Economia digital

Entenda as diferenças da economia digital e como se inspirar nela

Powered by Rock Convert

Com a transformação digital, vemos um novo movimento nos mais diferentes setores. A economia é um dos primeiros a absorver essas mudanças e, assim, passa a trazer mudanças significativas no dia a dia. Uma que se destaca é o surgimento da economia digital.

É fundamental, assim, que os gestores, principalmente aqueles que trabalham de forma direta ou indireta com tecnologia, estejam atentos para essas mudanças e vejam como transformar o ambiente com cuidado, evitando prejuízos e garantindo o alinhamento da empresa com as tendências vigentes atualmente.

Por isso, vejamos, a seguir, as diferenças entre a economia digital e o modelo tradicional, suas tendências e como se inspirar na economia digital para crescer. Boa leitura!

Quais são as tendências e os diferenciais da economia digital?

A economia digital é um termo novo que designa as novas relações ocorridas por meio da transformação digital, na qual os novos ambientes de negócios estão intimamente afetados pelas mudanças trazidas pela tecnologia da informação.

A partir desse momento, as tecnologias possuem um maior protagonismo na empresa, saindo do local de acessórios para potencializar o crescimento e tomar dimensões maiores para o crescimento e funcionamento das organizações.

Por exemplo, com a pandemia do novo coronavírus, vimos que o e-commerce pode, brevemente, deixar de ser apenas uma alternativa para o comércio e passar a ser a forma prioritária de consumo de muitos brasileiros. Essa é apenas uma das tendências que a economia digital trouxe, nesse caso, para o varejo.

Esse, talvez, seja o grande diferencial da economia digital em comparação ao modelo tradicional: o reconhecimento de que as tecnologias são parte integrante da nossa cultura e do modo de ver e produzir. Assim, as empresas que não se adequarem ao novo cenário poderão perder espaço competitivo.

Algumas das principais tendências que estão presentes atualmente e que ganharão maior expressividade nos próximos anos são:

  • fintechs como modelo de negócio financeiro;
  • Inteligência Artificial em todos os âmbitos da vida humana;
  • uso de sistemas ERP como modelo principal de gestão dos negócios;
  • uso da nuvem de forma estratégica nas organizações;
  • adoção crescente do modelo de home office;
  • uso do Big Data e Big Data Analytics;
  • adoção do UAVs (Unmanned Aerial Vehicles, veículos aéreos, semelhantes a drones, que não são conduzidos por humanos a bordo).

Como a empresa pode inspirar-se na economia digital?

Com o objetivo de crescimento, a empresa pode obter inspiração na economia digital por meio dos seguintes aspectos.

Valorização da experiência do cliente

Essa é uma tendência que já vinha ganhando fôlego e, nos últimos anos, tomou uma força ainda mais expressiva. Todos os negócios, independentemente da área de atuação, precisam estar atentos ao comportamento do público e garantir uma experiência impecável, capaz de transformar a percepção dele sobre seu negócio.

Powered by Rock Convert

Esse tipo de ação permite auxiliar na tomada de decisão dessas pessoas e aumentar as possibilidades de fidelização. Por isso, é fundamental, na economia digital, conhecer a fundo o seu cliente. Para tanto, reforça-se a próxima lição que apresentaremos.

Uso dos dados para geração de conhecimento

Clive Humby, um matemático especialista em dados, afirmou que “os dados são o novo petróleo”, devido à sua importância como ativo para as organizações. Apesar de forte, não é uma frase exagerada — de fato, eles são extremamente relevantes para os negócios.

Isso porque, quando aplicados para gerar conhecimento, permitem que as empresas tomem decisões cada vez mais assertivas, bem como possibilitam antecipar tendências e padrões e tomar medidas preventivas para evitar situações de crise.

Os dados oportunizam analisar tendências, tirar insights, otimizar processos e analisar a forma como o conhecimento obtido pode gerar rendimentos para seu negócio, introduzindo-o com mais força na economia digital.

Blockchain

Outro ponto fundamental nos tempos atuais é garantir a segurança das informações existentes. O blockchain é uma inspiração para auxiliar sua empresa a crescer, por ser um banco de dados que é conectado a outro, por meio de registro público, descentralizando outros registros. Algumas de suas vantagens para as organizações são:

  • poder testar novas tecnologias, com segurança;
  • oferecer um melhor suporte ao cliente;
  • adotar soluções concernentes com o tamanho da empresa;
  • reduzir custos da organização.

Adoção das soluções “as a service”

Você provavelmente já adota as soluções “as a service” em sua empresa, contudo ainda não de forma estratégica. Por exemplo, se utiliza o Google Drive para geração e compartilhamento de documentos, já é um SaaS (Software as a Service).

A possibilidade de adotar “tudo como serviço” é interessante, pois auxilia não só a modernizar suas práticas internas, como confere maior segurança, já que não ficará refém de problemas que possam ocorrer nos dispositivos físicos. Além disso, permite maior escalabilidade no uso de plataformas, infraestrutura e soluções, bem como reduzir custos internos.

5G

A economia digital andará lado a lado com a adoção da 5G. Isso porque essa revolução no modo de se conectar à rede trará muitas das tendências que mostramos anteriormente neste artigo. Por exemplo, a adoção dos UAVs depende de conexões móveis estáveis e de alta velocidade. Além disso, esse novo padrão de conexão vai impulsionar ainda mais a Internet das Coisas (IoT), que está profundamente alinhada com o ambiente empresarial e industrial (por exemplo, na adoção da Indústria 4.0).

Quais são as consequências de não se adaptar à economia digital?

Fato é: a economia digital está aí. Ignorar sua presença é cair em ostracismo e, assim, colocar em xeque a vitalidade do seu negócio. Por isso, é importante ter consciência das consequências severas a que pode estar exposto, se não implementar essas medidas quanto antes. São elas:

  • perda de competitividade;
  • perda de insights e oportunidades interessantes, por não estar acompanhando os dados gerados;
  • possibilidade de incorrer em problemas legais (por exemplo, ferir os dispositivos da LGPD);
  • não gerar experiências positivas para o usuário, entre outras.

A economia digital tem potencial de transformar sua empresa para melhor, tornando-a mais competitiva. Muitos setores estão sendo extremamente transformados e passarão por verdadeiras revoluções nos próximos anos para esse novo cenário. Um deles é o setor industrial.

Você já ouviu falar no termo “Indústria 4.0”? Ele está completamente alinhado com a economia digital, sendo preciso que os gestores desse setor estejam atentos para as tendências envolvendo essas questões. Leia nosso artigo sobre isso e tire suas dúvidas.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.