FTTx

Entenda o que são as redes FTTx e quais são as suas vantagens

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Os provedores locais cumprem um papel importante na economia, assumindo função de liderança no mercado em comparação às grandes empresas de telecomunicação. Um atendimento diferenciado, aliado a um melhor serviço e preços competitivos são apenas algumas das motivações que levam os usuários a optar por marcas locais.

Para acompanhar as evoluções do mercado, é fundamental que os gestores avaliem as principais tecnologias existentes, identificando as infraestruturas capazes de entregar vantagens. Ao longo do artigo vamos mostrar o que são as redes FTTx e sua importância para esses negócios. Aproveite para tirar dúvidas e faça boa leitura!

O que são as redes FTTx?

As redes FTTx (Fiber to the x) dizem respeito a todas as infraestruturas de fibra óptica que realizam conexões entre uma operadora e um ponto de chegada — uma residência, uma instalação, o meio fio ou um nó.

O “x” na sigla representa uma variável que pode ser substituída de acordo com os demais conceitos (N, C, B, H, entre outros), mostrando até o ponto em que a conexão chega. Trata-se da rede que permite a oferta de conexões de banda larga, por meio da tecnologia de fibra óptica.

Sendo assim, FTTx é um termo genérico que abrange todos os tipos de conexão desta natureza. O que caracteriza o “ponto final” dela será a última letra.

E as vantagens de adotá-la?

A adoção das redes FTTx é bem diversificada, gerando diferenciais importantes a favor do seu provedor de rede. Veja quais são os principais benefícios do investimento a seguir.

Transmissão rápida de dados

A conexão de fibra óptica é atualmente a mais ágil, atingindo os maiores índices de velocidade.

Hoje, conexões de mais de 100 Mbps já estão ao alcance, por exemplo. Outra vantagem: elas são altamente escaláveis, ou seja, é possível potencializar ainda mais essa velocidade ao longo do tempo.

Rede constante

Outro ponto fundamental: a estrutura de fibra óptica garante conexões mais estáveis, com redes constantes. Com isso, caem as chances de indisponibilidade para o seu cliente final, assegurando a ele uma melhor experiência.

Com a adesão crescente ao home office e à transformação digital, uma quantidade cada vez maior de pessoas precisa de acréscimos de estabilidade para desempenhar as atividades cotidianas. Elas, portanto, buscam isso em um servidor de internet de qualidade.

Qualidade na transmissão

Em comparação aos demais métodos existentes, a conexão de internet por fibra óptica entrega ótimo nível na transmissão de dados. Isso ocorre pela própria característica da infraestrutura, na qual a transmissão de dados não fica suscetível a interferências de energia elétrica e outros problemas.

Com isso, garante-se uma qualidade muito superior, como a conexão de banda larga por cabo de cobre, rádio etc.

Gasto de energia reduzido

A conexão por fibra óptica permite uma transmissão por distâncias maiores do que outros meios de conexão, de forma a reduzir a necessidade de estações de retransmissão, gerando uma economia de energia para o seu provedor. Interessante, não é mesmo?

Existem diferenças entre as diversas redes FTTx?

Há inúmeros modelos de redes FTTx disponíveis no mercado. Vamos mostrar quais são as diferenças entre cada um deles a seguir:

  • FTTD — a rede Fiber to the Desktop é aquela na qual a conexão de fibra óptica vai desde o terminal do provedor até perto da mesa do usuário, podendo ainda passar pela principal sala de informática, um terminal ou um fibra conversor de mídia;
  • FTTAFiber to the Apartment consiste em uma rede na qual a transmissão óptica sai do provedor e vai até dentro do prédio, em uma sala específica. Nesse local, o sinal óptico é dividido, por meio de splitters, para os diversos apartamentos (no caso de ambiente residencial) ou para as salas (em prédios comerciais);
  • FTTB — a rede Fiber to the Building permite a entrega via fibra óptica até o prédio, de forma que a conexão é feita aos demais moradores ou trabalhadores por meio de uma rede Ethernet;
  • FTTC — a rede Fiber to the Curb/Cabinet vai da central até o armário de distribuição ou central telefônica. A partir dali, a conexão ocorre através de uma linha telefônica, oferecendo banda larga para os aparelhos internos. Para isso, é importante utilizar tecnologias que permitam velocidades altas em curtas distâncias, evitando a perda de qualidade na transição;
  • FTTN — a rede Fibert to the Node se liga da central de distribuição a um armário na rua, passando para cabos de cobre até o ponto final;
  • FFTH — a rede Fiber to the home transmite o sinal de fibra óptica por meio do equipamento de comutação do operador até a casa do cliente ou da empresa que contratou o serviço, e é normalmente utilizada para serviço doméstico. Também chamada de rede PON, custa bem menos mas, em compensação, tem uma cobertura menor, limitada a trechos de até 20 km de cabos de fibra óptica.

Para a adoção de uma rede FTTx, são necessários alguns elementos básicos de infraestrutura, tais como:

  • rede de fibra ótica monomodo;
  • equipamentos específicos que ficam tanto nas centrais quanto no local definido pelo usuário;
  • splitters, entre outros.

Na hora de escolher qual deles é o mais vantajoso para implementação em sua Internet Service Provider, pense em certas variáveis:

  • orçamento total para o investimento na infraestrutura necessária;
  • observação de características do seu público-alvo. Por exemplo, se é um público jovem, com perfil gamer e que, portanto, tem demanda para conexões de alta velocidade e estáveis;
  • análise do perfil financeiro do público a ser atendido, visando a melhor compreensão da relação custo-benefício entre cada uma delas.

Essas questões exigem avaliação conjunta, sistêmica e cuidadosa para definir a melhor escolha. Afinal de contas, estruturas de fibra óptica demandam investimentos consideráveis e, portanto, é primordial identificar a opção mais adequada para seu modelo empresarial.

Saber como funciona a rede FTTx e de que forma ela pode colaborar para o sucesso da sua ISP representa um aspecto muito importante para a conquista de melhores resultados. Com isso, você consegue gerar diferenciais competitivos e alavancar a marca no mercado.

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