terceirização no isp

Quais são as vantagens da terceirização de serviços nos ISPs? Entenda aqui

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Há tempos a internet deixou de ser uma ferramenta de entretenimento e lazer, para se tornar um verdadeiro instrumento de trabalho. Sobretudo, no contexto empresarial, as conexões se tornaram parte das operações, estando integradas à realidade da maior parte dos negócios de pequeno, médio ou grande porte.

Em um contexto de digitalização massiva das atividades e mudança dos hábitos de consumo da sociedade, estar conectado não é mais uma opção, mas uma necessidade. Por isso, as empresas cada vez mais dependem de conexões estáveis, robustas e confiáveis para dar suporte às operações de maneira eficiente.

Diante dessa realidade, considerando o cenário dos ISPs (Internet Service Provider), centralizar e manter toda uma infraestrutura de tecnologia da informação e de serviços para atender ao consumidor final nem sempre é viável do ponto de vista econômico e técnico-operacional.

Dessa forma, optar pela terceirização de serviços nos ISPs tem se mostrando uma estratégia altamente vantajosa. Para reforçar essa ideia, convidamos Sérgio Brito, diretor de Tecnologia da Aloo Telecom, para esclarecer os benefícios desse tipo de serviço. Acompanhe!

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Quais são as vantagens de terceirizar os serviços no ISP?

Em um segmento empresarial altamente competitivo e diversificado, como o de provedores de serviços de internet, a necessidade de se atender ao consumidor de forma mais eficiente, capilarizada e econômica exige um grande esforço estratégico e operacional por parte dos ISPs.

Somado a isso, a crescente demanda pelos serviços de rede e conexão tem obrigado os prestadores a investir continuamente em aprimoramento e expansão das redes. Ao mesmo tempo, são forçados a oferecer preços cada vez mais baixos para se manter competitivos no mercado.

Diante dessa realidade, muitos ISPs se vêm com dificuldades para equilibrar custos, qualidade das entregas e competitividade. É, então, que a terceirização de serviços nos ISPs se mostra uma alternativa bastante promissora. Veja as vantagens dessa medida, citadas por Sérgio Brito.

Redução de custos

Ao terceirizar determinadas atividades, os ISPs conseguem minimizar seus custos operacionais — sobretudo, quando se delega a parceiros especializados a execução de determinadas tarefas. Essa redução de despesas, por exemplo, pode ser alcançada com:

  • melhoria dos fluxos de processos, o que acarreta maior produtividade e qualidade, ao mesmo tempo em que proporciona um menor custo por unidade;
  • adaptabilidade dos custos, pois se o ISP vende mais, gasta-se mais com terceirizados e, se vende menos, gasta-se menos. Isso evita que os custos fiquem fixos, independente do volume de vendas;
  • infraestrutura do ISP mais enxuta, reduzindo, principalmente, os custos fixos.

No mais, essa redução de custos também está presente quando o ISP não tem que dedicar o seu próprio capital para a expansão de serviços e de infraestrutura física — cujos investimentos costumam ser bastante elevados.

Maior escalabilidade

Ao terceirizar parte das operações, o ISP consegue escalar sua atuação de maneira mais fácil e rápida. Isso porque o processo de crescimento passa a depender menos dos seus recursos e investimentos, ficando a cargo do terceiro contratado.

Além disso, há uma maior flexibilidade na hora de aumentar ou reduzir a estrutura operacional. Nesse sentido, por exemplo, é mais simples ajustar um contrato de fornecimento de pessoal com um parceiro do que contratar ou dispensar funcionários por conta própria.

Melhor gestão do negócio

Ao se firmar contratos de terceirização de serviços com parceiros especializados, o ISP tem condições de desenvolver uma gestão muito eficiente do negócio. Além de enxugar a sua estrutura, é possível estabelecer SLAs para as entregas, garantindo um padrão de qualidade para a operação.

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No mesmo sentido, o ISP pode concentrar seus esforços e investimentos de maneira mais estratégica, focando aquilo que é mais relevante para o seu crescimento e para o atendimento às demandas do cliente.

Como essa terceirização deve ser feita?

As vantagens da terceirização de serviços nos ISPs são inúmeras. No entanto, é indispensável adotar certas medidas para que o processo de delegação ocorra de maneira adequada e regular.

Nesse sentido, a recomendação, segundo Sérgio Brito, é implementar a terceirização a partir de contratos de prestação de serviço, especificando com rigor e detalhe os seguintes pontos:

  • escopo dos serviços;
  • metas de desempenho;
  • padrões mínimos de qualidade das entregas;
  • responsabilidades do contratado;
  • sanções para o caso de descumprimento do contrato.

Além disso, recomenda-se a negociação de uma lista de serviços com preços unitários, a fim de se evitar rupturas operacionais e eventuais transtornos.

Quais serviços devem ser terceirizados?

Considerando a realidade dos ISPs atuais, há diferentes atividades que podem ser facilmente delegadas a terceiros por meio de contratos de prestação de serviços. Entre as mais comuns e recomendadas, Sérgio Brito destaca:

  • construção de rede óptica externa;
  • construção de obras civis e torres metálicas;
  • call center;
  • sistema de TI de Gestão Financeira e Operacional;
  • serviço de IP, trânsito e transporte de dados.

Centralizar todas essas tarefas dentro do ISP, na prática, pode implicar operações altamente complexas, arriscadas e onerosas, em razão da falta de estrutura e especialidade exigidas pelo mercado. Logo, terceirizar alguns serviços a empresas especializadas, que detêm todo know-how e aparato para executá-los, além de mais econômico, acaba sendo mais produtivo.

Como escolher uma boa empresa para terceirizar os serviços?

Por se tratar de um segmento altamente competitivo e técnico, a terceirização precisa ser feita a uma empresa que tenha capacidade de atender com precisão, qualidade e eficiência os padrões de qualidade do mercado. Nesse sentido, escolher uma boa empresa para terceirizar é um ponto determinante para a atuação do ISP.

A grande questão, no entanto, é saber quais os critérios mais importantes a serem avaliados no momento da contratação de um parceiro. Sergio Britto coloca que é fundamental avaliar os seguintes pontos:

  • acervo e capacidade técnica do corpo gestor da empresa prestadora do serviço — na prática, quanto mais contratos ela tiver com empresas do setor, melhor;
  • infraestrutura adequada, uma vez que para a prestação de serviços nesse segmento é necessário não apenas pessoal, mas espaço físico, instrumentais e ferramentas tecnológicas para dar suporte às atividades;
  • comprovação de regularidade fiscal e operacional, em conformidade com a legislação vigente.

Todos esses critérios são atendidos pela Aloo Telecom, uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil. A companhia é reconhecida no mercado pela ética, transparência e melhor infraestrutura de redes de dados convergentes do país.

Desde o início de suas operações, em 2003, vem se destacando no mercado pela satisfação de mais de três mil clientes corporativos nos setores público e privado, que já cobrem 14 estados. A Aloo Telecom está pronta para atender às mais diferentes necessidades dos ISPs, oferecendo tecnologia de ponta, capilaridade e infraestrutura robusta em serviços de:

  • locação de espaços com infraestrutura física e conectividade (co-location) para a hospedagem de equipamentos de propriedade do cliente;
  • transporte de dados;
  • IP Trânsito e outros.

Com inovação, alta tecnologia e pessoal altamente especializado, a Aloo Telecom é o parceiro ideal para a terceirização de serviços nos ISPs. A empresa entrega qualidade, disponibilidade de racionalização de custos.

Entre em contato agora mesmo com a Aloo e garanta ainda mais competitividade ao seu negócio por meio dos nossos serviços!

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