TI estratégica

Qual é a importância da TI estratégica para o negócio? Entenda!

Powered by Rock Convert

Você sabe qual é a importância da TI estratégica para o seu negócio? Esse departamento tem ganhado bastante importância nos últimos anos devido ao surgimento de diversas tecnologias que proporcionam muitos benefícios para as empresas. Entre eles, estão a otimização da produtividade, a diminuição de custos, a maior segurança nas informações etc.

Podemos dizer que o segmento de Tecnologia da Informação é indispensável para as organizações. Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o tema. Neste post, explicamos detalhadamente o que é uma TI estratégica, destacamos os principais benefícios de aderir a essa prática e também fornecemos dicas que o auxiliarão a implementar esse conceito no seu negócio. Continue com a gente!

O que é uma TI estratégica?

As empresas que visam a tornar o departamento de Tecnologia da Informação estratégico contam com diversas funções que vão além da rotina tradicional. Isso porque a TI estratégica representa uma visão ampla das capacidades do setor e ainda indica um trabalho independente dos profissionais, objetivando a otimização dos resultados dos negócios.

Dessa forma, o foco não é atender às solicitações de outros setores da empresa, mas, sim, atuar com o intuito de elaborar e analisar estratégias para o setor de TI e, também, em prol da companhia como um todo.

As organizações que desenvolvem essa característica aumentam as possibilidades de ganho de produtividade e otimizam processos. Além disso, com os diversos dados proporcionados por novas ferramentas de TI (Big Data, Data Driven etc.), os gestores têm embasamento preciso para tomar decisões importantes para o futuro do negócio.

Quais são os benefícios de aderir a essa prática?

As empresas que aderem à TI estratégica contam com diversos aspectos positivos. Entre eles estão a implementação de novas ferramentas, a diminuição de gastos, o acompanhamento de novas tendências e a otimização da produtividade. Abordamos sobre essas questões detalhadamente na sequência do post. Continue lendo!

Implementação de novas tecnologias 

O primeiro aspecto positivo da TI estratégica é que são implementadas novas ferramentas tecnológicas. Entre elas estão o Big Data, o Data Driven, a Internet das Coisas etc. As funcionalidades podem ser úteis para atender às necessidades dos funcionários, dos gestores e da empresa em geral.

Redução de custos

Quando o setor de Tecnologia da Informação é estratégico, as ferramentas e os equipamentos passam a existir de forma planejada e eficiente. Desse modo, há um melhor aproveitamento dos recursos e torna-se possível fazer mais com menos.

Vale destacar, também, que as compras são feitas de maneira efetiva, e evita-se desperdícios. Essas questões, somadas, ajudam as empresas a diminuírem os custos referentes às atividades relacionadas ao setor. Com isso, há mais capital para investir no crescimento de outras áreas da organização, o que tende a favorecer o crescimento eficiente da companhia no mercado.

Acompanhamento de mercado

Caso a sua empresa dê espaço ao segmento de TI, a área se encarregará de forma eficiente de uma tarefa essencial nesse contexto em que as mudanças ocorrem cada vez mais rápido: as inovações no mercado. Assim, ficará mais fácil de a sua companhia conhecer as principais novidades referentes a esse meio, ficar atualizada em relação às mudanças e implementá-las de forma a assegurar um diferencial competitivo para a organização.

Além dessa questão, a TI estratégica poderá ajudar a esclarecer sobre os melhores caminhos para a empresa. Ficará mais fácil verificar quais são os segmentos que devem receber mais investimentos para a inovação, quais produtos abandonar, como se comunicar com o seu público etc.

Otimização da produtividade

Com a implementação de novas ferramentas tecnológicas, há a otimização da produtividade. Isso porque as empresas não precisarão destinar muito tempo a executar atividades burocráticas e, consequentemente, poderão focar nos aspectos estratégicos da organização.

Como tornar a TI mais estratégica?

Essa tarefa, em uma análise inicial, pode até parecer um pouco complexa. Porém, seguindo algumas dicas, é possível tornar o departamento de TI mais estratégico. Confira, a seguir, as dicas que separamos.

Apostar em integração de sistemas

A integração entre diferentes sistemas é uma das melhores formas de assegurar que o segmento de Tecnologia da Informação do seu negócio será mais efetivo. Isso porque será possível ter uma gestão abrangente das atividades da sua empresa e, assim, estabelecer as melhores estratégias.

Além disso, ficará mais fácil conhecer o desempenho de diferentes segmentos e verificar o que está dando certo e as atividades que não apresentam o resultado esperado. No último caso, pode estabelecer ações que visem a solucionar os gargalos existentes no processo e, dessa maneira, melhorar a performance.

Um exemplo de integração é entre os sistemas de gestão empresariais e o CRM (Gestão de Relacionamento do Cliente). Essa prática possibilita que os gestores tenham uma visão ampla do negócio e, ao mesmo tempo, conheçam as características dos consumidores. Desse jeito, fica mais fácil estabelecer campanhas de marketing eficazes e aumentar o número de vendas.

Contar com Business Intelligence

Essa prática também é conhecida como Inteligência de Negócios e possibilita que as organizações analisem diversos dados. Entre eles estão receitas de vendas, operações comerciais etc. Todas essas informações podem ser divididas por departamentos e ainda fornecem uma visão geral do negócio, o que auxilia na formulação de estratégias para a empresa.

As informações são refinadas e confiáveis. Com isso, os gestores terão mais confiança na tomada de decisões e na definição de estratégias na execução de diferentes atividades. Pode ser, por exemplo, no desenvolvimento de uma campanha de marketing efetiva, na maneira pela qual um produto deve ser lançado, na forma de comunicação ideal com o público etc.

O investimento em uma TI estratégica é vital ao seu negócio. Isso porque a sua empresa conseguirá ficar antenada em relação às principais inovações do mercado, reduzir custos e ainda ser mais eficiente. Considerando todos esses aspectos mencionados, vale muito a pena investir nessa prática e desfrutar dos benefícios.

Este post abordando sobre a importância da TI estratégica para o negócio foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.