Como o provedor de internet pode gerar mais leads?
Tem dificuldades para saber como gerar leads para o seu provedor de internet? Em um mercado competitivo, essa é a diferença entre ter um negócio de sucesso e falhar. Por isso, é muito importante que você sempre estude as tendências e estratégias de marketing mais eficazes e busque maneiras de aplicá-las também no seu negócio.
Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre geração de leads e entender como o seu provedor pode sair à frente nesse quesito? Confira algumas ideias!
O que é geração de leads?
Antes de falarmos sobre como gerar leads, que tal entender de vez o conceito? Geração de leads é o ato de atrair o interesse de um consumidor, a ponto de ele entrar em contato com a sua empresa.
Para conseguir uma boa geração de leads, alguns elementos são fundamentais, como um formulário de contato no seu website. É a ele que os consumidores recorrerão para contatar o seu negócio.
O primeiro passo para uma boa geração de leads é encontrar o seu nicho de clientes. Para isso, utilize a sua baseatual e confira quem está visitando o seu website ou clicando nos seus ads. Eles são um excelente indicativo de para quem o seu provedor fala e quem está procurando serviços como o seu online — e é um lead em potencial.
7 estratégias para gerar mais leads para o seu provedor de internet
Vamos à parte prática? Veja nossas dicas e saiba como gerar leads para seu negócio!
1. Otimize o seu website para obter mais conversões
A primeira estratégia que vamos abordar é a otimização de websites. Você sabia que a página do seu provedor de internet é o lugar mais propício para gerar novos leads? Afinal, você já a utiliza para atrair mais audiência, então, agora é hora de otimizá-la para também gerar novos negócios para a sua empresa.
Um website é considerado otimizado para conversão quando ele é pensado de maneira a persuadir o consumidor a adquirir um produto ou serviço. Será que o seu está cumprindo esse papel?
Verifique se as páginas levam o visitante a algum lugar — uma página de geração de leads, ou landing page, por exemplo — e calcule a eficiência do seu site em converter, olhando para ferramentas como o Google Analytics.
A partir daí, veja exemplos de como a sua concorrência utiliza o website para geração de leads e aprenda com eles. Faça otimizações pontuais na sua página para que ela tenha também esse efeito de atrair consumidores para os seus vendedores.
2. Desenvolva conteúdo para nutrir os seus leads
Talvez a sua página já esteja otimizada para a conversão, mas o problema seja a falta de informações sobre os serviços para os clientes. Pense, por exemplo, em como você se comporta quando vai comprar um novo bem, como um carro ou um celular.
É normal que utilize a internet para pesquisar esses produtos, a fim de encontrar o que tem mais a sua cara. Os seus clientes fazem a mesma coisa na hora de se decidir por um provedor de internet. Mas como eles vão conhecer os seus serviços se a sua empresa não produz conteúdo?
Utilize a sua presença na internet, como em redes sociais ou no seu próprio website, para nutrir os seus leads. Talvez, na primeira visita, a sua audiência não esteja pronta para converter e precise de um empurrãozinho. Bom conteúdo será exatamente esse diferencial.
3. Automatize o Marketing do seu provedor de internet para maximizar a performance do departamento
Como são feitas as coisas no seu departamento de marketing? A verdade é que, quanto mais trabalho manual e repetitivo a sua equipe precisa fazer para que uma campanha funcione, menor é o tempo que ela pode dedicar a criar materiais inovadores.
Por isso, se você quer que o seu departamento de marketing vire uma máquina de gerar leads, uma ótima alternativa é a automatização de marketing. Automatizar processos repetitivos, como o envio de e-mails para nutrir um lead, por exemplo, vai liberar tempo na agenda da sua equipe para que ela possa se concentrar em novos esforços de aquisição.
4. Ofereça conteúdos gratuitos no seu website e aposte em interatividade
Todos os clientes têm dores: problemas que enfrentam no dia a dia e não conseguem solucionar sozinhos. É por causa delas que eles procuram os serviços da sua empresa. Contratar um provedor de internet supre necessidades que vão além de se conectar à web.
Os seus consumidores têm uma série de provedores dentre os quais escolher. Para incentivá-los na sua direção, compartilhe materiais gratuitos de alta qualidade, como guias para fazer a internet funcionar mais rápido ou uma calculadora interativa que mostra quanto eles podem poupar migrando da concorrência para o seu serviço.
Deixe a criatividade aflorar! Ela será sua grande aliada na criação de conteúdos gratuitos que convertem e ajudam a gerar mais leads.
5. Faça uma campanha de referral para seu provedor de internet
Que tal se os seus próprios clientes ficarem encarregados de gerar leads para o seu negócio? Com um programa ou campanha de referral, em que a sua empresa oferece brindes ou pontos em troca de recomendações de novos clientes, você conseguirá exatamente isso.
O marketing de referral é uma estratégia e tanto para converter mais sem precisar fazer todo o esforço de gerar e nutrir um lead. Com recomendações, a sua empresa pode atingir uma enorme parcela do público e emprestar credibilidade de seus clientes para garantir a venda.
6. Invista em anúncios nas redes sociais para gerar mais leads
Não utilizamos as redes sociais apenas para nos aproximar de amigos. Também recorremos a esse canal quando queremos conhecer melhor marcas e entender se os produtos delas se encaixam na nossa rotina. Por isso, investir em anúncios nas redes sociais é uma estratégia tão eficiente quando o assunto é gerar mais leads para o seu provedor de internet.
Comprar espaço vai garantir que você chegue ao público que deseja no menor espaço de tempo. Sem precisar criar conteúdo — uma estratégia de longo prazo — ou trabalhar suas palavras-chave em buscadores.
7. Aposte em um campanha de retargeting para pegar os leads que não converteram
Talvez a sua empresa esteja com uma ótima estratégia online, mas ainda assim não consiga converter todos os leads. Por um motivo ou outro, seus clientes saem do site antes de tomar a decisão e fechar negócio.
Uma estratégia para lidar com isso é o retargeting, ou marketing direcionado para os visitantes que não converteram. Nele, você tem uma chance de falar de novo com essa audiência e convertê-la.
Existem muitas estratégias quando o assunto é utilizar a internet para atrair mais consumidores para um negócio. O seu provedor de internet pode obter excelentes resultados online recorrendo a uma ou mais das técnicas de como gerar leads que dispusemos aqui.
Gostou de conhecê-las? Uma boa estratégia de redes colocará sua empresa à frente, mas é a qualidade dos seus serviços que vai fazer toda a diferença na hora de converter os visitantes. Que tal aprender um pouco mais sobre isso? Confira o que é redundância de rede!