cloud first

Cloud First: o que é e qual a sua importância para os ISP regionais?

Powered by Rock Convert

A computação em nuvem, dentro do contexto da transformação digital, deixou de ser uma questão de diferencial competitivo para ser uma necessidade dos negócios. Afinal, como a Gartner, uma das maiores autoridades na área de Tecnologia da Informação, afirma, em 2020, seria tão difícil encontrar empresas que não trabalhassem com computação em nuvem quanto encontrar negócios que operassem sem uso de internet.

Assim, no momento, é importante não só adotar o cloud, mas encontrar as melhores estratégias para esse fim. E uma delas é a adoção do Cloud First, que pode ser altamente vantajosa para a sua empresa de provedor de internet e colocá-la em um outro patamar, destacando-a das demais concorrentes.

Você já ouviu falar nesse termo? Vamos mostrar os principais pontos sobre o tema neste artigo. Boa leitura!

O que é Cloud First?

O Cloud First diz respeito a uma estratégia a ser aplicada nas organizações para o funcionamento da TI, tratando-se de uma mudança de mindset: a ideia é que a empresa priorize a computação em nuvem como ambiente no qual hospedará sua aplicação. Nesse caso, é um modelo no qual a maioria dos softwares é desenvolvida na nuvem.

Isso não significa que você adotará apenas a nuvem em suas atividades e aplicações. Mas que, ao realizar sua adoção, a nuvem seja priorizada nos processos em detrimento da computação local.

Quais são as vantagens do Cloud First para as ISP regionais?

Mas, por que adotar o modelo de Cloud First? Ele auxilia a trazer uma série de vantagens para o seu departamento de TI, tais como veremos a seguir.

Maior segurança para os documentos

Um dos pontos mais ressaltados no que diz respeito ao uso do Cloud First é a segurança para os documentos do seu negócio. Ao priorizar a nuvem, eles ficarão hospedados em sistemas seguros, permitindo o acesso a qualquer momento, de qualquer lugar.

Isso é útil não só para a realização de backups dos arquivos, quando necessário, mas para o acesso remoto por colaboradores que não estejam no escritório. Isso é útil, por exemplo, em situações como a atual, na qual os colaboradores precisam trabalhar em suas casas.

Com isso, os dados necessários passaram a estar disponíveis para todos, de forma segura, podendo ser acessados quando necessário, de qualquer dispositivo. Ou seja, além de garantir praticidade nos processos internos, será possível assegurar a minimização de ocorrências que possam interferir negativamente na privacidade e segurança das informações.

Redução de gastos

A aquisição de hardware e a constante atualização para modelos mais robustos tendem a gerar gastos significativos para as organizações. Afinal, a demanda por maior processamento é cada vez mais urgente, e rapidamente as empresas precisam realizar adequações para esse cenário.

Com a adoção do Cloud First, você poderá adotar medidas para que seja possível adequar-se aos mais diferentes cenários e, assim, ter sempre as tecnologias mais eficientes, com a infraestrutura adequada e o menor custo para a empresa. 

Possibilidade de escalar a aplicação

A escalabilidade é uma das principais vantagens do cloud computing e está intimamente ligada à redução de custos. Mas não é essa a única questão a ser observada. Por exemplo, quando falamos em escalabilidade, podemos também associar a garantia de máximo de eficácia ao longo do tempo.

Suponha que a sua aplicação precise de maior infraestrutura para processamento. Você pode solicitar junto ao fornecedor de cloud, que realizará os ajustes necessários de forma quase imediata. Assim, você não terá indisponibilidades.

Resolveu a situação e não há mais aquela demanda urgente? Sem problemas: basta retornar ao ponto anterior, de modo prático, simples e fácil. Com isso, você garante sempre a melhor solução para a sua empresa, com o máximo de eficiência e sem perder oportunidades com seus clientes.

Afinal, pense em uma ISP que, além do serviço de fornecimento de internet, também disponibiliza soluções para que seus clientes possam utilizar em seu dia a dia. Um dia, com um pico de acessos, ocorre indisponibilidade. A consequência disso é o público insatisfeito. Todavia, essa questão pode ser rapidamente resolvida quando o negócio tem a oportunidade de utilizar a escalabilidade a seu favor.

O que deve ser observado ao escolher os fornecedores certos de Cloud First?

Todas as vantagens que listamos aqui só serão obtidas se você tiver um fornecedor de cloud computing confiável. Alguns dos pontos que merecem atenção nessa escolha são:

  • suporte ao cliente 24/7;
  • boa reputação no mercado;
  • portfólio empresas sérias e respeitáveis no mercado;
  • parcerias com grandes fornecedoras de cloud computing;
  • acompanhamento do processo de implementação e migração para a nuvem;
  • auxílio no processo de implementação do mindset Cloud First;
  • comunicação facilitada com o cliente para tirar suas dúvidas, entre outros.

Quais são as diferenças entre Cloud First e Cloud Only?

Há duas estratégias que estão em alta no momento: Cloud First e Cloud Only. É importante conhecer as diferenças entre elas para saber como proceder em cada situação. O Cloud First, como falamos neste artigo, é priorizar a computação em nuvem em detrimento dos modelos físicos. Ou seja, você ainda vai precisar ter um hardware em seu negócio ou, ainda, um software on demand no local.

É o modelo mais implementado de cloud nas organizações, sendo bem difundido ao longo dos anos. Segundo pesquisa recente, pelo menos, 80% das empresas seguem essa estratégia.

No Cloud Only, nesse caso, a organização optará apenas pela nuvem para sua infraestrutura e as suas aplicações. Não há o uso de ferramentas off-line, sendo que todas as aplicações são disponibilizadas nesse ambiente.

É uma estratégia que tem ganhado fôlego nos últimos anos e deve tornar-se tendência no futuro. Essa passagem precisa ser feita com cuidado, para evitar erros nos processos, que possam comprometer a segurança dos dados da empresa, evitando perdas.

A adoção do Cloud First é uma verdadeira mudança para as organizações, fazendo com que você consiga garantir uma série de benefícios para sua empresa. Para isso, conte com empresas sérias e responsáveis para fornecer o serviço cloud para seu negócio.

Conheça os nossos serviços nessa área. Temos certeza de que poderemos auxiliar você a obter os melhores resultados com a adoção do Cloud First. Entre em contato e converse com um de nossos atendentes.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.