemplo, ser adicionado à lista de spam de um determinado cliente. Isso fica sempre atrelado ao IP do servidor: caso a sua empresa use um desses IPs, todos os e-mails dela vão direto para o lixo ou para a caixa de spam do usuário, a depender das configurações que ele indicou.

Um endereço de IP dedicado tem menos chances de receber listagens negativos. Por isso, ele contribui para a reputação do seu negócio na web.

Obrigatoriedade

Há também outro benefício nos IPs dedicados: muitas vezes um aplicativo só funciona com eles.

De acordo com a funcionalidade que você deseja adicionar ao seu site mediante o uso de plug-ins ou por modificações no código fonte, ela só funciona se a página tiver um IP dedicado, o que torna esse recurso uma obrigação.

IP dedicado ou compartilhado: o que isso tem a ver com internet?

Da mesma maneira que websites podem ou não compartilhar um IP, conexões da internet também. Ou seja, a sua empresa consegue operar através de um IP único e dedicado — com link exclusivo de conexão à internet — ou utilizando um IP compartilhado, dividindo a mesma rede com outros comércios e pessoas físicas da região.

O IP dedicado carrega a vantagem de ser uma solução mais eficiente, exclusiva e de melhor performance. Ele dá à sua empresa uma conexão direta com o provedor e, consequentemente, internet de maior qualidade do que aquela obtida com os IPs compartilhados.

Quem precisa de IP dedicado?

Gostou de conhecer melhor a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado? Então você deve estar se perguntando: ”preciso de um IP dedicado para o site corporativo?”.

A resposta, todavia, não é tão simples. Embora os IPs dedicados tragam uma série de vantagens ao negócio, em muitos casos eles representam apenas mais um recurso oneroso para o operador do site. Portanto, pequenos negócios, por exemplo, podem não obter uma boa relação de custo-benefício no IP dedicado.

Um IP dedicado figura na lista daquelas coisas que você não precisa necessariamente — a não ser que queira utilizar uma aplicação que o exige — mas é altamente recomendado. Quanto maior o tráfego da sua página, mais forte fica essa indicação.

Lembre-se, porém, que para ter um IP dedicado não é necessária uma hospedagem dedicada. É possível configurar os servidores do seu website para um IP único, sem precisar removê-lo da hospedagem compartilhada.

E aí, agora você consegue distinguir IP dedicado ou compartilhado com facilidade? A Aloo Telecom é especialista em soluções de internet: fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça os serviços à disposição!

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