5g

Internet 5G no Brasil: o que é preciso saber sobre o tema?

Powered by Rock Convert

O processo de chegada da 5G ao Brasil tem gerado um verdadeiro alvoroço na área de tecnologia. Afinal, vem aí uma revolução para a sociedade como um todo, e as empresas capazes de se antecipar com relação a essa novidade tendem a sair na frente.

Os provedores de internet, por exemplo, devem estar muito atentos. São eles os primeiros a absorver esse serviço e a auxiliar na adoção dele por parte da população e empresas. Portanto, quanto antes você entender a tendência, mais rápido poderá se preparar para o novo cenário, colhendo melhores resultados.

Vamos mostrar todas as informações que você precisa saber sobre o tema. Faça boa leitura e continue conosco!

Quando a internet 5G chega ao Brasil?

Para que a conexão chegue efetivamente ao Brasil, o tão falado “leilão da 5G” precisa acontecer. Isso porque é necessária a instalação das antenas e da infraestrutura para gerar conexão de rede, além de instituir a regulação para o mercado.

Segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, responsável pelo setor, o leilão deve ocorrer apenas em 2021, definindo como as operadoras poderão explorar as frequências destinadas ao 5G. Assim também se analisa, por meio do edital, formas de expansão da infraestrutura para delimitar se, então, teremos todo o potencial que a 5G oferece em nosso território.

Aí mora o grande desafio: investimentos em tecnologia não são pequenos, e hoje existem restrições legislativas – a proximidade entre antenas, por exemplo, proibida em muitas cidades. Contudo, diante dos benefícios que a tecnologia disponibiliza, é provável que essas questões sejam resolvidas, facilitando a implementação da 5G.

Algumas operadoras afirmam que já trabalham com a 5G, mas que estão adaptando a tecnologia existente para potencializar o alcance das ondas. Isso significa que, diante dos padrões da geração, elas não figuram dentro da 5G, conseguindo somente entregar velocidades mais atrativas do que o padrão 4G.

Como funciona a internet 5G?

A 5G é a quinta geração da conexão por dados móveis, e tem como um dos seus grandes diferenciais a possibilidade de adesão e popularização da Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things).

Ela funciona por meio de ondas de rádio, com o mesmo mecanismo das gerações anteriores. Contudo, o espectro de cobertura é muito maior do que a da 4G e anteriores, espalhando-se entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz.

Elas utilizam, muitas vezes, antenas já existentes e que geram conexão nessa frequência. Porém, para seu uso é preciso um número maior de antenas em menor espaço, o que exige grande investimento de infraestrutura.

Outro ponto diferencial em relação às gerações anteriores consiste no mecanismo inteligente que permite o direcionamento do foco do sinal de rádio, ao invés de emiti-lo para todas as direções, tornando a conexão mais eficiente.

Ao comparar as velocidades das tecnologias, dá para identificar o quanto se evoluiu nesses aspectos:

  • 1G: 2kbit/s;
  • 4G: 1 Gbit/s;
  • 5G: 100 1 Gbit/s.

O aumento é exponencial. Com isso, atende-se a questões que demandam conexões mais robustas (por exemplo, no caso de carros autônomos, em que a resposta do sensor precisa ser imediata para não gerar acidentes). O resultado? Diversas inovações positivas no cenário nacional.

Quais são as oportunidades que a chegada da 5G traz para as ISPs?

A 5G será responsável por popularizar a IoT, que atualmente é essencial para a Indústria 4.0. Quando chegar até a população em suas residências e também em suas rotinas, com maior intensidade, permitirá a profusão dos carros autônomos, já que teremos disponibilidade de conexão constante e de alta velocidade em inúmeros locais da cidade.

Além disso, a alta velocidade de conexão estimula as conexões de videoconferência, algo primordial para o contato entre pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Saber explorar isso e oferecer planos e condições para os clientes que dependem do assunto pode significar uma oportunidade interessante de despontar no mercado.

A 5G traz uma série de benefícios para quem trabalha com provedor de internet e, portanto, você deve estar atento para pensar em ações estratégicas buscando a implementação em sua rotina na ISP. São vantagens como:

  • oferta de serviços de conexão diferenciados, permitindo abranger clientes com demandas por alta velocidade e menor latência;
  • oferta de serviços diferenciados para consumidores;
  • abrangência de um serviço B2B, atraindo empresas e indústrias que desejam implementar a IoT internamente;
  • disponibilização, também, de serviços diferenciados, como sensores e monitoramento para empresas e indústrias;
  • garantia de serviços de segurança de informação, para assegurar maior proteção no uso da 5G pelos clientes.

As possiblidades são diversas: quanto mais você conhecê-las, melhor conseguirá definir estratégias de implementação a longo prazo. Mesmo que o leilão da 5G ainda esteja distante, a antecipação a esse ponto representa a melhor alternativa de planejamento para o objetivo final.

Lembre-se que adotar novos serviços e tecnologias demanda investimento: uso de novos equipamentos, contratação de especialistas nesse tipo de conexão etc.

Qual será o custo médio de oferecer a internet 5G?

A 5G, como falamos, exigirá uma infraestrutura totalmente distinta para o Brasil, a fim de tornar palpável a propagação das ondas de rádio. Mas isso não é barato, infelizmente: podemos ver, por exemplo, os valores na Europa. Os custos de instalação no continente, para novas antenas, ficam estimados entre 300 e 500 bilhões de euros.

Além disso, existem as despesas específicas de migração para as operadoras. Segundo estudo, o valor teria um total aproximado de R$ 1,8 bilhão. Contudo, quando pensamos nos montantes absolutos, parece mesmo algo elevado.

A longo prazo, porém, é necessário pensar que se trata de um poderoso investimento. Entram em cena os benefícios de seu uso, aliados à série de serviços que podem ser comercializados, juntos do potencial de disponibilidade de conexão.

A 5G, apesar dos entraves regulatórios, tem tudo para ser bem-sucedida em sua adoção no país. Assim, não deixe de acompanhar os próximos passos do leilão e estude sobre as diversas possibilidades existentes para sua implementação.

Quer mais dicas importantes para potencializar os resultados em sua ISP? Curta nossa página no Facebook e confira as dicas da Aloo Telecom no feed de notícias!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.