Infraestruturas hiperconvergentes

Você sabe como as infraestruturas hiperconvergentes funcionam?

Powered by Rock Convert

Poucas coisas são mais complexas dentro de uma empresa do que a sua infraestrutura de datacenters. Isso é bom, pois permite o suporte de múltiplas aplicações, mas ao mesmo tempo significa uma maior carga de trabalho para a TI.

Com o passar dos anos e a evolução da complexidade de softwares e hardwares empregados, surgiu a necessidade de procurar por uma estratégia diferente: a de infraestruturas hiperconvergentes.

Mas o que são as infraestruturas hiperconvergentes e que aspectos positivos elas agregam ao mundo corporativo? Aprenda tudo sobre o assunto a seguir no post!

Custo de infraestrutura

Um dos principais desafios dos negócios, quando o assunto é infraestrutura, diz respeito ao alto custo. A aquisição de equipamentos, a refrigeração do ambiente de armazenamento e a manutenção de uma equipe competente para lidar com os problemas do dia a dia são tarefas onerosas. A longo prazo, fica cara a atualização de um bom data center.

Boa parte das companhias, todavia, precisa dessas tecnologias para funcionar. Mas ainda que elas sejam ativos fundamentais para as operações, não trazem nenhum retorno direto para a organização. A redução da complexidade, tornando-as menos custosas e mais eficientes é, portanto, um objetivo em comum de muitos negócios.

Infraestruturas hiperconvergentes

Foi com esses desafios em mente que as infraestruturas hiperconvergentes ganharam espaço no mercado. Para entender como a solução funciona, vale primeiro olhar para a organização dos data centers tradicionais.

Um data center mantém, em geral, três camadas de hardware para funções comuns, como rede, computação e armazenamento. Tais estruturas recebem o complemento de uma infra de virtualização, feita a partir do auxílio de software. É a gestão dessas camadas que chamamos de gestão de data center.

A gestão representa um desafio pois os componentes do data center nem sempre são compatíveis entre si. E quanto maior a necessidade de uma dessas três camadas — computação, rede e armazenamento —, maior o custo de manutenção da estrutura, que fica complexa com a atualização e introdução de novas ferramentas conforme o tempo passa.

Soluções de infraestrutura hiperconvergentes apresentam distinções. Elas unificam armazenamento, computação e redes em um único equipamento (hardware), que se vale de um sistema definido de software para organizar a administração. Assim, empresas deixam de usar softwares específicos para cada função e concentram esforços na manutenção e expansão de uma única estrutura, hiperconvergente.

As infraestruturas hiperconvergentes aplicam somente servidores x86 e, por isso, podem ser administradas por meio de uma mesma plataforma de software, acessível via portal. É fácil entender, portanto, a economia gerada pelas infraestruturas hiperconvergentes. As reduções de custo total de infraestrutura chegam a até 60% após a implementação.

Energia, refrigeração e manutenção são todos custos passíveis de diminuição ao usar esse tipo de infraestrutura. O investimento no recurso, então, representa um excelente passo diante do mercado.

Vantagens da infraestrutura hiperconvergente

Pronto para ver como os benefícios das infraestruturas hiperconvergentes parecem no mundo real? Confira algumas vantagens de migrar os data centers da sua empresa e começar a utilizar essa tecnologia.

Economia de recursos

O primeiro e principal benefício das redes hiperconvergentes está na gestão simplificada delas. Com todos os equipamentos da empresa condensados em uma só solução, é possível promover a gestão inteligente da TI utilizando um único software centralizado.

Por conta disso, processos comuns como a manutenção de data center se tornam muito mais simples, rápidos e econômicos.

Aumento da produtividade da TI

Outro ponto relevante quando falamos de simplicidade é como isso permite que a sua equipe de TI renda melhor. Sem precisar lidar com um data center de alta complexidade, o time dá conta de fazer mais trabalho em menos tempo. Vantagens financeiras e práticas.

A sua equipe de TI, com infraestruturas hiperconvergentes, não só custa menos para a empresa, mas é mais eficaz naquilo que se propõe a realizar.

Crescimento da infraestrutura de TI

Há ainda algo importante ao abordar infraestruturas hiperconvergentes: elas são mais fáceis de expandir. Tais recursos crescem de modo proporcional, com todos os componentes acrescentados ao mesmo tempo.

Como consequência, nota-se acréscimos de facilidade para oferecer serviços de TI On Premise com velocidade e eficiência.

Mais segurança para a sua empresa

Sofre dificuldade de manter o seu data center seguro? Pois as infraestruturas hiperconvergentes têm tudo para ajudá-lo na tarefa. Nesses ambientes, é mais simples implementar rotinas de backup e de recuperação de dados, por exemplo, duas atitudes que incrementam a cibersegurança na corporação.

De quebra, as redes hiperconvergentes disponibilizam monitoramento centralizado, facilitando a percepção de risco e permitindo que gestores acompanhem eventos suspeitos, o que mitiga prejuízos.

Vantagens para múltiplos tipos de negócios

Por último, não podemos deixar de mencionar que as infraestruturas hiperconvergentes beneficiam vários tipos de negócio. Não são apenas os ISPs que veem vantagem na sua aplicação.

Qualquer empresa, independentemente da carga de trabalho que encara no dia a dia, desde que espere um crescimento acelerado, consegue identificar pontos positivos oriundos do investimento na solução.

Necessidade de investimento em hiperconvergência

Gostou de conhecer melhor o recurso e está pronto para investir? Fique atento a alguns pontos importantes antes de iniciar a migração dos seus data centers para uma infraestrutura hiperconvergente.

Embora a hiperconvergência possa beneficiar empresas de inúmeros setores, é necessário verificar se ela representa a alternativa ideal para o contexto da marca. Contar com um parceiro especializado na análise da implementação das novas redes consiste em uma excelente maneira de garantir que o investimento não irá pelo ralo.

Esse parceiro vai ajudá-lo a avaliar o perfil da empresa, bem como exigências de compliance do local em que ela atua para determinar se infraestruturas hiperconvergentes formam a opção ideal.

A Aloo Telecom é um desses parceiros especializados capazes de auxiliá-lo na tarefa. Com anos de experiência no mercado, nossa equipe domina data centers de todos os tamanhos e é a mais indicada para liderar a íntegra do processo de migração, considerando sempre as demandas específicas do cliente.

Quer saber mais sobre a expansão do seu provedor de internet a partir de um recurso como a infraestrutura hiperconvergente? Baixe agora o e-book gratuito que preparamos para orientá-lo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.