internet para escolas

Internet para escolas: como se adaptar à nova realidade?

Powered by Rock Convert

Especialmente em razão do momento pelo qual passa o mundo, a Internet se tornou um serviço ainda mais essencial para todos os perfis de usuários, sejam eles pessoas físicas ou empresas. Diante do cenário atual, até mesmo os setores que não precisavam de tecnologia para funcionar hoje se veem obrigados a adotá-lo como parte das suas rotinas.

No mesmo sentido, escolas que até há alguns meses utilizavam a internet em seus laboratórios, áreas administrativas e em tarefas secundárias, agora necessitam de uma conexão estável e veloz para dar suporte às suas atividades principais, sobretudo neste momento de retomada de aulas híbridas.

Diante dessa realidade, a internet para escolas se tornou um tema de grande relevância na atualidade. Isso porque, tudo indica que o uso dessa ferramenta para fins educacionais se firmará como um padrão, exigindo uma conexão e uma infraestrutura de rede condizentes com as novas demandas.

Pensando nisso, convidamos a Cristiane Pavan, Gerente de Negócios Nacional Corporativo e Governo da Aloo Telecom, para falar sobre a importância das escolas investirem nas suas redes e tecnologia da informação. Acompanhe!

Como será o uso da internet nas escolas a partir de agora?

A partir de agora, as chamadas aulas híbridas — uma combinação de aulas presenciais com aulas virtuais — se tornarão uma realidade cada dia mais comum nos ambientes educacionais, o que exigirá não só um aparato técnico adequado, mas uma conexão de internet com link dedicado, capaz de oferecer total suporte às aulas nessa modalidade.

Tudo indica que esse formato permanecerá por um longo período e fará parte do nosso “novo normal”.

Por que as escolas precisam de uma boa internet nesta retomada?

Com a internet passando a fazer parte da rotina das escolas, dando suporte às atividades consideradas como fim, a qualidade do serviço prestado será um ponto ainda mais relevante. Na prática, uma conexão estável e robusta será primordial para a execução das aulas híbridas, um formato que exige a transmissão de dados em alta velocidade e de maneira contínua — o que nem sempre se tem à disposição nas escolas atualmente, destaca Cristiane Pavan.

Por que um link dedicado e não banda larga?

Diante da importância da conectividade no atual cenário, Cristiane Pavan esclarece que muito mais do que uma conexão com a internet, as escolas necessitam de um serviço que seja compatível com as suas necessidades.

Nesse sentido, os tradicionais serviços de assinatura banda larga, por exemplo, podem não ser suficientes para suportar todo o volume de dados necessário à transmissão simultânea de aulas, exigindo assim um link dedicado.

Como especialista no assunto, Cristiane Pavan afirma que são várias as vantagens do link dedicado em relação à banda larga, especialmente considerando as demandas das instituições de ensino, que trabalharão com transmissões de áudio e vídeo em tempo real, acessos simultâneos e requer muita estabilidade na conexão.

Enquanto na banda larga os usuários compartilham a “estrada”, podendo encontrar congestionamentos no caminho além de correr o risco de não receber a banda contratada, o link dedicado garante uma “estrada exclusiva” para a escola, oferecendo maior disponibilidade, mais segurança, estabilidade e garantia tanto para download quanto upload.

“Em meio à pandemia as escolas tiveram que se reinventar em vários aspectos para que as aulas não presenciais fossem entregues aos alunos com a melhor qualidade possível. Para uma boa qualidade de aulas online, ter uma boa internet é condição primeira! Ter uma boa internet não significa ter um bom plano de internet, mas resume-se a você ter internet com link dedicado. Não há comparações! O link dedicado nos possibilitou entregar a melhor qualidade possível de aulas para nossos alunos e pais. Sem ela não seria possível! A Aloo Telecom é uma empresa inovadora e à frente de seu tempo. E isso se reflete na entrega de qualidade da internet. Além disso, a equipe de atendimento é um diferencial importante.” Alessandro Queiroz, Sócio-Diretor Maple Bear Maceió.

Quais as recomendações para este momento de retorno?

Cristiane Pavan destaca que a saúde dos alunos deve ser a grande prioridade neste momento de retomada das aulas e atividades educacionais pelas escolas. No entanto, ela também ressalta que a educação é um fator essencial para o desenvolvimento do país.

Assim, por mais que o retorno não tenha uma data certa e uniforme em todo o território nacional, é imprescindível estar preparado para essa retomada. Nesse sentido, algumas ações se mostram altamente estratégicas, como:

  • avaliar as ferramentas e soluções disponíveis no mercado e que poderão ser utilizadas;
  • planejar as aulas, considerando a nova realidade e formato;
  • pensar em alternativas para aquelas que não podem acompanhar as transmissões em tempo real;
  • investir em infraestrutura e redundância, evitando ao máximo a indisponibilidade dos serviços.

Além disso, é muito importante que as instituições testem seus serviços e ferramentas previamente, avaliando a necessidade de ajustes e melhorias.

“O cuidado e a preocupação com a qualidade da transmissão das aulas on-line, garantindo que a Escola chegue aos nossos alunos de forma eficiente, foi o que nos levou a contratar a internet dedicada da Aloo Telecom”. Thatiana Sampaio, Diretora Financeira da Escola Monteiro Lobato, em Maceió.

Como a Aloo Telecom pode contribuir com as escolas?

A Aloo Telecom é uma empresa regional de telecomunicações, uma das principais referências no mercado de internet. Hoje conta com mais de 3 mil clientes corporativos, distribuídos entre os setores público e privado, com forte presença na região nordeste.

A partir de um portfólio variado de produtos e serviços de ponta, mais do que oferecer internet para escolas, a empresa se coloca à disposição das instituições de ensino que desejam inovar nesse momento, explorando de forma ainda mais eficiente e estratégica todas as possibilidades que a internet é capaz de oferecer a esse segmento.

Saiba mais sobre as soluções da Aloo Telecom para instituições de ensino. Entre em contato conosco hoje mesmo e converse com o nosso time de especialistas!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.