Internet das Coisas na indústria

Internet das Coisas na indústria: saiba mais sobre o tema

Powered by Rock Convert

A Internet das Coisas na indústria representa uma verdadeira revolução. Por meio dela, é possível trazer novas tecnologias e soluções para esse ambiente, garantindo uma gestão otimizada, moderna e guiada por dados. Trata-se de uma das tendências para a área nos próximos anos e, portanto, é fundamental conhecer essas questões.

Ao longo do artigo, falamos bastante a respeito do conceito de Indústria 4.0, de como a Internet of Things (IoT) é uma das principais aliadas nos processos e dos benefícios de sua adoção. Faça boa leitura e tire suas dúvidas!

O surgimento da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 significa a inserção do setor na Quarta Revolução Industrial, que ainda está em andamento no contexto atual. Ela é caracterizada pela inserção de sistemas tecnológicos e automatizados, conectando os aparelhos às redes e soluções específicas.

Por meio dela, adota-se algumas tecnologias fundamentais, tais como:

Assim, é possível permitir que as máquinas atuem de forma autônoma, gerando comunicação entre si e com as soluções focadas em uma melhor gestão integrada. Criam-se redes inteligentes em toda a cadeia produtiva, de forma a agregar agilidade, controle e precisão internamente.

A Internet das Coisas na Indústria 4.0

A Internet das Coisas consiste em um dos grandes pilares da Indústria 4.0. Ela é responsável pela implementação do conceito de um ambiente interconectado, capaz de fornecer as informações necessárias para gerar um espaço, de fato, inteligente.

Então, a IoT propicia uma maior interconectividade entre as máquinas presentes. Também é possível acessar dados importantes e capazes de garantir o aumento da eficiência nas rotinas internas, tornando a sua empresa mais assertiva ao longo do tempo.

Para isso, vale esclarecer o que é a Internet das Coisas. Ela diz respeito a uma rede de dispositivos, gadgets e sensores conectados à rede, enviando dados e informações de forma contínua.

Recentemente, ganhou protagonismo no ambiente industrial e, com a adoção do 5G, o poder tende a crescer ainda mais. Isso por conta do surgimento do download de arquivos com velocidade de até 100 Mb/s, suprindo a alta demanda das empresas e indústrias, que não param de implementar soluções dessa natureza nos negócios.

Os benefícios da Internet das Coisas

Adotar a Internet das Coisas em sua empresa pode trazer uma série de benefícios incríveis. Vamos falar sobre os principais a seguir.

Acréscimo de segurança aos dados da indústria

Dispositivos têm agido de forma mais segura nos ambientes internos das empresas. Isso porque a Internet das Coisas lida, constantemente, com dados. Diante do cenário, as medidas implementadas, hoje em dia, são instaladas com mecanismos e protocolos de segurança, como a criptografia de dados.

Com isso, você alcança maior conforto e ainda tem a segurança de que os dados internos do seu negócio, que podem ser importantes para a geração de diferenciais competitivos, não estarão sujeitos à interceptação de cibercriminosos. De quebra, cresce a segurança de suas atividades internas.

Novas estratégias de produção

Como desenhar uma cadeia produtiva eficiente nas indústrias? Por meio da Internet das Coisas, é possível avaliar as informações geradas e, assim, identificar maneiras de organizar processos mais estratégicos para a minimização de falhas.

Tomadas de decisões mais precisas

Monitoramentos permitem tomadas de decisão mais precisas. Portanto, a observação do que é ou não estratégico e das melhores alternativas para curto, médio e longo prazo ganha um acréscimo de facilidade. Assim, caem as chances de ações que possam gerar falhas e prejuízos para o seu negócio, propiciando o aproveitamento de brechas oportunas.

Identificação de falhas

Quais são os pontos erráticos do seu processo produtivo? Quais merecem atenção especial para reduzir falhas e, consequentemente, permitir maior produtividade na indústria? A Internet das Coisas ajuda a verificar esses pontos e, ainda, a analisar o que pode resultar em falhas graves que comprometam o crescimento do negócio.

É possível, por exemplo, descobrir qual é o ponto causador de gargalos internos e identificar como resolver a questão. Por exemplo, o atraso na entrega do produto final pode ocorrer porque o ritmo de produção de uma determinada máquina está lento e incompatível com as demais etapas.

Assim, pode-se averiguar soluções e resolver as falhas, tornando os processos mais dinâmicos e produtivos.

Monitoramento do consumo de energia

Um dos pontos em que a Internet das Coisas auxilia é no monitoramento do consumo de energia: sua empresa de fato reduz ao máximo o consumo de luz nas atividades? Isso é importante para diminuir o desperdício financeiro e, consequentemente, adotar posturas mais sustentáveis no dia a dia.

Por meio de sensores, avalia-se o consumo médio de cada maquinário, verificando quais deles fogem do escopo normal. Isso representa um sinal de necessidade de manutenções ou, então, troca dos equipamentos por modelos mais modernos e econômicos neste aspecto.

Controle de máquinas

Por meio de dispositivos que garantam maior conectividade, dá para ter um excelente controle sobre as máquinas da sua empresa, avaliando qual é a produtividade média de cada uma delas, tempo para execução, entre outros pontos.

Com isso, você dirige sua linha produtiva como um todo, com base no tempo médio para atingir a meta proposta pela empresa. Os prazos dados aos clientes ganham precisão e, como impacto direto, a satisfação da relação consumidor-marca melhora bastante.

Avaliação de necessidade de manutenção

Diante das informações fornecidas pelos sensores instalados nas máquinas, o rendimento abaixo do esperado de um aparelho pode exigir a realização de manutenções para garantir a eficácia dele. Isso é fundamental, principalmente, para evitar possíveis quebras futuras, o que paralisaria a linha produtiva.

Observe, então, quais são os indicadores de cada equipamento e as variações médias. Selecione uma faixa de alteração na qual se deve criar uma notificação de necessidade de manutenção. Assim, as medidas preventivas recebem um tratamento estratégico para manter a produtividade sempre em alta.

A Internet das Coisas na indústria tem um papel fundamental para a criação de ambientes mais modernos, seguros e produtivos, capaz de trazer uma série de benefícios, como vimos neste artigo. Temos certeza de que a sua adoção poderá ser altamente vantajosa para o negócio.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter para receber outros materiais exclusivos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.